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Considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta:
I A reflexão filosófica sobre a educação permite a compreensão dos valores que direcionam a prática educacional.
II Permite exclusiva e unicamente a desenvolver o senso crítico.
III A filosofia é o corpo de entendimento que compreende e direciona a existência humana.
IV Não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados no ambiente da educação.
Estão corretas:
I e III
II e IV
I e II
II e III
I e IV
Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de
restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.
preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.
atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.
incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.
propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
Sobre a imagem abaixo pode-se concluir que:
a educação pode caminhar sozinha;
a família é um grupo primário e a educação tem que partir dela;
a família é um grupo secundário e a educação não precisa partir dela;
a escola não precisa da família para educar as crianças;
a escola é o ponto fundamental para unir a família.
Pedagogia - Relação aluno, professor e família - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Educadores, alunos e famílias manifestam suas preocupações em relação ao momento de opção do curso superior que ocorre no período da adolescência. A orientação profissional, numa proposta renovadora, aponta para um trabalho de parceria família e escola na facilitação da opção dos jovens adolescentes. Nas escolas, o trabalho de orientação profissional pode acontecer dentro do currículo exigindo, para tal, a formulação de um plano de orientação:
vocacional e profissional.
pedagógica e profissional.
vocacional e psicossocial.
vocacional e educacional.
psicológica e profissional.
A participação dos pais no cotidiano da escola é
invasiva, pois os alunos acabam se dispersando de suas atividades diárias.
eventual, pois a maioria dos pais trabalha e não pode estar continuamente na escola.
restrita aos momentos de reunião de pais e mestres ou individuais.
desejada, pois espera-se que os pais interfiram nas atividades de seus filhos.
esperada, mas deve estar vinculada diretamente aos objetivos e ações da escola.
Tendo como referência a construção do PPP, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Eliminação das relações verticalizadas entre a escola e os dirigentes educacionais.
( ) Realização de trabalho padronizado, repetitivo e mecânico, desconsiderando as diferenças entre os agentes educativos.
( ) O currículo se restringe ao cumprimento das atividades do livro didático, que passa a ser utilizado como um fim e não um meio.
( ) A elaboração do PPP possibilita aos profissionais da educação e aos alunos a vivência do processo democrático.
A sequência CORRETA, de cima para baixo é:
V, F, F, V.
F, F, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
A respeito do projeto político pedagógico:
I - Com planejamento, fica bem claro o que se pretende e o que deve ser feito para se chegar aonde se quer. Um bom Projeto Político Pedagógico dá segurança à escola. Escolhemse as melhores estratégias o que facilita seu trabalho, pois o mesmo está fundamentado no Projeto que norteia toda Unidade Escolar.
II - O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
III O projeto político pedagógico deve ser elaborado com a participação de todos os segmentos inseridos no âmbito escolar.
IV - É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
V - A relevância de um projeto escolar consiste no planejamento que, evita improvisação, serviço malfeito, perda de tempo e de dinheiro.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
Paulo Freire fala da utopia como uma possibilidade, como uma necessidade fundamental do ser humano. Para ele, o amanhã, para cuja realização se luta, implica necessariamente no sonho e na utopia. A partir do texto analise os procedimentos a serem seguidos pelo Supervisor Escolar, apresentados a seguir:
I. Ele deve estar atento a todo discurso fatalista que reduza a educação a um amontoado de técnicas que transformam os educadores em repetidores;
II. Ele deve identificar a ideologia que domina a fala dos professores sobre o modo acomodado de lidar com a educação, de que o tempo vai ensinar o aluno.
III. Ele deve estar atento à ética difundida pelo neoliberalismo que estabelece a diminuição das verbas para o ensino fundamental.
IV. Ele deve estar ligado naqueles que se recusam a aceitar a acomodação e não deixam morrer em si o ideal da educação.
Assinale somente as afirmativas corretas:
I, II e III;
II e III;
I, III e IV;
I, II e IV;
I e IV.
O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação. Mais do que saber elaborar um plano, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa as concepções teóricas que sustentam suas atividades:
docentes.
familiares.
complementares.
discentes.
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