Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
o ambiente, as forças internas do indivíduo, o objeto.
o ambiente, as forças externas, o objeto.
o outro, o organismo, a matéria.
a cognição, as forças internas do indivíduo, a sociedade.
a razão, as forças externas, o objeto.
Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:
O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.
O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.
A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.
O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.
O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.
Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:
1. avaliação emancipatória
2. avaliação dialógica
3. avaliação classificatória
4. avaliação mediadora
5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.
( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.
( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.
( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.
( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.
( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
3 1 5 2 4
4 3 2 1 5
1 2 5 4 3
5-1 2 5 4 3
2 3 5 4 1
Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.
1 Pedagógico-didática;
2 Diagnóstico;
3 Controle.
( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.
( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.
( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.
( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.
A afirmativa correta é:
1, 2, 3, 1.
2, 3, 2, 1.
1, 3, 2, 2.
1, 1, 2, 3.
3, 1, 2, 2.
Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:
valorizar demasiadamente o espírito de competição.
a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.
prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.
as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.
privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)
o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.
a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.
o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.
a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.
a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.
A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.
As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:
Escola com foco na aquisição de habilidades.
Escola com foco na aquisição de conteúdos.
Escola com foco na aquisição de competências.
Escola com foco na produção do conhecimento.
Neste contexto, analise as proposições abaixo, relacionando-as ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou ao Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE). 1. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) 2. Projeto Político Pedagógico (PPP)
( ) Explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação escolar.
( ) É uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focaliza sua energia, assegura que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos.
( ) Processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade de ensino.
( ) É resultado de investigação e reflexão. Construído com base nas diferenças existentes entre professor, equipe técnico-administrativa e comunidade.
( ) Reflexão sobre a finalidade da escola e explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos envolvidos no processo educativo. .
A sequência CORRETA, de cima para baixo é:
1, 1, 1, 2, 2.
2, 1, 2, 1, 2.
2, 1, 1, 2, 2.
1, 1, 2, 2, 1.
Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:
Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.
Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.
Estrutura física e organização escolar adaptadas.
Capacitação do professor e diversificação da prática docente.
O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:
viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;
tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;
associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;
juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;
articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...