Questões de Pedagogia do ano 2012

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numere as modalidades de planejamento da segunda coluna de acordo com as premissas da primeira:

I. Sua inovação está ao tomar de empréstimo no postulado desenvolvido por Paulo Freire o caráter “interdisciplinar, multidisciplinar e multidimensional”, enfatizando a Escola Cidadã como locus central do processo educativo, espaço este no qual ocorre a cidadania ativo-crítica e se iniciam as transformações educacionais.

II. Nasce como sugestão alternativa e crítica ao planejamento tecnocrático (prático, instrumental e normativo) elaborado nas diferentes esferas educativas. Sugere como procedimentos o estabelecimento de três marcos: marco referencial (situacional, doutrinal e operativo), diagnóstico e programação (objetivos, políticas e estratégias, responsáveis e demais instruções de execução).

III. Na gestão educacional começa a ser aplicado, no final dos anos setenta, principalmente nas instituições de ensino superior americanas, como tentativa de encontrar respostas para os desafios da modernidade, embasada na literatura sobre gestão empresarial.

( ) Planejamento Participativo

( ) Planejamento Estratégico

( ) Planejamento Dialógico

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    II – III – I

  • B.

    III – II – I

  • C.

    I – II – III

  • D.

    III – I – II

  • E.

    II – I – III

O princípio da autonomia das escolas

  • A.

    não se coloca para o setor público, já que este deve constituir uma rede unificada de ensino.

  • B.

    preserva a instituição das ingerências dos órgãos centrais, que têm o papel estrito de autorização de funcionamento e financiamento.

  • C.

    garante aos professores a possibilidade de atuação segundo as suas concepções individuais acerca do ensino.

  • D.

    refere-se à elaboração e implementação do seu projeto pedagógico, pelo qual a equipe escolar norteia o trabalho coletivo.

  • E.

    está prevista na legislação, mas contradiz o que na realidade acontece frente a quantidade de regulamentações oficiais.

O Conselho de Classe é um dos campos privilegiados de atuação da supervisão educacional. Pode-se afirmar que é um espaço de grande relevância, visto que nele se tem o encontro de vários segmentos reunidos em torno da temática avaliação. Contudo, muitas vezes, esse espaço tem sido utilizado para outros fins. Numa escola que busque um trabalho crítico e transformador, pode-se afirmar que o Conselho de Classe deve ser:

  • A.

    um momento de repasse das normas e avisos oriundos do sistema escolar.

  • B.

    o momento em que todos os professores, já com seus conceitos fechados, os ditam para que o supervisor os registreemata.

  • C.

    o momento em que os professores relacionam os alunos que apresentam problemas de disciplina ou outros, para que os pais possam ser convidados, posteriormente, para uma conversa com a supervisão.

  • D.

    um momento para se pensar, coletivamente (professores, alunos, pais, supervisores, orientadores, funcionários, diretores), a prática educativa comoumtodo e como processo.

  • E.

    um momento de encontro de todos os professores da escola com a supervisão, a orientação e a direção, para resolver problemas do grupo.

O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:

  • A.

    mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;

  • B.

    controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;

  • C.

    evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;

  • D.

    atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;

  • E.

    estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.

A maioria dos professores foi formada segundo concepções tradicionais de ensino, tanto na sua formação básica quanto na sua formação inicial para o exercício da profissão. Mudar esta formação pode suscitar medo, sentimento de inferioridade, resistências, etc. Sobre a ação do Supervisor Educacional nessa mudança, avalie as afirmativas a seguir:

I. Reconhecer, no grupo de professores, os sentimentos que surgem na comunicação inter-pessoal.

II. Levar ao conhecimento da direção da escola o nome dos professores que se mostram resistentes à mudança.

III. Utilizar o falar e o ouvir, trocando valores como solidariedade, cooperação e respeito, fortalecendo a segurança

.IV. Desconsiderar os medos e as resistências, estabelecendo que a mudança da prática pedagógica tem um momento para acontecer.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    I e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e III.

Nos últimos anos a sociedade brasileira tem vivido mudanças tecnológicas, econômicas e políticas, rápidas e profundas. Cabe ao Supervisor Escolar, diante dessas mudanças, a tarefa de:

  • A.

    divulgar, entre os professores, as técnicas de ensino que facilitem o controle da disciplina;

  • B.

    permitir que cada professor atue livremente porque a formação em serviço é uma prática utópica;

  • C.

    formar o profissional em serviço, tornando-o consciente de suas ações, e da sua prática diária;

  • D.

    trazer revistas atualizadas sobre educação para ocupar os professores nas reuniões de estudo;

  • E.

    formar um novo profissional em serviço, apontando seus erros e falhas, ensinando o que fazer correto.

No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os “erros” dos alunos.

Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada porumdos docentes:

  • A.

    erra quem não estuda suficientemente os assuntos ministrados pelo professor.

  • B.

    é no erro que se observa o aluno atento e o distraído, durante as aulas.

  • C.

    muitos erros são consequência do processo de ensino que é complacente nas exigências.

  • D.

    há necessidade de o professor atualizar as suas aulas, evitando a ocorrência dos erros.

  • E.

    é no erro que ocorre o processo de seleção, classificação, inclusão e exclusão do alunado.

São competências diretamente relacionadas à “administração da progressão das aprendizagens”, EXCETO:

  • A.

    Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;

  • B.

    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;

  • C.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • D.

    Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:

  • A.

    Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;

  • B.

    Utilizar novas tecnologias;

  • C.

    Não participar ou interferir na administração da escola;

  • D.

    Informar e envolver os pais.

Os cursos de Pedagogia têm, historicamente, formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Aexistência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada, e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os Estados, em suas regulamentações. Talvez, por ranços do passado, hoje seja necessária a construção de parâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva:

  • A.

    crítica e emancipatória.

  • B.

    social e educacional.

  • C.

    construtivista e crítica.

  • D.

    social e emancipatória.

  • E.

    educacional e crítica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...