Questões de Pedagogia do ano 2012

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A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida – no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.

 O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:

  • A.

    o ambiente, as forças internas do indivíduo, o objeto.

  • B.

    o ambiente, as forças externas, o objeto.

  • C.

    o outro, o organismo, a matéria.

  • D.

    a cognição, as forças internas do indivíduo, a sociedade.

  • E.

    a razão, as forças externas, o objeto.

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.

  • B.

    O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.

  • C.

    A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.

  • D.

    O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.

  • E.

    O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.

Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:

1. avaliação emancipatória

2. avaliação dialógica

3. avaliação classificatória

4. avaliação mediadora

5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.

( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.

( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.

( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.

( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • B.

    4 – 3 – 2 – 1 – 5

  • C.

    1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • D.

    5-1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • E.

    2 – 3 – 5 – 4 – 1

Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.

1 – Pedagógico-didática;

2 – Diagnóstico;

3 – Controle.

( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.

( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.

( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.

( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 1.

  • B.

    2, 3, 2, 1.

  • C.

    1, 3, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 3.

  • E.

    3, 1, 2, 2.

Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:

  • A.

    valorizar demasiadamente o espírito de competição.

  • B.

    a prova é a única técnica avaliativa, porque permite verificar o nível de aprendizagem do aluno.

  • C.

    prática que acompanha todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • D.

    as provas são prejudiciais ao desenvolvimento do aluno.

  • E.

    privilegia os aspectos quantitativos sobre os qualitativos.

Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)

  • A.

    o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.

  • B.

    a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.

  • C.

    o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.

  • D.

    a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.

  • E.

    a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.

A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.

As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:

  • A.

    Escola com foco na aquisição de habilidades.

  • B.

    Escola com foco na aquisição de conteúdos.

  • C.

    Escola com foco na aquisição de competências.

  • D.

    Escola com foco na produção do conhecimento.

Neste contexto, analise as proposições abaixo, relacionando-as ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou ao Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE). 1. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) 2. Projeto Político Pedagógico (PPP)

( ) Explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação escolar.

( ) É uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focaliza sua energia, assegura que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos.

( ) Processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade de ensino.

( ) É resultado de investigação e reflexão. Construído com base nas diferenças existentes entre professor, equipe técnico-administrativa e comunidade.

( ) Reflexão sobre a finalidade da escola e explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos envolvidos no processo educativo. .

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    1, 1, 1, 2, 2.

  • B.

    2, 1, 2, 1, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 2, 1.

Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:

  • A.

    Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.

  • B.

    Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.

  • C.

    Estrutura física e organização escolar adaptadas.

  • D.

    Capacitação do professor e diversificação da prática docente.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

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