Questões de Pedagogia do ano 2012

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Numa perspectiva contemporânea o papel da supervisão escolar, pode ser entendido como, exceto:

  • A.

    assessorias, acompanhamento e orientação de todo o processo educativo.

  • B.

    mediação de prática avaliativa da escola.

  • C.

    restringe-se ao controle do corpo docente.

  • D.

    melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    participação na construção da autonomia da escola com competência técnica e política.

Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve

  • A.

    conversar com a diretora informando os problemas encontrados, buscando uma solução conjunta.

  • B.

    sugerir a criação de um grupo de pais voluntários para auxiliar a escola na melhoria dos espaços destinados aos alunos.

  • C.

    conversar com a diretora e caso os problemas não sejam solucionados denunciar a escola para o Ministério Público.

  • D.

    exonerar a diretora uma vez que sua principal função é garantir condições espaciais mínimas para o desenvolvimento dos processos educativos.

  • E.

    mostrar à diretora os espaços que apresentam condições precárias e exigir que os problemas sejam solucionados no prazo máximo de um mês.

A formação continuada dos professores é uma importante ação para o aperfeiçoamento e atualização das práticas docentes. Uma estratégia privilegiada para o desenvolvimento de uma formação voltada a garantir o compromisso com a qualidade da ação educativa é

  • A.

    o fornecimento gratuito de curso pelas redes educacionais municipais e estaduais, visto que é um dever do estado proporcionar o desenvolvimento do profissional docente.

  • B.

    o desenvolvimento de cursos de pós-graduação, nos quais os docentes poderão aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos a respeito de temas de seu interesse.

  • C.

    a implementação de formações nas unidades escolares, nas quais os docentes poderão refletir sobre sua prática e trocar informações junto a seus pares.

  • D.

    o estabelecimento de quantidade e periodicidade mínima para o desenvolvimento de cursos para reciclagem dos docentes.

  • E.

    a exigência de que cada professor, após sua formação inicial, continue a se aperfeiçoar por meio de curso de pós-graduação stricto-sensu.

É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.

O trecho acima nos leva a:

  • A.

    refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;

  • B.

    localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;

  • C.

    manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;

  • D.

    cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;

  • E.

    conhecer os amigos da escola e quem é “do contra”.

Quando Gordon (2006) apresenta as habilidades ouvir ativo ou escuta ativa, ele espera o seguinte procedimento do Supervisor:

  • A.

    ouvir tudo o que a mídia está transmitindo para, em seguida, comunicar às famílias dos alunos;

  • B.

    ouvir a fala do diretor e as queixas dos pais que chegam à escola, guardá-las para si para não molestar o professor;

  • C.

    ouvir os recados do diretor, funcionando como verdadeiro pombo-correio entre professores e diretor;

  • D.

    ouvir/escuta ativa é a tarefa que permite transmitir mensagens à comunidade externa à escola;

  • E.

    ouvir ativo é a tentativa de captar o que está por trás da fala do interlocutor e a mensagem que ele está expressando.

Redigir documentos oficiais constitui-se tarefa de grande importância no processo de comunicação institucional. Não raras vezes, a imagem da escola e dos seus profissionais são comprometidas por erros na elaboração dos atos administrativos. Assinale abaixo, as afirmativas conceitualmente corretas.

a. ( ) Portaria é uma opinião fundamentada em dispositivos legais ou em informações sugerindo solução favorável ou contrária a uma situação ou caso proposto em processo.

b. ( ) Atestado é um documento emitido, a pedido do interessado, por pessoa credenciada ou repartição pública, assegurando a verdade acerca de determinado fato ou de uma situação que se tenha conhecimento.

c. ( ) Parecer é um instrumento de comunicação de que se utilizam os órgãos públicos com a finalidade de convocar funcionários ou interessados, dar avisos, informar sobre curso, concurso público, prestação de serviços e sobre outros assuntos.

d. ( ) O Atestado difere da Declaração porque esta pode ser feita por qualquer pessoa, sem a necessidade de apoiarse em provas diretas, instrumentos legais, exames ou outros documentos comprobatórios.

e. ( ) Memorando é um documento através do qual se transmitem informações sobre determinada situação, apresentando análise e sugestões de uma autoridade superior.

f. ( ) A Declaração difere da Certidão porque esta atesta a existência de fatos permanentes e não transitórios.

Na Certidão a comprovação faz-se por transcrição de livros, documentos, peças de um processo.

  • A.

    Somente a alternativa “a” está correta.

  • B.

    Estão corretas as alternativas “b”, “d” e “f”.

  • C.

    Estão corretas as alternativas “b”, “c” e “f”.

  • D.

    Estão corretas as alternativas “c”, “d” e “f’.

No ambiente escolar, a gestão democrática consiste

  • A.

    na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.

  • B.

    na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que cria obstáculos ao ensino.

  • C.

    nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.

  • D.

    na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.

  • E.

    em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.

As práticas do cotidiano escolar têm vários condicionantes políticos e sociais que configuram diferentes concepções de homem e sociedade e, em consequência, diferentes concepções de escola, aprendizagem, relação professor/a – aluno/a, técnicas pedagógicas, entre outras. Conforme Libâneo (1992), as tendências pedagógicas classificam-se em duas grandes vertentes:

  • A.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Emancipatória (libertadora, renovada progressista, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • B.

    Pedagogia Liberal (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e Pedagogia Progressista (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista).

  • C.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • D.

    Pedagogia Autoritária (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos).

  • E.

    Pedagogia Liberal (tradicional, renovada progressista, renovada não diretiva e tecnicista) e Pedagogia Capitalista (libertadora,libertária e crítico-social dos conteúdos).

A inclusão de alunos(as) cegos(as) no ensino regular:

  • A.

    É no Brasil, uma prática antiga que acontece desde a educação infantil.

  • B.

    Depende, exclusivamente, do trabalho conjunto de profissionais especializados e da equipe escolar.

  • C.

    É um processo gradual e dinâmico, que assume diferentes formas segundo as necessidades e as características de cada aluno e o contexto da escola, e que a participação da família é imprescindível.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A língua de sinais utilizada pelo indivíduo surdo é uma construção social das comunidades surdas. Por esta razão:

  • A.

    A língua de sinais é um sistema linguístico universal.

  • B.

    Existem três línguas de sinais diferentes.

  • C.

    São múltiplas, tendo cada país a sua língua de sinais.

  • D.

    As línguas de sinais representam um código comum, permitindo que os surdos de todos os países interajam sem dificuldades.

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