Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
é fundamental a superação da organização taylorista/ fordista para que o gestor possa tornar-se o centro das decisões escolares.
a superação do modelo taylorista/fordista é fundamental à construção do projeto pedagógico pelos professores.
a construção do projeto pedagógico deve envolver toda comunidade escolar, com objetivo de superar a divisão entre concepção e execução, para construir a autonomia na escola.
a construção do projeto pedagógico por professores, alunos e demais funcionários administrativos leva à superação do modelo taylorista/fordista.
cabe ao gestor a concepção e aos professores e funcionários administrativos a execução.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
prática de gestão participativa, organização regrada da rotina escolar e o estabelecimento do planejamento de curso.
participação na construção do Projeto Pedagógico da escola, relacionamento unilateral com professores e criação de regras disciplinares.
definição de objetivos claros discutidos com a equipe escolar, respeito à diversidade e prática de gestão participativa.
organização do plano de trabalho para uma escola de qualidade, definição de objetivos claros e relacionamento de ordem com a comunidade.
prática da gestão participativa, elaboração de regras de conduta aos alunos e professores e organização das festas escolares para arrecadação de fundos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Luck e outros, A participação, em seu sentido pleno, caracteriza-se por uma força de ________ , pela qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem o seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua ________ e de seus resultados, poder esse resultante de sua ________ e vontade de compreender, ________ e agir em torno de questões que lhe são afetas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.solidariedade mútua ... cultura ... participação ... integrar
competência recíproca ... colaboração ... participação ... decidir
atuação consciente ... cultura ... competência ... decidir
participação mútua ... solidariedade ... competência ... decidir
competência única ... participação ... colaboração ... organizar
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Libâneo e outros (2003), as formas de atuação e da organização e da gestão das escolas favorecem o alcance dos objetivos pedagógicos por ela delineados.
Esses autores sugerem como áreas de atuação:o planejamento técnico-pedagógico, a avaliação e a escolha de políticas administrativas sólidas.
o planejamento e o projeto pedagógico curricular, as práticas de gestão técnico-administrativas e pedagógicas e a avaliação institucional.
seleção adequada dos procedimentos de ensino-aprendizagem e dos processos avaliativos.
valorização da equipe pedagógico-administrativa, organização e desenvolvimento de técnicas atualizadas de gestão e de currículo.
planejamento teórico-prático dos procedimentos curriculares, organização administrativo-pedagógica e valorização da equipe profissional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a falhas psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.
Nessa perspectiva, está correto afirmar quea vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público.
as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar.
a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada.
a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio.
atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Fullan (2009), para um número cada vez maior de pessoas que tentam adotar mudanças educacionais, a impossibilidade está se tornando uma palavra mais corriqueira. A principal razão para a impossibilidade de realização de mudanças na escola ocorre quando
se leva em conta o contexto e a cultura do local.
os agentes que tomam decisões desconhecem as situações que os possíveis implementadores enfrentam.
há uma visão para proporcionar clareza e energia para promover a mudança.
há um entendimento das realidades múltiplas do processo de reestruturação dos órgãos centrais.
existe forte convicção sobre a necessidade de mudança institucional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Fullan (2009), usando como exemplo a mudança na sala de aula, pois esse nível é mais próximo do ensino e da aprendizagem, afirma que a inovação é multidimensional e que existem três dimensões em jogo na implementação de mudanças significativas. São dimensões necessárias:
I. uso de materiais novos ou revisados (recursos instrucionais como matérias ou tecnologias curriculares);
II. utilização de novas formas de comunicação entre os integrantes da equipe escolar;
III. uso de novas abordagens de ensino;
IV. subjetivação da mudança social, pelo agente de mudança;
V. alteração de crenças (teorias pedagógicas subjacentes a certas políticas ou programas novos).
Está correto apenas o contido em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:
I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;
II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;
III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;
IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.
Estão corretas apenas as afirmativas
I e II.
I e III.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
assegurar a transparência das informações, cumprindo assim dois requisitos básicos da democracia: a ampla disseminação dos resultados obtidos e a permanente prestação de contas à sociedade.
manter sob controle do governo federal as políticas educacionais implementadas pelos estados e municípios, possibilitando que estes façam o monitoramento das escolas.
assegurar ao governo federal o controle sobre as políticas públicas educacionais.
adequar as políticas educacionais dos estados e municípios às determinações do Ministério da Educação, para que as escolas tenham maior autonomia na gestão administrativa e pedagógica.
manter o governo federal bem informado sobre a destinação de verbas para os estados e os municípios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:
I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;
II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;
III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;
IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...