Questões de Pedagogia do ano 2012

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Na Educação Infantil, a avaliação far-se-á mediante:

  • A.

    acompanhamento superficial.

  • B.

    desenvolvimento cognitivo comprovado.

  • C.

    provas mediante notas.

  • D.

    acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança.

  • E.

    desenvolvimento mental comprovado.

As Novas Tecnologias em Educação, tais como o uso da informática, a utilização da internet, da multimídia e de outros recursos ligados às linguagens digitais de que atualmente se dispõe, estão cada vez mais presentes nas escolas para qualificar o processo educativo. Sobre elas, é correto afirmar:

  • A.

    Em nada ou muito pouco vêm colaborar para tornar o processo ensino-aprendizagem mais prazeroso, eficiente e de qualidade.

  • B.

    A integração das novas tecnologias à educação deverá ocorrer de forma aleatória, sem o estabelecimento de objetivos específicos ou projetos próprios, pois o que importa é oferecer aos alunos o acesso ao computador.

  • C.

    São usadas para substituir as técnicas e metodologias convencionais, como, por exemplo, o livro, o quadro de giz e o mimeógrafo.

  • D.

    Os resultados serão favoráveis graças ao grande preparo da equipe docente para qualquer eventual idade, ao longo do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    A obtenção de resultados qualitativos no processo educacional escolar com o uso dessas tecnologias depende da forma como elas são introduzidas e utilizadas nesse processo.

Qual das nomenclaturas a seguir é adotada para designar pessoas que apresentem mais de uma deficiência?

  • A.

    Deficiência congênita.

  • B.

    Deficiência hereditária.

  • C.

    Deficiência múltipla.

  • D.

    Deficiência alternativa.

  • E.

    Deficiência composta.

Ao planejar suas estratégias pedagógicas, o professor deve levar em consideração as características:

  • A.

    cognitivas e motoras.

  • B.

    motoras e emocionais.

  • C.

    psicossociais e cognitivas.

  • D.

    emocionais e cognitivas.

  • E.

    motoras e psicossociais.

Para que a turma de Educação Infantil se desenvolva plenamente, é preciso que façam parte do planejamento:

  • A.

    atividades com livros didáticos

  • B.

    a escrita e as operações com números.

  • C.

    avaliação diária dos conteúdos aplicados.

  • D.

    movimento seguido de atividades com livros didáticos.

  • E.

    movimento, arte, leitura e escrita.

Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?

  • A.

    Exigir a presença de pais nas reuniões pedagógicas.

  • B.

    Pedir aos pais que apenas acompanhem as anotações da caderneta escolar.

  • C.

    Constituir a associação de pais e mestres (APM).

  • D.

    Disponibilizar somenteumespaço à comunidade.

  • E.

    O educador tomar para si a responsabilidade de aspectos gerais da educação do aluno.

À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:

  • A.

    impessoal.

  • B.

    musical.

  • C.

    intrapessoal.

  • D.

    interpessoal.

  • E.

    cinestésica.

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participem apenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e Vestão corretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa V está correta.

  • C.

    Apenas as afirmativas s II, IV e Vestão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmatirvas III e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas afirmativas s I e IV estão corretas.

Na literatura contemporânea sobre a Educação Infantil, há uma crítica à dissociação do binômio cuidar / educar e a defesa de que:

  • A.

    o educar relaciona-se à mente e o cuidar relaciona-se ao corpo.

  • B.

    o cuidado deve ser compreendido como parte integrante da educação.

  • C.

    o educar é papel dos professores, enquanto que o cuidar é papel dos auxiliares.

  • D.

    o cuidado restringe-se à função guardiã e o educar destina-se à função preparatória.

  • E.

    o cuidado e a educação representam uma cisão a ser buscada e perpetuada.

O ingresso da criança nas instituições de Educação Infantil pode ser um momento permeado por ansiedade, tanto para ela como para os seus responsáveis e professores, principalmente quando se trata de bebês pequenos. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, são considerados fatores favoráveis a esse processo de adaptação, dentre outros:

  • A.

    a manutenção da rotina que ocorrerá posteriormente, sendo aconselhável que o tempo de permanência na instituição seja, desde o início, integral; promover a rotatividade de adultos em contato com a criança, com o objetivo de diversificar as atividades e os vínculos.

  • B.

    o preparo emocional dos educadores, que devem deixar a criança chorar até se acostumar com o novo ambiente, sem dar importância a esse fato; uma conduta mais objetiva e menos afetiva, evitando-se o contato físico, principalmente o colo.

  • C.

    a determinação de procedimentos a serem cumpridos pela família durante esse processo, que não devem ser modificados em hipótese alguma; a assertividade no momento da separação da criança de seu responsável, que deve ocorrer repentinamente.

  • D.

    o distanciamento necessário entre o(a) professor(a) e a família com o objetivo de evitar a mistura de papéis; a orientação de que os responsáveis não permaneçam na instituição, para impedir que o eventual encontro com a criança interfira na construção de sua autonomia.

  • E.

    a realização de um encontro anterior com a família, para obter informações sobre os hábitos e rotina da criança e estabelecer um vínculo inicial; a sugestão de que sejam trazidos para a instituição alguns objetos de transição (como chupeta, paninho ou brinquedos).

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