Questões de Pedagogia do ano 2012

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O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:

  • A.

    conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.

  • B.

    conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.

  • C.

    conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

  • D.

    conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.

O posicionamento do Secretário Escolar deve:

  • A.

    Problematizar as ações deixando os professores em completo desalento.

  • B.

    Ser consciente, coerente, harmônico e comprometido com a formação político-social-cultural do homem e do cidadão.

  • C.

    Confrontar seu trabalho com as ações docentes, demonstrando ser mais competente e capaz.

  • D.

    Desvalorizar os trabalhos administrativos, como forma de afirmação profissional.

O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:

  • A.

    Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.

  • B.

    Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.

  • C.

    De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.

  • D.

    De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.

Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.

  • A.

    MF = AA – AR – AE – TE + TR.

  • B.

    MF = AA + AR + TR – TE.

  • C.

    MF = MI – AE – TE + TR.

  • D.

    MF = MI + TR + AE – TE.

Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):

  • A.

    Ministério da Educação e Desportos.

  • B.

    Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.

  • C.

    Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.

  • D.

    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

  • E.

    Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?

  • A.

    O ativo e o passivo

  • B.

    O individual e o coletivo

  • C.

    O homogêneo e o heterogêneo

  • D.

    O autoritário e o democrático

  • E.

    O Linear e o cíclico

Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):

  • A.

    Exame Nacional de Cursos (ENC)

  • B.

    Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)

  • C.

    Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

  • D.

    Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)

  • E.

    Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)

A atual estrutura da educação escolar compreende:

  • A.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.

  • B.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.

  • C.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

  • D.

    a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.

  • E.

    a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.

Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:

  • A.

    acolher o aluno.

  • B.

    comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.

  • C.

    comunicar ao ConselhoTutelar.

  • D.

    comunicar apenas ao corpo docente.

  • E.

    guardar segredo.

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

  • A.

    a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.

  • B.

    a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.

  • C.

    um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.

  • D.

    uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • E.

    proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.

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