Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Técnicas projetivas procuram avaliar o aluno no seguinte aspecto:

  • A.

    inteligência

  • B.

    cognição.

  • C.

    afetividade

  • D.

    assimilação.

  • E.

    transcendência.

Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:

  • A.

    escolar.

  • B.

    meio familiar.

  • C.

    comunitário, desde que sejam aplicadas na escola.

  • D.

    escolar, familiar e comunitário desde que sejam aplicadas na escola.

  • E.

    escolar, familiar e comunitário, mesmo que não sejam aplicadas na escola.

É característica da avaliação formativa ser:

  • A.

    quantitativa.

  • B.

    contínua.

  • C.

    classificatória.

  • D.

    somativa.

  • E.

    genérica.

Identifique abaixo qual atitude NÃO está de acordo com a utilização crítica do livro didático pelo professor.

  • A.

    Descobrir a melhor forma de estabelecer o necessário diálogo entre o que diz o livro e o que pensam os alunos.

  • B.

    Escolher um livro que desenvolva, em seu aluno, o raciocínio indutivo e dedutivo visto como uma ferramenta estimulante.

  • C.

    Trabalhar com um livro que tenha uma linguagem dosada ao nível da série e vocabulário que esclareça o texto.

  • D.

    Verificar se as ilustrações são adequadas, auxiliando também na compreensão dos textos, e se o livro incentiva o raciocínio indutivo e dedutivo do aluno.

  • E.

    Evitar fazer correções nos conteúdos do livro e operar com os significados propostos, sem retificar o que for necessário.

O ensino desenvolvido pela escola necessita contemplar além das experiências prévias dos alunos, diversificados meios letrados, portadores de informações significativas, para a compreensão do que se lê e do que se escreve na sociedade. As alternativas abaixo referem-se à alfabetização e ao letramento. Apenas uma delas apresenta informação INCORRETA.Assinale-a.

  • A.

    Letramento é um termo utilizado para acentuar o trabalho com as práticas sociais de leitura e da escrita, ampliando o conceito de alfabetização comumente relacionado com a aquisição do código escrito.

  • B.

    As interações entre os alunos, o uso diversificado de materiais escritos e a proposição de atividades com sentido favorecem o processo de alfabetização.

  • C.

    A organização de um ambiente alfabetizador em uma sala de aula e o alcance, pelo aluno, da hipótese alfabética na escrita têm o mesmo significado.

  • D.

    A escolha por um método de alfabetização, no período inicial do Ensino Fundamental, depende da opção dos professores em relação às unidades de partida a serem consideradas: da parte ao todo, do todo à parte ou combinando as duas formas.

  • E.

    Os termos alfabetização e analfabetismo podem variar de acordo com o contexto sociocultural.

Amanda é uma criança de 3 anos, muito criativa e imaginativa. Durante as brincadeiras livres, ela convoca algumas amigas para serem pacientes em seu consultório. Junto com as colegas, utiliza alguns materiais da sala para compor o cenário, como telefone, maca, medicamentos, mesa, papéis, caneta, etc. Certo dia, Amanda nos pregou um susto com sua brincadeira de médica. Ela pingou cola nos olhos de uma outra criança que, desesperada, começou a gritar. Corri imediatamente para socorrê-la e, na mesma hora, eu...

Marque a alternativa que dá continuidade ao texto acima, de acordo com os procedimentos de primeiros socorros.

  • A.

    irriguei seus olhos com soro fisiológico, durante vários minutos, até que a cola fosse totalmente removida.

  • B.

    utilizei um colírio anestésico para poder remover a cola sem causar dor.

  • C.

    peguei papel toalha e removi a cola que estava em seus olhos.

  • D.

    solicitei uma ambulância para levá-la ao hospital.

  • E.

    coloquei em seus olhos algodões encharcados com água boricada e deixei agir até que a cola fosse totalmente removida.

Que atitudes o professor poderá desenvolver para reduzir a indisciplina e realizar um trabalho de acordo com a realidade da sala de aula e dos alunos?

  • A.

    Realização de planejamentos com base, tanto nas opções político-pedagógicas, quanto na problemática social, econômica, política e cultural que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e a comunidade.

  • B.

    Homogeneização das práticas de ensino, do currículo, da avaliação e dos conteúdos para que todos tenham a mesma educação e possam ser avaliados de forma idêntica.

  • C.

    Planejamento de objetivos e processos pedagógico-didáticos desconectados com as relações entre educação e economia, educação e sociedade técnico-científica-informacional.

  • D.

    Auxílio aos alunos, através de sua autoridade máxima e incontestável, para que se transformem em sujeitos obedientes. Assim, aprenderão os conceitos transmitidos.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

São competências relacionadas às necessidades motivacionais do ensino, EXCETO:

  • A.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • B.

    Instituir regras inegociáveis e imutáveis para os alunos, que tenham relação apenas com a percepção de mundo do professor.

  • C.

    Oferecer atividades opcionais de formação, com liberdade de escolha, pelo aluno, entre as opções apresentadas;

  • D.

    Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos.

Acerca do currículo para a educação infantil em sua primeira etapa (de zero a três anos) é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    encontra-se definido no documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI);

  • B.

    ao ser desenvolvido pode ser flexibilizado;

  • C.

    Não há permissão para que se promova adequação às necessidades educacionais especiais das crianças;

  • D.

    O referencial curricular serve de base para a organização de planos individuais de intervenção, de orientação para a previsão de técnicas e materiais pertinentes e para embasar as ações integrantes da equipe multiprofissional.

Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:

  • A.

    Refere-se a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais;

  • B.

    Articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócio-educacionais à criança;

  • C.

    Refere-se ao conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças;

  • D.

    Deve promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ampliando dessa forma, suas experiências.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...