Questões de Pedagogia do ano 2012

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Considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta:

 I – A reflexão filosófica sobre a educação permite a compreensão dos valores que direcionam a prática educacional.

II – Permite exclusiva e unicamente a desenvolver o senso crítico.

III – A filosofia é o corpo de entendimento que compreende e direciona a existência humana.

IV – Não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados no ambiente da educação.

Estão corretas:

  • A.

    I e III

  • B.

    II e IV

  • C.

    I e II

  • D.

    II e III

  • E.

    I e IV

Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de

  • A.

    restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.

  • B.

    preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.

  • C.

    atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.

  • D.

    incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.

  • E.

    propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

  • A.

    a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.

  • B.

    a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.

  • C.

    a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.

  • D.

    a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.

  • E.

    o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

Sobre a imagem abaixo pode-se concluir que:

  • A.

    a educação pode caminhar sozinha;

  • B.

    a família é um grupo primário e a educação tem que partir dela;

  • C.

    a família é um grupo secundário e a educação não precisa partir dela;

  • D.

    a escola não precisa da família para educar as crianças;

  • E.

    a escola é o ponto fundamental para unir a família.

Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:

  • A.

    vocacional e profissional.

  • B.

    pedagógica e profissional.

  • C.

    vocacional e psicossocial.

  • D.

    vocacional e educacional.

  • E.

    psicológica e profissional.

A participação dos pais no cotidiano da escola é

  • A.

    invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.

  • B.

    eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.

  • C.

    restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.

  • D.

    desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.

  • E.

    esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.

Tendo como referência a construção do PPP, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Eliminação das relações verticalizadas entre a escola e os dirigentes educacionais.

( ) Realização de trabalho padronizado, repetitivo e mecânico, desconsiderando as diferenças entre os agentes educativos.

( ) O currículo se restringe ao cumprimento das atividades do livro didático, que passa a ser utilizado como um fim e não um meio.

( ) A elaboração do PPP possibilita aos profissionais da educação e aos alunos a vivência do processo democrático.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    V, F, F, V.

  • B.

    F, F, F, V.

  • C.

    V, F, V, V.

  • D.

    F, V, V, F.

A respeito do projeto político pedagógico:

I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.

II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.

III – O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.

IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.

Assinale:

  • A.

    Se apenas I, II e III estiverem corretas.

  • B.

    Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.

  • C.

    Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.

  • D.

    Se todas estiverem corretas.

Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:

I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;

II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que “o tempo vai ensinar o aluno”.

III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.

IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.

Assinale somente as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    II e III;

  • C.

    I, III e IV;

  • D.

    I, II e IV;

  • E.

    I e IV.

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:

  • A.

    docentes.

  • B.

    familiares.

  • C.

    complementares.

  • D.

    discentes.

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