Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:

  • A.

    Acompanhamento

  • B.

    Avaliação.

  • C.

    Plano.

  • D.

    Planejamento.

Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:

  • A.

    Acompanhamento pedagógico.

  • B.

    Controle de ações.

  • C.

    Plano estratégico.

  • D.

    Planejamento.

Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.

  • B.

    Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.

  • C.

    O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.

  • D.

    O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.

“Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula.” (LIBÂNEO, 1998, p. 128)

 É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:

( ) definir objetivos educativos

( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino

( ) organizar turmas

( ) organizar reuniões de estudo

( ) articular planos de ensino

Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    F – V – F – V – F

  • B.

    F – V – F – V – F

  • C.

    V – V – V – V – V

  • D.

    V – V – V – F – F

  • E.

    V – F – V – F – V

Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:

  • A.

    explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.

  • B.

    apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.

  • C.

    dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.

  • D.

    instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.

  • E.

    todas estão corretas.

Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina

  • A.

    com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.

  • B.

    a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.

  • C.

    os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.

  • D.

    os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.

  • E.

    os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.

Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma “organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:

  • A.

    avaliativo e informativo.”

  • B.

    avaliativo e informativo.”

  • C.

    organizativo e informativo.”

  • D.

    político e pedagógico.”

  • E.

    pedagógico e avaliativo.”

Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:

  • A.

    física, psicológica e cognitiva.

  • B.

    mental, psicológica e sensorial.

  • C.

    física, sensorial ou mental.

  • D.

    mental, motora e sensorial.

  • E.

    psicológica, cognitiva e sensorial.

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:

  • A.

    capacidade, singularidade e habilidade.”

  • B.

    multiplicidade, complexidade e potencialidade.”

  • C.

    singularidade , intencionalidade e funcionalidade.”

  • D.

    funcionalidade, complexidade e potencialidade.”

  • E.

    multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.”

Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:

  • A.

    aleatório; desenvolvimento e afinidade.

  • B.

    aleatório; maturação e faixa etária.

  • C.

    desenvolvimento; afinidade e maturação.

  • D.

    faixa etária; desenvolvimento e afinidade.

  • E.

    faixa etária; desenvolvimento e agilidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...