Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:

  • A.

    leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.

  • B.

    aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.

  • C.

    cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.

  • D.

    leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.

  • E.

    utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.

A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido

  • B.

    Quando o aluno avalia a si próprio – é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades

  • C.

    A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal

  • D.

    A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.

Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.

( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/2004.

( ) O indicador Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensinoaprendizagem, constante da dimensão Organização Didático-Pedagógica, é utilizado apenas para os cursos a distância.

( ) O indicador Material Didático Institucional não se aplica a cursos presenciais, embora seja obrigatório para cursos a distância e para cursos que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalidade a distância, conforme Portaria 4.059/ 2004.

( ) O indicador Regime de Trabalho do (a) Coordenador (a) do Curso não se aplica aos cursos a distância mas é obrigatório para aos cursos presenciais.

( ) O indicador Experiência do Corpo de Tutores em Educação a Distância não se aplica aos cursos presenciais e é obrigatório para os cursos a distância e os presenciais que ofertam até 20%

  • A.

    V – V – F – F – V.

  • B.

    F – F – V – V – F.

  • C.

    V – F – F – V – V.

  • D.

    F – V – V – F – F.

Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.

I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.

II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.

III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento. IV O termo tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.

  • A.

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as alternativas I e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.

  • A.

    As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.

  • B.

    A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.

  • C.

    As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.

  • D.

    A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.

A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:

  • A.

    pelo aluno.

  • B.

    pelo professor.

  • C.

    pelo docente.

  • D.

    pela escola.

Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.

  • B.

    A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.

  • C.

    O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.

  • D.

    A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.

A classificação de alunos, em qualquer série ou etapas, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

  • A.

    por promoção, para alunos que cursaram com aproveitamento a série ou fase anterior, na própria escola.

  • B.

    por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

  • C.

    independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme legislação do respectivo sistema de ensino.

  • D.

    todas as alternativas anteriores são corretas.

A partir da definição de uma metodologia de ensino, para que o professor possa obter os resultados esperados, seu uso deve ser:

  • A.

    flexível, para permitir a sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • B.

    rígido, para garantir sua apropriação pelas pessoas e o alcance dos objetivos pretendidos.

  • C.

    esporádico, para não engessar o trabalho docente.

  • D.

    espontâneo e homogêneo, para garantir sua efetiva aplicação.

  • E.

    rigoroso, no sentido de aplicar todas as etapas previstas na metodologia escolhida.

Observe a figura a seguir:

É uma forma bem humorada de retratar a poluição:

  • A.

    visual.

  • B.

    do solo.

  • C.

    sonora.

  • D.

    da água.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...