Questões de Pedagogia do ano 2012

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Se um grupo de alunos passa a ser controlados, na sala de aula, onde se tem um sistema rígido de recompensas e punições, consequentemente, há:

  • A.

    uma originalidade nos trabalhos dos alunos;

  • B.

    uma quimera de afeições em sala de aula por parte dos alunos;

  • C.

    uma falta de espontaneidade natural advinda por parte dos alunos;

  • D.

    uma imensa colaboração/participação por parte dos alunos nas atividades escolares;

  • E.

    uma recusa intencional por parte dos alunos nas atividades escolares;

Considerando a prática educacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É igual a outras práticas educativas.

  • B.

    Deve ser esporádica e intercalada.

  • C.

    Não deve aceitar alunos com dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    Distingue-se de outras práticas educativas.

  • E.

    Equipara-se à prática educativa da família.

O princípio que reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional é o princípio da

  • A.

    diferença.

  • B.

    equidade.

  • C.

    constitucionalidade.

  • D.

    institucionalidade.

  • E.

    anulação.

Quando falamos em aprendizagem “por projetos” estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)

Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:

I – Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;

II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;

III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;

IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.

Assinale a opção correta:

  • A.

    Apenas a afirmativa I é correta

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta

  • C.

    Apenas a afirmativa III é correta

  • D.

    Todas as afirmativas são corretas

Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?

  • A.

    Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir

  • B.

    Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros

  • C.

    Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente

  • D.

    Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado

A inclusão da pessoa com deficiência na unidade escolar é uma conquista que vem se constituindo a cada dia. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica e precisa estar presente nas discussões, nos debates, nas práticas cotidianas e acima de tudo em políticas públicas que resultem na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, direitos estes que se consolidam em práticas que superem a exclusão e garantam que todos possam conviver e aprender juntos. Com base na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo e assinale C para certo e E para errado:

Assinale a opção CORRETA:

  • A.

    C – C – C – C – E

  • B.

    C – C – C – C – C

  • C.

    C – C – E – E – C

  • D.

    C – C – E – C - C

  • A.

    1A – 4B – 5C – 3D – 2E – 6F.

  • B.

    3A – 6B – 5C – 4D – 1E – 2F.

  • C.

    4A – 6B – 1C – 2D – 5E – 3F.

  • D.

    5A – 3B – 6C – 1D – 2E – 4F.

Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de

  • A.

    analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário.

  • B.

    projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais.

  • C.

    avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos.

  • D.

    revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros.

Relacione as categorias e fatores da primeira coluna com seu significado na segunda coluna e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    3A – 5B – 4C – 2D – 1E – 6F.

  • B.

    3A – 2B – 5C – 6D – 1E – 3F.

  • C.

    4A – 5B – 6C – 2D – 3E – 1F.

  • D.

    5A – 6B – 3C – 4D – 2E – 1F.

Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.

( ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.

( ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.

( ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.

( ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.

  • A.

    V – V – F – F.

  • B.

    V – F – V – V.

  • C.

    F – F – V – V.

  • D.

    F – V – F – F.

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