Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O projeto de educação expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais demanda uma reflexão sobre a seleção de conteúdos, como também exige uma ressignificação, em que a noção de conteúdo escolar se amplia para além de fatos e conceitos, passando a incluir procedimentos, valores, normas e atitudes. Ao tomar como objeto de aprendizagem escolar conteúdos de diferentes naturezas, reafirma-se a responsabilidade da escola com a formação ampla do aluno e a necessidade de intervenções conscientes e planejadas nessa direção. No documento, os conteúdos são abordados em três grandes categorias, são elas, exceto:
conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios.
conteúdos procedimentais que expressam um saber fazer, realizar ações.
conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
conteúdos conceituais, que expressam um saber fazer, realizar ações.
O posicionamento do Secretário Escolar deve:
Problematizar as ações deixando os professores em completo desalento.
Ser consciente, coerente, harmônico e comprometido com a formação político-social-cultural do homem e do cidadão.
Confrontar seu trabalho com as ações docentes, demonstrando ser mais competente e capaz.
Desvalorizar os trabalhos administrativos, como forma de afirmação profissional.
O papel mais importante do Secretário Escolar acredita-se ser:
Atuar de maneira desinteressada, desvinculando- se do contexto social brasileiro.
Desvincular-se das discussões e debates úteis ao processo educativo e ao compromisso profissional.
De agente de mudanças, vencendo os desafios, superando a neutralidade e contagiando os professores que atuam na escola.
De agente das relações internas da escola, mas desvinculada da renovação da prática pedagógica.
Considerando o que cada um dos indicadores educacionais mede, assinale a alternativa que corresponde à operação realizada para definir a matrícula final de um estabelecimento de ensino.
MF = AA AR AE TE + TR.
MF = AA + AR + TR TE.
MF = MI AE TE + TR.
MF = MI + TR + AE TE.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Estudos evidenciam que a questão da Avaliação Institucional nas universidades brasileiras foi problemática discutida pelo movimento docente que, a partir de 1982, inicia um amplo debate coordenado pela(o):
Ministério da Educação e Desportos.
Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior.
Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação.
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A respeito do processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior, pesquisadores apontam que a melhora Institucional realiza-se em dois planos complementares. Quais são esses planos?
O ativo e o passivo
O individual e o coletivo
O homogêneo e o heterogêneo
O autoritário e o democrático
O Linear e o cíclico
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Com relação à trajetória da avaliação Institucional no Brasil, é possível dizer que na concepção de que a avaliação deveria ser utilizada como forma de as Instituições de Ensino Superior prestarem contas à sociedade, dos recursos recebidos e justificarem os investimentos realizados, surgiu, em 1983, a primeira proposta de avaliação da educação superior no Brasil, que foi o(a):
Exame Nacional de Cursos (ENC)
Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG)
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB)
Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU)
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A atual estrutura da educação escolar compreende:
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pela educação infantil e ensino fundamental.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
a educação básica, que é formada pelo ensino fundamental, ensino médio e a educação superior.
a educação básica, que é formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e também a educação superior.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:
acolher o aluno.
comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.
comunicar ao ConselhoTutelar.
comunicar apenas ao corpo docente.
guardar segredo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:
a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.
a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.
um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.
uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...