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O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:
Acompanhamento
Avaliação.
Plano.
Planejamento.
Seguir o cronograma de atividades registrando o que foi realizado no Diário de Classe é uma forma de:
Acompanhamento pedagógico.
Controle de ações.
Plano estratégico.
Planejamento.
Um planejamento constitui-se de elementos básicos: objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação. Tendo como referência o elemento objetivo, marque a alternativa INCORRETA:
Os objetivos indicam ações desarticuladas do processo de avaliação das disciplinas.
Os objetivos direcionam a ação didática em determinada disciplina.
O objetivo geral é mais amplo, abrangendo a disciplina na sua totalidade.
O objetivo específico diz respeito às várias especificidades da disciplina.
Quando se atribuem ao pedagogo as tarefas de coordenar e prestar assistência pedagógico-didática ao professor, não está se supondo que ele deva ter domínio dos conteúdos-métodos de todas as matérias. Sua contribuição vem dos campos do conhecimento implicados no processo educativo-docente, operando uma intersecção entre a teoria pedagógica e os conteúdos-métodos específicos de cada matéria de ensino, entre o conhecimento pedagógico e a sala de aula. (LIBÂNEO, 1998, p. 128)
É correto afirmar que algumas ações do pedagogo em relação à assistência ao docente são:
( ) definir objetivos educativos
( ) detectar problemas de aprendizagem entre os alunos, na avaliação, no uso de técnicas e recursos de ensino
( ) organizar turmas
( ) organizar reuniões de estudo
( ) articular planos de ensino
Utilizando (V) para verdadeiro e (F) para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
F V F V F
F V F V F
V V V V V
V V V F F
V F V F V
Em geral, os estudiosos em educação afirmam que o planejamento é importante porque:
explicita os valores, a participação coletiva e a diretrizes do processo educativo escolar.
apenas uma reunião na qual se discute o funcionamento geral da escola.
dispensa a integração e a coerência entre os vários níveis de ensino existentes na escola.
instrui no âmbito escolar como todos profissionais devem garantir seu trabalho.
todas estão corretas.
Para garantir um bom planejamento didático-pedagógico das atividades e avaliação dos processos educativos é importante que o educador defina
com clareza os objetivos das atividades, a partir da realização de diagnósticos dos saberes dos alunos, e desenvolva periodicamente processos avaliativos.
a metodologia a ser utilizada durante as atividades e realize a avaliação ao final do ano letivo com o objetivo de verificar o que foi aprendido pelos alunos.
os instrumentais de avaliação a serem utilizados com antecedência e possa aplicá-los durante todo o processo educativo.
os materiais a serem utilizados e implemente processos de autoavaliação, com o objetivo de auxiliar os alunos em novas aprendizagens.
os conteúdos procedimentais e atitudinais a serem desenvolvidos e realize a avaliação ao final do ano letivo para verificar quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:
avaliativo e informativo.
avaliativo e informativo.
organizativo e informativo.
político e pedagógico.
pedagógico e avaliativo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Muitas pessoas entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Atualmente, esta é uma das áreas da educação que mais tem se desenvolvido nos estudos científicos para melhor atender às pessoas, cujas necessidades específicas demandam recursos, equipamentos e níveis de especialização definidos de acordo com a condição:
física, psicológica e cognitiva.
mental, psicológica e sensorial.
física, sensorial ou mental.
mental, motora e sensorial.
psicológica, cognitiva e sensorial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
capacidade, singularidade e habilidade.
multiplicidade, complexidade e potencialidade.
singularidade , intencionalidade e funcionalidade.
funcionalidade, complexidade e potencialidade.
multiplicidade , potencialidade e intencionalidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na creche, a organização dos grupos de crianças pode ocorrer pelos seguintes grupos ou critérios:
aleatório; desenvolvimento e afinidade.
aleatório; maturação e faixa etária.
desenvolvimento; afinidade e maturação.
faixa etária; desenvolvimento e afinidade.
faixa etária; desenvolvimento e agilidade.
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