Questões de Pedagogia do ano 2012

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  • A.

    é fundamental a superação da organização taylorista/ fordista para que o gestor possa tornar-se o centro das decisões escolares.

  • B.

    a superação do modelo taylorista/fordista é fundamental à construção do projeto pedagógico pelos professores.

  • C.

    a construção do projeto pedagógico deve envolver toda comunidade escolar, com objetivo de superar a divisão entre concepção e execução, para construir a autonomia na escola.

  • D.

    a construção do projeto pedagógico por professores, alunos e demais funcionários administrativos leva à superação do modelo taylorista/fordista.

  • E.

    cabe ao gestor a concepção e aos professores e funcionários administrativos a execução.

  • A.

    prática de gestão participativa, organização regrada da rotina escolar e o estabelecimento do planejamento de curso.

  • B.

    participação na construção do Projeto Pedagógico da escola, relacionamento unilateral com professores e criação de regras disciplinares.

  • C.

    definição de objetivos claros discutidos com a equipe escolar, respeito à diversidade e prática de gestão participativa.

  • D.

    organização do plano de trabalho para uma escola de qualidade, definição de objetivos claros e relacionamento de ordem com a comunidade.

  • E.

    prática da gestão participativa, elaboração de regras de conduta aos alunos e professores e organização das festas escolares para arrecadação de fundos.

Segundo Luck e outros, “A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.”

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar

  • B.

    competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir

  • C.

    atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir

  • D.

    participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir

  • E.

    competência única ... participação ... colaboração ... organizar

Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.

Esses autores sugerem como áreas de atuação:

  • A.

    o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.

  • B.

    o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.

  • C.

    seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.

  • D.

    valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.

  • E.

    planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que

  • A.

    a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público.

  • B.

    as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar.

  • C.

    a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada.

  • D.

    a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio.

  • E.

    atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.

Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando

  • A.

    se leva em conta o contexto e a cultura do local.

  • B.

    os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.

  • C.

    há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.

  • D.

    há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.

  • E.

    existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.

Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:

I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);

II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;

III. uso de novas abordagens de ensino;

IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;

V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

  • A.

    assegurar a transparência das informações, cumprindo assim dois requisitos básicos da democracia: a ampla disseminação dos resultados obtidos e a permanente prestação de contas à sociedade.

  • B.

    manter sob controle do governo federal as políticas educacionais implementadas pelos estados e municípios, possibilitando que estes façam o monitoramento das escolas.

  • C.

    assegurar ao governo federal o controle sobre as políticas públicas educacionais.

  • D.

    adequar as políticas educacionais dos estados e municípios às determinações do Ministério da Educação, para que as escolas tenham maior autonomia na gestão administrativa e pedagógica.

  • E.

    manter o governo federal bem informado sobre a destinação de verbas para os estados e os municípios.

Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:

I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;

II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;

III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;

IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

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