Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Para construir conhecimentos, a criança precisa estabelecer relações com o meio e com outras pessoas adultos e crianças.
O desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca que envolve a construção compartilhada de sentidos e de significados.
As mudanças que ocorrem na sociedade não devem afetar a função da escola enquanto instituição responsável pela formação de crianças.
A criança aprende em um ambiente social e historicamente localizado.
Fazem parte do repertório de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo da criança da Educação Infantil, a imaginação e a fantasia, bem como a curiosidade e a experimentação.
Como fazer para que os conhecimentos ensinados na Matemática tenham sentido para o aluno? Em reposta a este questionamento, podemos afirmar, EXCETO:
A Matemática não somente deve resolver problemas, mas, o que é mais significativo, propor problemas.
O conhecimento matemático se define pela recontextualização do saber: situações que dêem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados.
A Matemática oferece ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo.
Matemática tem somente valor formativo, que ajuda estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo.
Ao se pensar em por quê ensinar História, podemos afirmar, EXCETO:
Redimensionamento dos aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico.
Reflexões sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças ou continuidades.
Em toda a sua complexidade, desconsiderando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas.
Ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades.
Neste contexto é INCORRETO afirmar:
As tecnologias são simplesmente produto da aprendizagem.
As tecnologias devem ser vistas como processo da aprendizagem.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para a cidadania.
As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para o trabalho.
Conforme as recomendações contidas nos PCNs, marque S para as alternativas CORRETAS e N para as INCORRETAS.
( ) Na Geografia, a concepção de Terra passa ser um espaço relacional, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico.
( ) A Terra, como espaço geográfico, é absoluto, isto é, uma coisa em si mesma, independente, constituindo um receptáculo que contém coisas.
( ) A Geografia, ciência de síntese, capaz de explicar o mundo sozinho, sem perder sua identidade e especificidade, busca a interatividade com as outras ciências.
( ) O objetivo principal dos conhecimentos da Geografia é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares, realizada pelos homens.
( ) A ciência social, Geografia, mantém a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da Terra e o Homem com informações sobrepostas do clima, relevo, população e agricultura.
( ) A Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea, pois é a organização dos espaços que dá sentido aos arranjos econômicos.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
S, N, S, N, S, S.
N, S, S, N, S, N.
N, S, N, S, N, N.
S, N, N, S, N, S.
As práticas pedagógicas da Educação Infantil é que irão favorecer ou não este desenvolvimento global. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
A informática deve ser trabalhada na Educação Infantil de maneira lúdica e sempre associada aos conteúdos, habilidades e competências que estiverem sendo aprendidos pelas crianças naquele momento.
O desenvolvimento de experiências educativas deve se restringir à sala de aula, pois o educador deve planejar as experiências de aprendizagem e favorecer a mediação destas.
É fundamental que o educador trabalhe os sentidos da criança na Educação Infantil, isto é, as percepções e memórias: visual, auditiva, olfativa, tátil e gustativa.
O educador infantil pode iniciar o aprendizado da língua escrita com as crianças apresentando o nome delas e mostrando quais são as letras do alfabeto que compõem este nome.
Dentro da perspectiva de uma concepção pedagógica com foco na aquisição de habilidades e competências, podemos afirmar, EXCETO:
Acumular saberes, passar nos exames, sem mobilização do que aprendem em situações reais.
Ensinar a aprender a aprender, isto é, a estabelecer relação significativa com o objeto do conhecimento.
Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar essa construção.
Mobilizar recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.
Em relação ao trabalho com projetos, observe as afirmativas descritas e ordene-as conforme a sequência metodológica a ser utilizada:
( ) Apresentação dos resultados das investigações.
( ) Investigação direta através de textos, visitas e entrevistas.
( ) Discussão e definição do eixo temático central.
( ) Avaliação do que se alcançou e dos objetivos previamente definidos.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
2, 3, 4, 1.
3, 2, 1, 4.
1, 4, 2, 3.
3, 1, 4, 2.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?
um tempo de grandes mudanças, em que os meios de ensino têm prioridade sobre o processo de transmissão da aprendizagem pelo professor.
um tempo em que cada vez mais os conteúdos informais são priorizados pelas escolas, pais e sociedade em detrimento dos formais, valorizados pelos discentes.
um tempo em que a questão genética é decisiva para avaliar quem tem ou não chance para aprender, tendo em vista a seleção natural da sociedade.
um tempo em que se assiste a mudanças assustadoras, em que questões morais e éticas, tidas como permanentes, hoje são discutíveis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:
culturais e psicossociais.
pessoais e socioculturais.
biológicas e psicossociais.
naturais e culturais.
orgânicas e sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...