Questões de Pedagogia do ano 2012

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Um dos objetivos do registro reflexivo de todo o trabalho educativo é

  • A.

    a sistematização das rotinas e a avaliação normativa das competências de alunos e professores.

  • B.

    criar comunidades de aprendizagens e coletar e sistematizar dados científicos.

  • C.

    sistematizar o conjunto dos processos e resultados, visando análise, avaliação institucional e encaminhamentos futuros.

  • D.

    sistematizar os processos de avaliação de desempenho e eficiência do atendimento ao pré-escolar.

  • E.

    atender as exigências burocráticas dos órgãos oficiais e instituir um mecanismo de controle sobre o trabalho educativo.

A ética na Educação Infantil deve ter por base o conceito de

  • A.

    Educação Infantil como política redistributiva.

  • B.

    família nuclear.

  • C.

    criança como sujeito de direitos.

  • D.

    Educação Infantil como política compensatória.

  • E.

    bem-estar social.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    jogos … corporeidade … disputas … coletividade

  • B.

    conteúdos … elaboração … conceitos … ação

  • C.

    projetos … argumentação … opiniões … democracia

  • D.

    planejamentos … relação … projetos … individualidade

  • E.

    métodos … sistematização … procedimentos … resposta

Nos espaços da Educação Infantil, os mobiliários devem se pautar pelos seguintes aspectos:

  • A.

    leveza; estética e personalização.

  • B.

    versatilidade; rigidez e proporcionalidade.

  • C.

    leveza; polivalência e funcionalidade

  • D.

    rigidez; proporcionalidade e resistência.

  • E.

    uniformidade; durabilidade e quantidade.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

Assinale a alternativa que apresenta o novo papel adquirido pela Educação Infantil nos tempos atuais.

  • A.

    Alfabetizar e cuidar.

  • B.

    Integrar as funções do cuidar e brincar.

  • C.

    Alfabetizar as crianças.

  • D.

    Criar hierarquias entre a creche e a pré-escola.

  • E.

    Integrar as funções do cuidar e educar.

Sobre o trabalho com projetos na Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A creche, embora um espaço de cuidados dos bebês, é também um ambiente onde os projetos pedagógicos podem contribuir para estimular as capacidades inatas, a dimensão simbólica e a motricidade das crianças de 0 a 3 anos.

  • B.

    O trabalho com projetos pedagógicos é um instrumento presente em todas as etapas da educação básica, da educa- ção infantil até o ensino médio, no entanto, não é possível aplicá-lo à etapa da creche, dadas as especificidades de sua clientela.

  • C.

    Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.

  • D.

    Nas creches, a pedagogia dos projetos necessita obrigatoriamente da presença de uma equipe multidisciplinar, sem a qual não é possível um trabalho pedagógico com objetivos educacionais, metas e ações compartilhadas e processo avaliativo diagnóstico ao seu final.

  • E.

    Na creche ou na pré-escola, a elaboração de um projeto de ensino segue a mesma metodologia, o professor deve elaborar atividades centradas no cuidar, na linguagem, na corporeidade e no trabalho em grupos.

Leia os itens a seguir.

I. Na avaliação, o professor deve superar posturas ideológicas e estereótipos em relação às crianças.

II. As teorias do desenvolvimento infantil contemporâneas devem servir de base para a construção dos mecanismos e dos critérios de avaliação.

III. Os parâmetros avaliativos sociointeracionistas utilizam-se de um conceito universal e naturalizado de criança.

IV. A avaliação deve observar a evolução em competências e habilidades nas crianças, indicando assim um trabalho da instituição escolar combinado à ação da família.

V. A avaliação deve ser anual e estar pautada pela dinâmica do planejamento do trabalho docente.

Em relação à avaliação na Educação Infantil, está correto apenas o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Em relação à organização do espaço escolar para o desenvolvimento das atividades educativas com crianças pequenas, é correto afirmar que o arranjo espacial da sala de aula

  • A.

    deve ser exclusivamente organizado pela administração da instituição escolar para promover as situações de aprendizagens.

  • B.

    deve ser concebido como o principal elemento facilitador da aprendizagem, para isso é necessário estar em boas condições de higiene, ventilado e iluminado.

  • C.

    deve estar apropriado ao formalismo das aprendizagens e organizado com lousa, mesa do professor, carteiras e armários.

  • D.

    faz parte do projeto de trabalho do professor e é de sua responsabilidade buscar os arranjos necessários para sua melhor execução.

  • E.

    é elemento fundamental da ação pedagógica; na sua organização, deve-se levar em conta o número de crianças, a faixa etária e algumas características do grupo.

Sobre os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil, é possível afirmar que

  • A.

    os jogos e as brincadeiras são momentos de lazer e fruição do tempo de crianças e professores, no entanto, não têm potencial para se constituírem em espaços de aprendizagens.

  • B.

    são meios onde é possível construir um quadro avaliativo do desenvolvimento das capacidades linguísticas, de socialização e de interação social do grupo e da criança em particular.

  • C.

    no debate sobre a Educação Infantil brasileira os jogos e as brincadeiras são concebidos como fins exclusivos dos projetos pedagógicos.

  • D.

    na Educação Infantil as atividades envolvendo jogos e brincadeiras devem ocupar um pequeno percentual da carga horária, uma vez que se opõem aos objetivos de alfabetização dessa etapa da educação básica.

  • E.

    como estratégias de intervenção na Educação Infantil os jogos e as brincadeiras trazem como desvantagem a obrigatoriedade de um profissional habilitado (educador físico) na instituição escolar.

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