Questões de Pedagogia do ano 2012

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Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que “o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária...”. Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,

  • A.

    ainda que os desafios colocados para os alunos sejam impossíveis de serem atingidos, sua importância está na motivação que proporciona.

  • B.

    os temas escolhidos pelo professor são trabalhados pela turma tendo em vista a transmissão de um rico patrimônio cultural.

  • C.

    para que o aluno aprenda os conteúdos do programa, o projeto deve se tornar uma simples estratégia de motivação.

  • D.

    parte-se de temas que são de interesse da turma e a metodologia é bastante ativa.

  • E.

    desconsidera-se a vinculação do trabalho por projeto com a intencionalidade do trabalho educativo como um todo.

Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.

•________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.

•________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.

•________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.

•________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa

  • B.

    Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica

  • C.

    Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica

  • D.

    Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa

  • E.

    Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica

  • A.

    I – a; II – e; III – d; IV – c; V – b.

  • B.

    I – c; II – a; III – d; IV – e; V – b.

  • C.

    I – b; II – e; III – c; IV – d; V – a.

  • D.

    I – d; II – c; III – a; IV – e; V – b.

  • E.

    I – a; II – b; III – c; IV – d; V – e.

Em Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, Chrispino afirma que o conflito

  • A.

    é parte integrante da vida e da atividade social e origina-se da diferença de interesses, de desejos e de aspirações.

  • B.

    deve ser percebido a partir de uma noção restrita de erro e de acerto e, portanto, pode ser positivo ou negativo.

  • C.

    pode ser evitado, e seus motivos devem ser suprimidos, pois ele não possui utilidade nem tampouco traz vantagem alguma.

  • D.

    é algo ruim, uma vez que atenta contra a ordem social, assim sendo, inibi-lo é fundamental para garantir a convivência pacífica.

  • E.

    é uma anomalia do controle social e, para que não dê origem a manifestações violentas, precisa ser reprimido.

Segundo Terezinha Azerêdo Rios, o trabalho docente competente é “aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade.”. Com relação a esse pensamento, analise as informações a seguir.

• Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos – conceitos, comportamentos e atitudes – e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos.

• Diz respeito à presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora.

• Diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.

• Diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.

De acordo com Rios, essas informações referem-se, correta e respectivamente, às dimensões

  • A.

    filosófica, política, ética e estética.

  • B.

    teórica, técnica, ideológica e política.

  • C.

    técnica, estética, política e ética.

  • D.

    doutrinária, filosófica, ideológica e técnica.

  • E.

    ideológica, teórica, técnica e política.

Sobre o Ensino Religioso, analise os itens abaixo.

I- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser definidos pela escola, em seu Projeto Político Pedagógico, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

II- Os conteúdos do Ensino Religioso devem ser trabalhados e articulados com outras áreas de conhecimento.

III- Os alunos que não optarem pelas aulas de Ensino Religioso, devem participar de outra atividade pedagógica.

Marque a alternativa verdadeira:

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Todos os itens estão incorretos.

  • C.

    Somente o item III está correto.

  • D.

    Somente os itens II e III estão corretos.

No que se diz respeito ao ensino religioso nas escolas. Marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Antigamente o trabalho realizado na escola era uma transposição do que se realizava na paróquia.

  • B.

    Atualmente o ensino religioso tem a função de ensinar uma única religião escolhida pelos pais ou responsáveis.

  • C.

    Atualmente, o ensino religioso é compreendido como a educação da cultura religiosa dos brasileiros.

  • D.

    Um dos temas a ser abordado no ensino religioso é o respeito a diversidade religiosa.

Toda metodologia de ensino, para ser utilizada, deve ser organizada, levando-se em conta:

1. as condições reais de tempo.

2. a autorização formal e por escrito da direção da instituição de ensino, para se utilizar a metodologia selecionada.

3. as condições reais do local.

4. o conhecimento real dos estudantes.

5. as possibilidades de participação efetiva dos estudantes.

6. se a forma de avaliação privilegia estratégias pautadas na concepção quantitativa.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4, 5 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que para o professor fazer uso de uma metodologia de ensino, é preciso:

  • A.

    conhecer suas características, justificativa, etapas e implicações.

  • B.

    aplicar mecanicamente somente algumas etapas descritas no método escolhido.

  • C.

    seguir linearmente todas as etapas previstas no método escolhido.

  • D.

    selecionar somente as características mais interessantes da metodologia escolhida para aplicar.

  • E.

    utilizar as técnicas previstas na metodologia escolhida somente quando o professor sentir necessidade.

Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de

  • A.

    controle.

  • B.

    melhoria.

  • C.

    satisfação.

  • D.

    seleção.

  • E.

    integração.

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