Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As fichas de avaliação das crianças devem conter prioritariamente
juízos de valor.
testes padronizados.
descrição do comportamento.
dados quantitativos.
dados qualitativos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Essa citação indica
uma preocupação em estimular o raciocínio simbólico das crianças pequenas.
atividades que precedem as aulas de matemática na pré- -escola.
a familiarização com elementos numéricos por meio de aproximações com as atividades do cotidiano.
a construção de competências matemáticas e aplicação de conceitos de peso, altura e sequências numéricas.
o desenvolvimento de relações de proporções por meio de atividades que envolvem o raciocínio lógico dedutivo.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo a citação, os conteúdos matemáticos na Educação Infantil
devem ser trabalhados por meio da experiência direta e adequados às etapas do desenvolvimento cognitivo da criança.
têm o papel fundamental de sedimentar as bases genéticas da cognição infantil.
servem para fixar conceitos matemáticos necessários para o prosseguimento dos estudos no ensino fundamental.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
são importantes para estabelecer relações de quantificação e devem ser trabalhados isentos dos critérios científicos.
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo?
Planejamento de unidade.
Planejamento educacional.
Planejamento de aula.
Planejamento de curso.
Planejamento escolar.
Que tipo de avaliação tem como característica relatar umfato cuja solução exige dois ou mais raciocínios?
Situação problema.
Verdadeiro ou falso.
Associação.
Múltipla escolha.
Complete a lacuna.
Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?
A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.
Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.
Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.
Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.
Avaliar é uma mera formalidade do sistema.
Neste contexto, é CORRETO afirmar:
A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.
A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.
A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.
A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.
Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:
Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.
Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.
Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.
Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.
Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:
distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa.
socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio.
desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança.
proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades.
estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil.
Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:
distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.
a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.
ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.
cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.
ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...