Questões de Pedagogia do ano 2012

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  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

  • A.

    do que definitivamente não sabem.

  • B.

    de aprendizagens potenciais.

  • C.

    do potencial que não possuem.

  • D.

    da inadequação do discente ao conteúdo.

  • E.

    da necessidade de comprometimento.

No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:

I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.

II. elabora provas contextualizadas.

III. privilegia a memorização dos conteúdos.

IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.

V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.

Estão corretas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e V.

  • E.

    Apenas III e V.

“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.

  • A.

    Observação, resolução de problemas e pesquisa.

  • B.

    Objetividade, coerência, flexibilidade, ordem sequencial.

  • C.

    Objetivos, conteúdos e métodos.

  • D.

    Sondagem (diagnóstico), elaboração, execução e avaliação.

  • E.

    Objetivos e métodos.

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

  • A.

    Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;

  • B.

    A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;

  • C.

    A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;

  • D.

    A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.

São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

  • A.

    Utilização de uma linguagem clara;

  • B.

    Estar coerente com os propósitos do ensino;

  • C.

    Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;

  • D.

    A descontextualização daquilo que se investiga.

A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:

  • A.

    Controle;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Planejamento;

  • D.

    Administração Escolar.

Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso “trabalhar a partir da representação dos alunos”, EXCETO:

  • A.

    A escola não constrói a partir do zero;

  • B.

    O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;

  • C.

    O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;

  • D.

    O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.

O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:

  • A.

    Planejamento Didático;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Análise Motivacional;

  • D.

    Projeto Pedagógico.

Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:

  • A.

    Transdisciplinaridade;

  • B.

    Interdisciplinaridade;

  • C.

    Transversalidade;

  • D.

    Pluridisciplinariedade

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