Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI MEC), são componentes curriculares do âmbito Conhecimento de Mundo da Educação Infantil os seguintes eixos de trabalho:
movimento, música, artes visuais, imagem e fotografia, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática.
linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e desportos, artes e ciências da natureza.
movimento, música, artes visuais, português, matemática e ciências da natureza, educação física e atividades lúdicas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A LBDEN fixa seu efetivo de trabalho escolar em:
600 horas com 180 dias letivos.
800 horas com 200 dias letivos.
550 horas com 145 dias letivos.
280 horas com 100 dias letivos.
700 horas com 190 dias letivos.
Analise a situação hipotética relatada abaixo.
Duas berçaristas, Daniela e Júlia, estavam conversando sobre o que representa a função de cuidar na sua atividade profissional. Daniela defendia a ideia de que o cuidado é uma atividade intuitiva, que se aprimora com o fazer diário, com a experiência e observação. Júlia, embora concordasse com a importância da experiência e da observação, argumentou que o cuidar, principalmente do ponto de vista profissional, é uma atividade que transcende o entendimento prático.
Podemos afirmar que o argumento de Júlia está de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI- MEC/SEF 1998), pois segundo esse documento, para se atingir os objetivos dos cuidados com a preservação da vida e com o desenvolvimento das capacidades humanas, é necessário que as atitudes e os procedimentos estejam:
apoiados em trocas com os profissionais mais experientes, que possuem um conhecimento empírico e podem esclarecer dúvidas e auxiliar na definição de condutas gerais e homogêneas.
direcionados a ações infantis previsíveis e predefinidas, baseadas em princípios comportamentalistas, que devem ser traduzidos emmetas e avaliados periodicamente.
fundamentados nas contribuições teóricas behavioristas, segundo as quais o cuidar é uma atividade subjetiva, que se dá através das trocas simbólicas entre aquele que cuida e aquele que é cuidado.
baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais.
relacionados às concepções filosóficas pós-estruturalistas, segundo as quais a atividade prática é resultado do treinamento e da observação neutra e imparcial da realidade.
Leia:
Tendo como foco o processo de avaliação Simave/Proeb, podemos afirmar, EXCETO:
A Matriz de Referência é formada por um conjunto de descritores que descrevem habilidades, explicitando os dois pontos básicos do que será avaliado: o conteúdo programático e o nível de operação mental desenvolvido no processo de aprendizagem.
No processo de avaliação Simave/Proeb os alunos respondem a testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários contextuais.
Proporciona conhecer especificamente os pontos fracos e fortes da aprendizagem dos alunos, propiciando fundamentação ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).
A Matriz de Referência é um conjunto de indicações norteadoras de estratégias de ensino, substituindo os PCNs e os currículos.
A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.
Marque a alternativa CORRETA:
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 12 e 16 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 18 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade incompletos e adolescente aquela entre 12 e 21 anos de idade.
Criança, pessoa de 12 anos de idade e adolescente aquela entre 13 e 21 anos de idade.
Quanto à proposta dos PCNs, é CORRETO afirmar:
Natureza aberta e inflexível que pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade de ensino e da aprendizagem.
Modelo curricular homogêneo e impositivo que se sobrepõe à diversidade cultural das diferentes regiões do país.
Garantia de que sejam respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas.
Resultado de um processo autocrático, em todas as suas dimensões, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e negociações políticas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 04/2000, relativo às diretrizes operacionais para a Educação Infantil, afirma que:
o planejamento global de cada unidade de Educação Infantil do município deve ser realizado pelos pedagogos e demais especialistas, de acordo com o parecer do Conselho Municipal de Educação, e no prazo estabelecido pela divisão responsável por esta fase e pertencente à Secretaria Municipal de Educação.
a Secretaria Estadual de Educação, em cada estado da federação brasileira, deve elaborar os regimentos escolares pertencentes às Unidades de Educação Infantil, prestando a devida assistência pedagógica, por meio de uma seção destinada à orientação da Educação Infantil, em toda a sua composição.
as creches e a pré-escola são modalidades da Educação Infantil, cabendo, porém, ao município a responsabilidade de oferecer apenas a primeira etapa.
a proposta pedagógica, base indispensável que orienta as práticas de cuidado e educação das instituições de Educação Infantil e a relação com suas famílias, deve ser concebida, desenvolvida e avaliada pela equipe docente, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos referidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
o projeto político-pedagógico das unidades educacionais voltadas para a Educação Infantil deve ser elaborado pela equipe docente de maior tempo de trabalho na instituição, porque os novatos não têm saber e prática suficientes que só serão adquiridos no processo de seu estágio probatório, dependendo, ainda da sua estabilidade no cargo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na unidade de Educação Infantil, por mais cuidados com as crianças, por parte dos educadores presentes, surgem situações que exigem os primeiros socorros. Num primeiro momento, algumas regras devem ser observadas. São elas:
providenciar um calmante para a criança porque, inevitavelmente, estará chorando; realizar, imediatamente, o curativo, e depois colocar a criança no quarto para dormir até o horário de ser enviada para a sua residência.
pedir para toda a turma sair da sala de aula, porque a criança terá que ficar sozinha, e assim, evitará barulhos e algazarra próprios dos alunos. Telefonar, imediatamente, para a casa do aluno e avisar o acontecido.
manter a calma e tentar acalmar a criança; avaliar o local e afastá-la de novos perigos; chamar a ajuda de profissional competente tecnicamente, e, enquanto aguarda, iniciar os primeiros socorros, de acordo com os seus limites e conhecimentos das técnicas de atendimento.
providenciar transporte, imediatamente, para levar a criança até a sua casa, porque a Escola não é uma unidade de saúde e pronto atendimento, cabendo a responsabilidade da providência dos primeiros socorros à família.
sentar a criança numa cadeira, fazer com que a criança pare de chorar, examiná-la, a fim de reconhecer qual o tipo de lesão; em seguida, dar um banho morno para acalmar a criança, depois darumcomprimido analgésico.
O desenvolvimento de capacidades do aluno é um(a)
eixo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
obrigação exclusiva dos pais.
compromisso isolado do aluno.
linha de atendimento que existe somente em escolas especiais.
linha pedagógica sem relação com a realidade.
Com base na Lei Orgânica do Município - CAPÍTULO III DA CULTURA, DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO analise os artigos abaixo:
I - Art. 177 - O Município estimulará o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, observado o disposto na Constituição Federal;
II - Art. 181 - O dever do Município com a educação será efetivado, mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente, na rede regular de ensino;
III- Art. 182 - O ensino oficial do Município será gratuito em todos os seus níveis e atuará prioritariamente no ensino fundamental e préescolar;
IV- Art. 183 - O ensino é livre à iniciativa privada, atendida as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais de educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade, pelos órgãos competentes;
V- Art. 185 - O Município manterá o professorado municipal em nível econômico, pedagógico, social e moral a altura de suas funções.
Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...