Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação escolar não acontece em momentos isolados do trabalho pedagógico. Ela o inicia, permeia todo o processo e o conclui. Portanto, consiste
em verificar o desempenho através de situações previamente organizadas como provas/ testes que acontecem mensalmente.
em avaliar e mensurar o desenvolvimento do aluno em um dia específico.
na integralidade. A avaliação analisa todas as dimensões do comportamento, considerando o aluno como um todo.
em determinar, essencialmente, em que medida os objetivos educacionais estão sendo realmente alcançados pelo programa do currículo e do ensino em uma prova específica.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O projeto educativo escolar fundamenta-se na ideia de organização da ação de modo _____________, conduzida pela intencionalidade e dominada pela capacidade de prever, antecipar, intervir e transformar em ____________ a situação desejada. O projeto educativo da escola é um documento de planificação da ação educativa, de amplitude integral, de duração de ___________ prazo e de natureza geral e estratégica.assistencialista/ educação/ médio
abrangente/ ensino/ curto
estratégico/ realidade/ longo
neutro/ aprendizagem/ curto
Em relação ao conceito de letramento, analise as assertivas abaixo.
I. Letramento é a ação de ler e escrever, é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. II. O indivíduo domina a leitura, ou seja, não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização. III. Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado. IV. O letramento é o estado no qual o indivíduo ainda não interpreta ou compreende corretamente o que lê. É correto o que se afirma emII e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, apenas.
Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado. ( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos. ( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.V/ V/ F/ V
F/ F/ V/ F
V/ F/ V/ F
F/ F/ V/ V
Na educação, a identidade é um conceito do qual faz parte a ideia
de um instrumento básico da comunicação e representação dos alunos e é o que os identifica como tal.
de aspectos comunicativos da língua escrita, que serve para o conhecimento, e da língua falada, que é indispensável para as trocas de informações.
do uso que a criança faz da linguagem para fornecer vários indícios quanto ao processo de diferenciação entre o eu e o outro.
de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir e de pensar e da história pessoal.
Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em
I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
A prática de avaliação aplicadas nas escolas tem a função de
classificar os alunos com base em avaliações sistemáticas.
diagnosticar, para que o professor olhe aquilo que o aluno produziu, percebendo o que ele já sabe e identificando que tipo de informação é necessária para que seu conhecimento avance no processo de aprendizagem.
realizar um julgamento de valor, como forma de castigo pelo desempenho inadequado que os alunos atingem.
enquadrar os indivíduos nos parâmetros previamente estabelecidos.
Sobre a mediação do professor no processo de construção da escrita, assinale a alternativa correta.
Um professor competente ensina e não fica apenas mediando conflitos.
Na relação professor-aluno, o professor sabe mais e deve dizer ao aluno quando este erra, sem receios.
A mediação do professor na escrita não surte efeitos positivos quando a ação do aluno não interage com as ações dele.
A atuação do professor é parte essencial no que se refere à mediação e planejamento da ação pedagógica.
Em relação à psicogênese da língua escrita, é correto afirmar que
I. são estudos experimentais que envolvem crianças de diversos meios sociais em diferentes países, mas prevalecendo a base tradicional. II. retrata o papel ativo do sujeito no processo de elaboração individual da escrita. III. consiste em supor que é necessária uma série de processos de reflexão sobre a linguagem para passar a uma escrita constituída. IV. tem por objetivo explicar como se dá o processo através do qual a escrita se constitui em objeto de conhecimento para a criança. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I, II, e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que
I. em seu sentido integral, é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. II. os jogos permitem que a criança realize tudo que desejar. Quando entretido em um jogo, o indivíduo é quem quer ser, ordena o que quer ordenar, decide sem restrições. III. os jogos impõem o controle dos impulsos, a aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas. IV. os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente. É correto o que está contido emI, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...