Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente

  • A.

    juízos de valor.

  • B.

    testes padronizados.

  • C.

    descrição do comportamento.

  • D.

    dados quantitativos.

  • E.

    dados qualitativos.

Essa citação indica

  • A.

    uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.

  • B.

    atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.

  • C.

    a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.

  • D.

    a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.

  • E.

    o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.

Segundo a citação, os conteúdos matemáticos na Educação Infantil

  • A.

    devem ser trabalhados por meio da experiência direta e adequados às etapas do desenvolvimento cognitivo da criança.

  • B.

    têm o papel fundamental de sedimentar as bases genéticas da cognição infantil.

  • C.

    servem para fixar conceitos matemáticos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino fundamental.

  • D.

    são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.

  • E.

    são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.

Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: “é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo”?

  • A.

    Planejamento de unidade.

  • B.

    Planejamento educacional.

  • C.

    Planejamento de aula.

  • D.

    Planejamento de curso.

  • E.

    Planejamento escolar.

Que tipo de avaliação tem como característica relatar umfato cuja solução exige dois ou mais raciocínios?

  • A.

    Situação problema.

  • B.

    Verdadeiro ou falso.

  • C.

    Associação.

  • D.

    Múltipla escolha.

  • E.

    Complete a lacuna.

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

  • A.

    A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.

  • B.

    Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.

  • C.

    Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.

  • D.

    Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.

  • E.

    Avaliar é uma mera formalidade do sistema.

Neste contexto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.

  • B.

    A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.

  • C.

    A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.

  • D.

    A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.

Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.

  • B.

    Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.

  • C.

    Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.

  • D.

    Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.

Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:

  • A.

    distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa.

  • B.

    socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio.

  • C.

    desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança.

  • D.

    proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades.

  • E.

    estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil.

Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:

  • A.

    distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.

  • B.

    a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.

  • C.

    ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.

  • D.

    cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.

  • E.

    ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...