Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.
domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.
possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.
crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.
trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o erro do aluno como indicador:
do que definitivamente não sabem.
de aprendizagens potenciais.
do potencial que não possuem.
da inadequação do discente ao conteúdo.
da necessidade de comprometimento.
No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:
I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.
II. elabora provas contextualizadas.
III. privilegia a memorização dos conteúdos.
IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.
V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.
Estão corretas:
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e V.
Apenas III e V.
A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.
Observação, resolução de problemas e pesquisa.
Objetividade, coerência, flexibilidade, ordem sequencial.
Objetivos, conteúdos e métodos.
Sondagem (diagnóstico), elaboração, execução e avaliação.
Objetivos e métodos.
Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:
Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude. (CRUZ, 1997). Sobre a frase
Dar um enfoque correto à avaliação é correto afirmar:
Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;
A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;
A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;
A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.
São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:
Utilização de uma linguagem clara;
Estar coerente com os propósitos do ensino;
Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;
A descontextualização daquilo que se investiga.
A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:
Controle;
Avaliação;
Planejamento;
Administração Escolar.
Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso trabalhar a partir da representação dos alunos, EXCETO:
A escola não constrói a partir do zero;
O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;
O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;
O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.
O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:
Planejamento Didático;
Avaliação;
Análise Motivacional;
Projeto Pedagógico.
Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:
Transdisciplinaridade;
Interdisciplinaridade;
Transversalidade;
Pluridisciplinariedade
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...