Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:

  • A.

    desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.

  • B.

    apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.

  • C.

    promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.

  • D.

    confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.

  • E.

    todas as alternativas estão corretas.

Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:

  • A.

    perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.

  • B.

    objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.

  • C.

    situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.

  • D.

    situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.

  • E.

    objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.

Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:

  • A.

    mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.

  • B.

    explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.

  • C.

    dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.

  • D.

    propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.

  • E.

    é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.

Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:

1º BLOCO

(1) Abordagem tradicional.

(2) Abordagem comportamental.

(3) Abordagem cognitiva.

2º BLOCO

(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...

(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.

(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.

(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.

A alternativa correta é:

  • A.

    3A, 2B, 1C, 1D

  • B.

    2A. 2B. 3C. 1D.

  • C.

    1A. 2B. 3C. 1D.

  • D.

    2A. 3B. 2C. 1D.

  • E.

    2A. 3B. 2C. 1D.

No espaço escolar, o grêmio estudantil

  • A.

    amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.

  • B.

    afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.

  • C.

    funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.

  • D.

    concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.

  • E.

    não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.

Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:

  • A.

    cadeiras móveis, materiais de restrito acesso aos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

  • B.

    cadeiras sempre dispostas em roda, materiais geridos pelos representantes de sala e paredes que possam ser utilizadas somente para exposição dos trabalhos elaborados em grupo.

  • C.

    cadeiras móveis, fácil acesso aos materiais e paredes que possam ser utilizadas para exposição dos trabalhos individuais e coletivos.

  • D.

    cadeiras fixas, materiais gerenciados pelo educador e paredes que possam ser utilizadas para fixar cartazes de combinados elaborados pelo grupo de alunos.

  • E.

    boa iluminação e ventilação, lousa grande para a boa visualização dos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

Uma professora do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal está planejando os instrumentos e processos de avaliação a serem utilizados durante o ano letivo. Para que a avaliação realizada auxilie os alunos no processo de aprendizagem ela deve

  • A.

    desenvolver instrumentos de avaliação diversificados a serem aplicados durante todo o ano letivo, para garantir o monitoramento dos processos de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    criar instrumentos específicos para cada um dos alunos, com o objetivo de considerar as características e dificuldades individuais, e aplicá-los ao final do ano letivo.

  • C.

    aplicar, ao final do ano letivo, uma autoavaliação para que os alunos reconheçam quais aprendizagens foram desenvolvidas e quais conteúdos que devem ser mais bem trabalhados.

  • D.

    realizar um diagnóstico no início e uma prova ao final do ano letivo para verificar o que foi de fato apreendido pelos alunos e criar novas estratégias para aprendizagem.

  • E.

    elaborar e aplicar, durante todo o ano letivo, instrumentos de avaliação que possibilitem a classificação dos alunos, com o objetivo de estimular a aprendizagem, competitiva.

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

  • A.

    históricas, sociais e antropológicas.

  • B.

    filosóficas, culturais e antropológicas.

  • C.

    culturais, históricas e sociológicas.

  • D.

    humanísticas, sociais e antropológicas.

  • E.

    históricas, culturais e filosóficas.

Com base nessa citação, pode-se afirmar que o papel do educador em relação às atividades de expressão artísticas é

  • A.

    ensinar a expressão artística com base na realidade observável e valorizar o trabalho criador do aluno.

  • B.

    não interferir na atividade criadora da criança e orientar o uso dos instrumentos (pincéis, guaches, massa plástica).

  • C.

    trabalhar com modelos de desenhos e distribuir os instrumentos individualmente.

  • D.

    avaliar os trabalhos artísticos infantis com padrões estéticos adultos e estimular o processo de criação dos alunos.

  • E.

    ter amplo domínio das emoções infantis para o planejamento das atividades de expressão artística e estimular a criatividade infantil.

Esse texto refere-se especificamente ao seguinte objetivo do eixo de trabalho do RCNEI:

  • A.

    Linguagens, Matemática e Ciências.

  • B.

    Natureza e Sociedade.

  • C.

    Linguagens e Natureza.

  • D.

    Ciências e Artes.

  • E.

    Movimento, Conhecimento e Sociedade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...