Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:

  • A.

    lineares.

  • B.

    corporativas.

  • C.

    emancipatórias.

  • D.

    fragmentadas.

  • E.

    homogêneas.

Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.

No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:

  • A.

    estático e passivo do contexto educacional.

  • B.

    crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.

  • C.

    analítico e mecânico da realidade externa da instituição.

  • D.

    analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.

  • E.

    analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.

  • A.

    aprovação, pelo Conselho Escolar, de expulsão dos alunos perseguidores.

  • B.

    requisição de policiais para patrulhar o comportamento indesejável de certos alunos.

  • C.

    construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos na escola.

  • D.

    realização de sessões específicas de orientação escolar dedicadas a algumas turmas.

  • E.

    ação entrosada com os psicólogos do posto de saúde local.

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

  • A.

    oportunizar momentos de troca de conhecimentos e informações, com a participação do professor, por meio de entrevistas com cada um, aplicando um questionário de autoavaliação, com perguntas mais dirigidas, considerando as áreas de estudo e suas características singulares.

  • B.

    promover entrevistas pessoais para que o docente expusesse suas apreensões e dúvidas, emrelação à dinâmica da Supervisão Escolar e da Gestão da Escola, relacionando-as por escrito, visando as respostas que seriam programadas paraumnovo calendário de entrevistas.

  • C.

    garantir que os aspectos administrativos e burocráticos estivessem como elementos de sustentação à proposta curriculares, tendo como primeira condição a organização do tempo pedagógico, por meio da elaboração de um calendário escolar que previsse espaços para reuniões e estudos coletivos voltados à participação do corpo docente.

  • D.

    desenvolver por escrito temas sobre a vida coletiva e distribuí-los entre os professores, no início do ano letivo, realizando, posteriormente, reuniões por grupos de interesse, a fim de questioná-los a respeito das informações contidas nos textos, corrigindo as respostas incorretas.

  • E.

    solicitar, junto à direção da escola, recursos didáticos básicos, além do quadro e do pilot, para melhor desempenho individual do docente na sala de aula, evitando que ele se ausente da sala por este motivo.

  • A.

    operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.

  • B.

    garantir a articulação entre todos os segmentos escolares e entre as áreas de conhecimento.

  • C.

    propor atividades que façam sentido na comunidade de origem dos alunos.

  • D.

    analisar o que os alunos não sabem e descartar o que eles já têm conhecimento.

  • E.

    refletir sobre sua prática para, quando necessário, fazer alterações no planejamento.

De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como “limitação e obstáculo” o:

  • A.

    respeito à diversidade.

  • B.

    sistema educacional vertical.

  • C.

    desenvolvimento de consciência crítica.

  • D.

    envolvimento das comunidades interna e externa.

  • E.

    ato de reavaliar constante da proposta.

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

  • A.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • B.

    I, II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas III e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e IV estão corretas.

  • E.

    Somente IV está correta.

É considerada atividade letiva para cômputo de carga horária e cumprimento do calendário escolar:

  • A.

    qualquer programação incluída na proposta pedagógica da instituição, com frequência exigível e efetiva orientação por professores habilitados.

  • B.

    qualquer atividade realizada no ambiente escolar, de segunda-feira a sábado.

  • C.

    as atividades realizadas também fora do ambiente escolar, desde que com a presença do diretor do estabelecimento de ensino.

  • D.

    somente as atividades que envolvam o desenvolvimento de conteúdos pedagógicos de componentes curriculares da base nacional comum.

  • E.

    as atividades previstas no regimento escolar, independente do número de alunos e professores presentes.

Essa posição conduz ao entendimento de que, entre os vários desafios atualmente enfrentados pela escola para construir e administrar o seu projeto, está o cuidado de não reduzi-lo à perspectiva da mera elaboração de documentos, não podendo ser concebido como simples documento para ser “guardado na gaveta”, pois o PPPnecessita:

  • A.

    terumprazo de validade.

  • B.

    ser entregue ao Conselho Nacional de Educação.

  • C.

    de constantes revisões e avaliações pelos vários segmentos da escola.

  • D.

    ser arquivado pela secretária da escola.

  • E.

    ser entregue ao MEC.

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

  • A.

    não é o aluno, nem o professor, é a técnica.

  • B.

    não é o aluno, nem o professor, é a matéria.

  • C.

    não é o aluno, nem a matéria, é o professor que detém o conhecimento.

  • D.

    não é o professor, nem a matéria, é o aluno ativo e investigador.

  • E.

    não é o professor, nem a matéria, é o planejamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...