Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se um grupo de alunos passa a ser controlados, na sala de aula, onde se tem um sistema rígido de recompensas e punições, consequentemente, há:
uma originalidade nos trabalhos dos alunos;
uma quimera de afeições em sala de aula por parte dos alunos;
uma falta de espontaneidade natural advinda por parte dos alunos;
uma imensa colaboração/participação por parte dos alunos nas atividades escolares;
uma recusa intencional por parte dos alunos nas atividades escolares;
Considerando a prática educacional, assinale a alternativa correta.
É igual a outras práticas educativas.
Deve ser esporádica e intercalada.
Não deve aceitar alunos com dificuldades de aprendizagem.
Distingue-se de outras práticas educativas.
Equipara-se à prática educativa da família.
O princípio que reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional é o princípio da
diferença.
equidade.
constitucionalidade.
institucionalidade.
anulação.
Quando falamos em aprendizagem por projetos estamos necessariamente nos referenciando à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. (FAGUNDES, 2006)
Com base nas idéias expressas acima, classifique os itens abaixo em CERTO ou ERRADO:
I Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. Como poderemos ter acesso a esses sistemas? O próprio aluno não tem consciência dele! Por isso, a escolha das variáveis que vão ser testadas na busca de solução de qualquer problema, precisa ser sustentada por um levantamento de questões feitas pelo próprio estudante;
II - Na verdade, no projeto de ensino, tudo parte das decisões do professor, e a ele, ao seu controle, deverá retornar. Como se o professor pudesse dispor de um conhecimento único e verdadeiro para ser transmitido ao estudante e só a ele coubesse decidir o que, como, e com que qualidade deverá ser aprendida;
III - Os Projetos de Aprendizagem configuram uma atividade que pode ser utilizada pelo professor a qualquer momento, para sanar dificuldades, mostrar a aplicabilidade de determinados conteúdos, aumentar e/ou despertar o interesse de seus alunos e principalmente, trabalhar todos os itens acima integrados inserindo as novas tecnologias em suas aulas como elemento de emancipação humana;
IV - Os projetos de aprendizagem favorecem o aprendizado de maneira dinâmica, atrativa, contribuindo ao mesmo tempo para o aperfeiçoamento constante do professor, uma vez que, este passa a interagir mais com os alunos, com sua realidade, com seus interesses.
Assinale a opção correta:
Apenas a afirmativa I é correta
Apenas a afirmativa II é incorreta
Apenas a afirmativa III é correta
Todas as afirmativas são corretas
Você - e todos os professores do Ensino Básico - tem um objetivo prioritário: fazer com que os alunos aprendam a produzir bons textos. Como um professor que acompanha as pesquisas sobre didática, você abandonou de vez as redações sobre as férias, a primavera ou de tema livre. Agora, você trabalha com gêneros e sua aula vai ser sobre fábula. Então, você diz aos alunos que a fábula tem uma narrativa breve, na qual os personagens geralmente são animais tipificados como humanos que se envolvem em uma situação-problema. O enredo se resolve com a solução do problema e uma lição de moral. Depois dessa explicação, você pede para que os alunos produzam cartazes sobre as características da fábula. Sua concepção de ensino de produção de texto mudou mesmo?
Sim. A conversa entre professor e alunos foi uma importante estratégia didática em se tratando da prática de produção de textos: ela permitiu, por exemplo, com que os alunos compreendessem o que é uma fábula. Portanto, eles teriam mais facilidade para redigir
Não, ainda. A escrita é uma prática social e o professor que pretende ensinar a escrever deve ter como referência fundamental os conteúdos envolvidos nas práticas sociais da leitura e da escrita. Isso não se faz verbalmente, como no exemplo acima. É preciso desenvolver os chamados comportamentos leitores e escritores, algo que se conquista por meio da familiarização com os textos em situação de leitura e com a prática da escrita de diferentes gêneros
Sim. Porque o professor criou condições para que os alunos aprendessem a escrever corretamente
Sim. O professor buscou com a atividade fazer com que os alunos identificassem conteúdos trabalhados em aula. Foi adequado solicitar aos alunos que escrevessem sobre o tema abordado
A inclusão da pessoa com deficiência na unidade escolar é uma conquista que vem se constituindo a cada dia. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica e precisa estar presente nas discussões, nos debates, nas práticas cotidianas e acima de tudo em políticas públicas que resultem na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, direitos estes que se consolidam em práticas que superem a exclusão e garantam que todos possam conviver e aprender juntos. Com base na perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo e assinale C para certo e E para errado:
Assinale a opção CORRETA:C C C C E
C C C C C
C C E E C
C C E C - C
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
1A 4B 5C 3D 2E 6F.
3A 6B 5C 4D 1E 2F.
4A 6B 1C 2D 5E 3F.
5A 3B 6C 1D 2E 4F.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de
analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário.
projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais.
avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos.
revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Relacione as categorias e fatores da primeira coluna com seu significado na segunda coluna e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
3A 5B 4C 2D 1E 6F.
3A 2B 5C 6D 1E 3F.
4A 5B 6C 2D 3E 1F.
5A 6B 3C 4D 2E 1F.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.
( ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.
( ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.
( ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.
( ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.
V V F F.
V F V V.
F F V V.
F V F F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...