Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:
assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.
mediação de prática avaliativa da escola.
restringe-se ao controle do corpo docente.
melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.
participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.
Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve
conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.
sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.
conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.
exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.
mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.
A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é
o fornecimento gratuito de curso pelas redes educacionais municipais e estaduais, visto que é um dever do estado proporcionar o desenvolvimento do profissional docente.
o desenvolvimento de cursos de pós-graduação, nos quais os docentes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos a respeito de temas de seu interesse.
a implementação de formações nas unidades escolares, nas quais os docentes poderão refletir sobre sua prática e trocar informações junto a seus pares.
o estabelecimento de quantidade e periodicidade mínima para o desenvolvimento de cursos para reciclagem dos docentes.
a exigência de que cada professor, após sua formação inicial, continue a se aperfeiçoar por meio de curso de pós-graduação stricto-sensu.
É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.
O trecho acima nos leva a:
refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;
localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;
manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;
cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;
conhecer os amigos da escola e quem é do contra.
Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:
ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;
ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;
ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;
ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;
ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.
Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.
a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.
b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.
c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.
d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.
e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.
f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.
Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.
Somente a alternativa a está correta.
Estão corretas as alternativas b, d e f.
Estão corretas as alternativas b, c e f.
Estão corretas as alternativas c, d e f.
No ambiente escolar, a gestão democrática consiste
na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.
nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.
na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.
As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).
Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).
A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:
É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.
Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.
É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:
A língua de sinais é um sistema linguístico universal.
Existem três línguas de sinais diferentes.
São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.
As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...