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A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:
desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.
apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.
promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.
confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.
todas as alternativas estão corretas.
Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:
perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.
objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.
situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.
situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.
objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.
Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:
mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.
explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.
dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.
propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.
é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.
Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:
1º BLOCO
(1) Abordagem tradicional.
(2) Abordagem comportamental.
(3) Abordagem cognitiva.
2º BLOCO
(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...
(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.
(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.
(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.
A alternativa correta é:
3A, 2B, 1C, 1D
2A. 2B. 3C. 1D.
1A. 2B. 3C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
No espaço escolar, o grêmio estudantil
amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.
afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.
funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.
concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.
não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.
Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:
cadeiras móveis, materiais de restrito acesso aos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.
cadeiras sempre dispostas em roda, materiais geridos pelos representantes de sala e paredes que possam ser utilizadas somente para exposição dos trabalhos elaborados em grupo.
cadeiras móveis, fácil acesso aos materiais e paredes que possam ser utilizadas para exposição dos trabalhos individuais e coletivos.
cadeiras fixas, materiais gerenciados pelo educador e paredes que possam ser utilizadas para fixar cartazes de combinados elaborados pelo grupo de alunos.
boa iluminação e ventilação, lousa grande para a boa visualização dos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.
Uma professora do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal está planejando os instrumentos e processos de avaliação a serem utilizados durante o ano letivo. Para que a avaliação realizada auxilie os alunos no processo de aprendizagem ela deve
desenvolver instrumentos de avaliação diversificados a serem aplicados durante todo o ano letivo, para garantir o monitoramento dos processos de aprendizagem dos alunos.
criar instrumentos específicos para cada um dos alunos, com o objetivo de considerar as características e dificuldades individuais, e aplicá-los ao final do ano letivo.
aplicar, ao final do ano letivo, uma autoavaliação para que os alunos reconheçam quais aprendizagens foram desenvolvidas e quais conteúdos que devem ser mais bem trabalhados.
realizar um diagnóstico no início e uma prova ao final do ano letivo para verificar o que foi de fato apreendido pelos alunos e criar novas estratégias para aprendizagem.
elaborar e aplicar, durante todo o ano letivo, instrumentos de avaliação que possibilitem a classificação dos alunos, com o objetivo de estimular a aprendizagem, competitiva.
O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:
históricas, sociais e antropológicas.
filosóficas, culturais e antropológicas.
culturais, históricas e sociológicas.
humanísticas, sociais e antropológicas.
históricas, culturais e filosóficas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é
ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.
não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).
trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.
avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.
ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:
Linguagens, Matemática e Ciências.
Natureza e Sociedade.
Linguagens e Natureza.
Ciências e Artes.
Movimento, Conhecimento e Sociedade.
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