Questões de Pedagogia do ano 2012

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Libâneo (1994) afirma que “dentro da escola há diferenças no modo de conduzir o processo de ensino”. Marque a afirmativa que destaca característica básica de uma escola.

  • A.

    o papel da escola é apenas o de adaptar as crianças ao meio social e a preparação para exercício de uma profissão.

  • B.

    a origem social dos alunos é determinante para o tipo de ensino a ser desenvolvido.

  • C.

    a escola deve garantir o acesso e a permanência do aluno, levando em conta as suas condições específicas.

  • D.

    a transformação da escola depende das instâncias superiores e não dos professores.

  • E.

    não cabe à escola envolver-se com as questões sociais e pessoais do aluno.

  • A.

    reconhecer que todo aluno tem a capacidade de aprender e neste sentido o educador é o responsável final pelo processo de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    considerar que o aluno traz poucos conhecimentos para a escola e neste sentido o educador deve planejar sua aula de maneira detalhada.

  • C.

    possibilitar que o aluno entre em contato com diversas técnicas de produção de conhecimento, para que possam ser desenvolvidas habilidades procedimentais.

  • D.

    considerar o aluno como centro do processo educativo, sendo o educador o facilitador das aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos.

  • E.

    roporcionar conhecimento profissionalizante a todos os alunos para integrar a instituição educativa à sociedade.

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  • A.

    cognitivas e sociais.

  • B.

    lógicas e linguísticas.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    intelectuais e sociais.

  • E.

    afetivas e intelectuais.

Assim sendo, para criar um relacionamento participativo entre a família e a instituição escolar e como parte de uma ética de trabalho, os gestores deveriam ter como objetivos:

  • A.

    acolher e inserir em seus projetos pedagógicos as diferentes culturas da comunidade a qual servem e realizar formalmente julgamentos moralistas ou preconceituosos sobre hábitos e valores da clientela.

  • B.

    reconhecer a importância de inserir o conhecimento familiar nos projetos educativos e dialogar continuamente com os pais sobre o cotidiano da criança na instituição.

  • C.

    delegar aos professores a tarefa de estabelecer a comunicação entre a instituição escolar e a família e instruir funcionários para disseminar, junto aos pais, os padrões da educação escolar.

  • D.

    valorizar o modelo nuclear como arranjo único de família e mais adequado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

  • E. instituir canais de comunicação entre a direção e os pais, promover a valorização da diversidade e a adesão incondicional, por parte da equipe pedagógica, aos valores das famílias e da comunidade.

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas II e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I e IV.

  • E.

    Apenas I e II.

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência escolar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a “ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular”:

  • A.

    regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.

  • B.

    conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.

  • C.

    tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.

  • D.

    organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.

  • E.

    estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.

O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) “Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo.” O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:

  • A.

    interdisciplinares.

  • B.

    pedagógicas.

  • C.

    técnico-pedagógicas

  • D.

    transdisciplinares

  • E.

    multidisciplinares.

AEducação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica (título capítulo II, seção II, Art. 29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. O texto legal marca ainda a complementaridade entre as instituições de Educação Infantil e a família. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil constitui-se em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas de qualidade que possam promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. O referencial curricular nacional para a Educação Infantil com seus eixos de trabalho está agrupado em dois volumes relacionados aos seguintes âmbitos de experiência:

  • A.

    formação pessoal e relacional e conhecimento de mundo.

  • B.

    formação pessoal e relacional e interpretação de mundo.

  • C.

    formação corporal e motora e conhecimento de mundo.

  • D.

    formação pessoal e social e conhecimento de mundo.

  • E.

    formação corporal e motora e interpretação de mundo.

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