Questões de Pedagogia do ano 2012

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“No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  • A.

    qualidade

  • B.

    quantidade

  • C.

    valorização

  • D.

    abrangência

  • E.

    transformação

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  • A.

    o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.

  • B.

    a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.

  • C.

    o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.

  • D.

    o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.

  • E.

    a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

  • A.

    os alunos que já estão nos últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental.

  • B.

    desde a faixa etária de zero a cinco anos, durante a Educação Infantil.

  • C.

    somente os casos mais complexos de deficiência.

  • D.

    apenas os estudantes de faixa etária do Ensino Fundamental.

  • E.

    os alunos que possuem condições de aprendizagem socializada.

Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:

  • A.

    rompimento da estrutura de cada disciplina, para construir uma axiomática nova e comum a todas as disciplinas, com o objetivo de dar uma visão unitária de um campo do saber, promovendo intercâmbios mútuos e integrações recíprocas entre as várias ciências.

  • B.

    entrosamento de alguns conceitos e temas, permitindo as articulações necessárias entre os saberes, conservando os limites de cada componente curricular, garantindo a dualidade no campo deumsaber específico.

  • C.

    intercâmbio entre os docentes, de acordo com seus programas, para não prejudicar a organização curricular já estabelecida que, na avaliação do coletivo, se concluiu que ela tem muitos aspectos positivos, porque foi pensada e planejada durante uma semana de reuniões.

  • D.

    planejamento realizado por Supervisores Escolares com formação pedagógica e domínio dos componentes curriculares que estão contidos na Pedagogia, tanto de aspecto teórico, como de aspecto prático e real, como especialistas da educação.

  • E.

    processo de reconstrução dos conceitos próprios de um campo delimitado do conhecimento, visando a facilitar a compreensão do aluno não acostumado a novas formas de pensamento, e formulando exemplos vividos por ele, tentando estabelecer limites vividos pela sua realidade.

Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:

  • A.

    a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.

  • B.

    um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.

  • C.

    quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.

  • D.

    no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.

  • E.

    se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando “os bons alunos”.

Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:

  • A.

    linear

  • B.

    circular

  • C.

    linear-circular

  • D.

    circular-linear

  • E.

    circularidade causal.

O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:

  • A.

    diminuição da atenção dirigida a uma atividade.

  • B.

    humor sem variação.

  • C.

    apresenta invariavelmente hiperatividade.

  • D.

    a criança não apresenta impulsividade.

  • E.

    foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.

Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:

  • A.

    irrealizável.

  • B.

    fadada ao fracasso.

  • C.

    que não pode ser realizada integralmente.

  • D.

    que só pode ser realizada se for integrada com a psicanálise.

  • E.

    impraticável.

Segundo Alicia Fernandes, a origem do problema de aprendizagem se encontra:

  • A.

    nos pais.

  • B.

    na estrutura individual do paciente.

  • C.

    na rede de vínculos familiares.

  • D.

    na escola.

  • E.

    na geração de antecessores.

O pensamento multicultural tenta viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares, monoculturais e dominante. Ao lidarmos com o múltiplo, estamos praticando um processo de aprendizagem que leva em conta e valoriza a:

  • A.

    uniformidade das identidades.

  • B.

    identidade e diferença.

  • C.

    perspectiva dominante da cultura.

  • D.

    hierarquização cultural.

  • E.

    síntese cultural.

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