Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para atender as necessidades educacionais de seus alunos surdos, a escola inclusiva brasileira precisa:
Ter uma equipe de professores com ampla experiência pedagógica.
Fazer uso da Libras como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem.
Dispor de recursos e materiais pedagógicos variados.
Fazer adaptações curriculares e garantir a presença do intérprete de Libras na sala de aula.
O interesse pelo estudo da língua de sinais foi iniciado pelo pesquisador americano William Stokoe. A partir de então a língua de sinais começa a ser reconhecida como língua propriamente dita. Isto ocorreu no início dos anos:
1960.
1970.
1977
1980.
Nas escolas da Idade Média prevaleceu um modelo de cultura e, consequentemente, um modelo didático baseado:
no conservadorismo;
no construtivismo;
no criticismo do conteúdo;
no tecnicismo;
no modelo libertário.
A palavra CÁTEDRA, termo muito utilizado no meio educacional se caracteriza por todos os significados abaixo, EXCETO:
cadeira pontifícia;
cadeira de quem ensina;
cargo de professor catedrático do ensino superior, obtido por concurso;
ementa de uma cadeira lecionada em uma Universidade;
disciplina ensinada por professor dessa categoria.
Na época Medieval a educação tinha um eixo central que se destacou como fundamental e era estruturado em torno do valor religioso resumido na forma cristã. Aponte a alternativa em que aparece esse eixo central.
Imagens;
Pinturas;
Orações;
Imaginário;
Dança.
O dia do Professor é comemorado em ______________. A criação da data se deu em virtude de ___________, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de _______________________, através do decreto federal 52.682/63. A idéia de fazer do dia um feriado, surgiu em ______________, pelo _____________ Salomão Becker.
15 de outubro; D. Pedro II; Escolas de Primeiras Letras; Minas Gerais; professor
15 de outubro; D Pedro I; Escolas de Primeiras Letras; Rio de Janeiro; deputado
15 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
12 de outubro; D. Pedro I; Escola de Primeiras Letras; São Paulo; professor
De 1986 aos dias atuais, nossa Educação se transformou: a universalização do ensino foi praticamente garantida, os investimentos aumentaram e a formação docente evoluiu. No entanto, há muito a fazer para garantir um bom ensino. Agora, é a vez de alcançar a qualidade. Analise as alternativas abaixo:
I - No ambiente educativo, o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, a disciplina, o combate à discriminação e o exercício dos direitos e deveres são práticas que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos;
II - A escola possui uma proposta pedagógica escrita, os professores participaram ativamente da elaboração, todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta que é atualizada periodicamente;
III - Os professores planejam regularmente suas aulas. Trocam idéias entre si para planejar. Procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo. Ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas. O cumprimento do planejamento dos professores é acompanhado pela direção da escola;
IV - As aulas são organizadas de maneira que todos os alunos possam fazer perguntas, conversar sobre os assuntos apresentados, defender suas idéias e mudar de opinião;
V - No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender.
Assinale a alternativa onde as afirmativas citadas estão de acordo com a busca pela qualidade.
Estão corretas as afirmativas I II IV
Estão corretas as afirmativas II III V
Estão corretas as afirmativas I II III IV
Todas as afirmativas estão corretas
Com base na teoria de David Paul Ausubel (1918 2008) analise os itens:
I Acredita na influência do meio sobre o sujeito. O que os alunos sabem não é considerado e somente aprendem se forem ensinados por alguém.
II Aprender significativamente, para Ausubel é ampliar e reconfigurar as idéias já existentes na estrutura mental e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos.
III Leva em conta a história do sujeito e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem.
IV - Para Ausubel, o aluno motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.
Estão corretos os itens:
II e III, apenas
I, III e IV, apenas
II, III e IV, apenas
I e II, apenas
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tendo em vista que o mundo se apresenta atualmente marcado pela necessidade de globalidade, de totalidade e de complexidade, não tendo mais lugar para uma visão pequena ou compartimentalizada de homem e de planeta, assinale a proposta educacional que vem ao encontro destas características do mundo.
Deve ser desenvolvida baseando-se na interdisciplinaridade, focalizando o desenvolvimento da razão.
Necessita assumir uma função mais ampla, comprometida com a formação humana na sua integralidade.
A proposta educacional da escola deve estar voltada para a transmissão dos conteúdos e para a preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Deve prever situações didático-pedagógicas que propiciem ao aluno o pensamento sistêmico, tendo em vista que as situações não podem ser entendidas isoladamente.
Deve oportunizar o desenvolvimento do aluno de forma integral, a partir das dimensões social, emocional, racional e espiritual, tendo em vista que estas dimensões, desenvolvidas de forma equilibrada, fazem da aprendizagem algo pessoal e socialmente significativo para o aluno, propiciando-lhe um sentido para a sua vida.
Observe atentamente a imagem e leia o texto abaixo. .
Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi omaio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que era proibido proibir. Depois, a geração do não bate, que traumatiza. A coisa continuou: Não reprove, que atrapalha. Não dê provas difíceis, pois temos que respeitar o perfil dos nossos alunos. Aliás, prova não prova nada. Deixe o aluno construir seu conhecimento. Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, é o aluno que vai avaliar o professor. Afinal de contas, ele está pagando... E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de novo paradigma, prosseguiu a todo vapor, em vários setores: o bandido é vítima da sociedade, temos que mudar tudo isso que está aí; mais importante que ter conhecimento é ser crítico. Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que o mundo lhes deve algo. Um desses jovens revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar. Ao assassino, corretamente, deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. (Prof. Wildmann é engenheiro, doutor em ciência da computação, professor universitário e cidadão). Podemos dizer que a imagem e o texto acima:
I. Acusam a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa.
II. Acusam os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a revolta dos oprimidos e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas.
III. Acusam os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas.
IV. Acusam a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranquilas, provas de mentirinha, para adequar a avaliação ao perfil dos alunos;
V. Acusam a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I, II e III;
II, III e IV;
III, IV e V;
I, IV e V;
I, II, III, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...