Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:
lineares.
corporativas.
emancipatórias.
fragmentadas.
homogêneas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.
No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:
estático e passivo do contexto educacional.
crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.
analítico e mecânico da realidade externa da instituição.
analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.
analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
aprovação, pelo Conselho Escolar, de expulsão dos alunos perseguidores.
requisição de policiais para patrulhar o comportamento indesejável de certos alunos.
construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos na escola.
realização de sessões específicas de orientação escolar dedicadas a algumas turmas.
ação entrosada com os psicólogos do posto de saúde local.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:
oportunizar momentos de troca de conhecimentos e informações, com a participação do professor, por meio de entrevistas com cada um, aplicando um questionário de autoavaliação, com perguntas mais dirigidas, considerando as áreas de estudo e suas características singulares.
promover entrevistas pessoais para que o docente expusesse suas apreensões e dúvidas, emrelação à dinâmica da Supervisão Escolar e da Gestão da Escola, relacionando-as por escrito, visando as respostas que seriam programadas paraumnovo calendário de entrevistas.
garantir que os aspectos administrativos e burocráticos estivessem como elementos de sustentação à proposta curriculares, tendo como primeira condição a organização do tempo pedagógico, por meio da elaboração de um calendário escolar que previsse espaços para reuniões e estudos coletivos voltados à participação do corpo docente.
desenvolver por escrito temas sobre a vida coletiva e distribuí-los entre os professores, no início do ano letivo, realizando, posteriormente, reuniões por grupos de interesse, a fim de questioná-los a respeito das informações contidas nos textos, corrigindo as respostas incorretas.
solicitar, junto à direção da escola, recursos didáticos básicos, além do quadro e do pilot, para melhor desempenho individual do docente na sala de aula, evitando que ele se ausente da sala por este motivo.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.
garantir a articulação entre todos os segmentos escolares e entre as áreas de conhecimento.
propor atividades que façam sentido na comunidade de origem dos alunos.
analisar o que os alunos não sabem e descartar o que eles já têm conhecimento.
refletir sobre sua prática para, quando necessário, fazer alterações no planejamento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como limitação e obstáculo o:
respeito à diversidade.
sistema educacional vertical.
desenvolvimento de consciência crítica.
envolvimento das comunidades interna e externa.
ato de reavaliar constante da proposta.
Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:
I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.
II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.
III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.
IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu nível, necessidades e expectativas educativas.
Apenas I e IV estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
Somente IV está correta.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:
qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.
qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.
as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.
somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.
as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser guardado na gaveta, pois o PPPnecessita:
terumprazo de validade.
ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.
de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.
ser arquivado pela secretária da escola.
ser entregue ao MEC.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como direção da aprendizagem. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.
Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:
não é o aluno, nem o professor, é a técnica.
não é o aluno, nem o professor, é a matéria.
não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.
não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.
não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...