Questões de Pedagogia do ano 2012

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No título “Orientação Profissional em Ação”, de Lisboa e Soares (2001), em relação ao papel da escola e da orientação educacional como parte integrante deste complexo contexto, encontra-se que a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além de transmitir conhecimento, pois o que acompanha o ser humano até a velhice é a habilidade de discutir, inferir, comparar, adicionar, com baseemtrês fatores básicos:

  • A.

    cognitivo, afetivo e social.

  • B.

    percepção, concentração e memória.

  • C.

    linguístico, cognitivo e social.

  • D.

    percepção, atenção e memória.

  • E.

    biológico, psicológico e moral.

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

  • A.

    aluno ativo e interessado.

  • B.

    professor que expõe e interpreta a matéria.

  • C.

    planejamento.

  • D.

    organização dos conteúdos.

  • E.

    aluno com dificuldades.

A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:

  • A.

    ser mais pesquisador do que transmissor.

  • B.

    ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.

  • C.

    abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.

  • D.

    ser mais memorizador do que reflexivo.

  • E.

    ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.

Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:

  • A.

    da Educação Infantil.

  • B.

    da EducaçãoTradicional.

  • C.

    da Educação Construtivista.

  • D.

    da Educação Inclusiva.

  • E.

    da Lei Orgânica daAssistência Social.

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

  • A.

    pela capacidade de coordenar mãos e olhos e pegar objetos.

  • B.

    pelo aparecimento da linguagem.

  • C.

    pela capacidade mental de realizar operações.

  • D.

    pelo início da construção lógica.

  • E.

    pela capacidade de realizar operações no plano das ideias.

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Regulação;

  • B.

    Letramento;

  • C.

    Condutismo;

  • D.

    Classificação;

  • E.

    Reducionismo.

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    F – F – F – F – V

  • B.

    V – V – V – F – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – F – V – F

  • E.

    V – F – V – F – V

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

  • A.

    Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);

  • B.

    Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;

  • C.

    Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;

  • D.

    Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;

  • E.

    Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).

Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.

I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.

II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.

III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.

IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    I e IV estão incorretas.

  • B.

    I, II e III estão incorretas.

  • C.

    II e III estão incorretas.

  • D.

    III e IV estão incorretas.

  • E.

    Somente IV está incorreta.

A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:

1ª Coluna

1 – Interdisciplinaridade.

2 – Transdisciplinaridade.

2ª Coluna

( ) Busca superar o conceito de disciplina.

( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.

( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.

( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.

( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.

Está correta a sequência:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 1, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 1, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

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