Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:
Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;
Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;
Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.
Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:
I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.
II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.
III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).
IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
II e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Todas estão corretas.
Sobre as recomendações metodológicas para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, marque a alternativa INCORRETA:
Os conhecimentos prévios dos alunos devem ser levados em conta.
As atividades de leitura e escrita devem ter sentido, facilitando o trabalho cooperativo.
O professor é o protagonista do processo de aprendizagem.
Os objetivos e critérios da avaliação devem ser comunicados aos alunos.
Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:
É um procedimento de avaliação condizente com a avaliação somativa.
É um conjunto de produções do aluno que conta a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.
É um conjunto de atividades que permite ao professor entender o trabalho do aluno de forma contextualizada.
É um conjunto de trabalhos que permitem ao aluno a oportunidade de registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos significativos.
A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:
Zelar pela aprendizagem e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos.
Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo sua própria concepção pedagógica.
Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:
introdução, desenvolvimento e conclusão.
avaliação, desenvolvimento e seleção.
inovação, complementação e organização.
objetivos, atividades e avaliação.
investimento, persuasão e coesão.
Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas. Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:
métodos e técnicas de ensino.
processo de avaliação do ensino.
tarefas do professor e do aluno.
conteúdo dos programas de ensino.
planejamento dos cursos e aulas.
Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:
a avaliação da aprendizagem se baseia na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança emato, acima de tudo, político.
a validade da avaliação, na sua função somativa, se liga à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante , que é indissociavelmente ético, social e intelectual.
em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas , bem assim no Projeto Político-Pedagógico da escola.
a avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.
a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.
Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:
aprovado, porque demonstrou aproveitamento suficiente, apesar da frequência insuficiente.
reprovado, porque demonstrou aproveitamento insuficiente, apesar da frequência suficiente.
aprovado, porque o aproveitamento prevalece em relação à frequência
reprovado, porque a frequência prevalece em relação ao aproveitamento
reprovado, porque apresentou aproveitamento suficiente e frequência insuficiente.
O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em aprovado ou reprovado, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:
éumtreino para concursos e vestibulares.
tem como objetivo a atribuição de notas.
não interfere no processo de aprendizagem.
tem como objetivo classificar os alunos.
se dedica a desvendar impasses e a buscar soluções.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...