Questões de Pedagogia do ano 2012

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Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)

  • A.

    pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida.

  • B.

    sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes.

  • C.

    educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação.

  • D.

    intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor.

  • E.

    confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização.

  • A.

    ambiente ... frequentes ... aceitar ... forma

  • B.

    currículo ... constantes ... entender ... ponto

  • C.

    espaço ... corriqueiras ... verificar ... forma

  • D.

    cotidiano ... complexas ... identificar ... fonte

  • E.

    cotidiano ... complicadas ... aceitar ... fonte

Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela

  • A.

    reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos.

  • B.

    abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época.

  • C.

    reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária.

  • D.

    assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.

  • E.

    assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.

  • A.

    1 – a; 2 – b; 3 – c.

  • B.

    1 – b; 2 – c; 3 – a.

  • C.

    1 – c; 2 – a; 3 – b.

  • D.

    1 – c; 2 – b; 3 – a.

  • E.

    1 – b; 2 – a; 3 – c.

Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: “É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.”

Essa experiência revela que

  • A.

    os indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.

  • B.

    a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.

  • C.

    a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.

  • D.

    cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.

  • E.

    a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.

Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:

“[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação”.

Nesse texto, a autora denuncia que

  • A.

    o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros.

  • B.

    a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões.

  • C.

    a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos.

  • D.

    apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários.

  • E.

    com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos.

De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso

  • A.

    a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.

  • B.

    plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.

  • C.

    a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.

  • D.

    o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.

  • E.

    promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.

O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:

  • A.

    participação

  • B.

    inovação

  • C.

    antecipação

  • D.

    ação.

  • E.

    expressão.

Segundo Campbell (2009), “A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida”.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:

  • A.

    educação e autonomia.

  • B.

    ética e moral.

  • C.

    educação e inclusão.

  • D.

    ética e autonomia.

  • E.

    dignidade e oportunidade.

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