Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:
leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.
aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.
cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.
leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.
utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.
A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:
A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido
Quando o aluno avalia a si próprio é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades
A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal
A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.
Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.
( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.
( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.
( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.
( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.
( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%
V V F F V.
F F V V F.
V F F V V.
F V V F F.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.
I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.
II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento. IV O termo tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.
As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.
A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:
pelo aluno.
pelo professor.
pelo docente.
pela escola.
Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.
O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.
A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.
O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.
A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.
A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.
por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.
todas as alternativas anteriores são corretas.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:
flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.
esporádico, para não engessar o trabalho docente.
espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.
rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.
Observe a figura a seguir:
É uma forma bem humorada de retratar a poluição:
visual.
do solo.
sonora.
da água.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...