Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma proposta de educação em direitos humanos que tenha como eixo a recuperação do valor da vida, segundo Candau e outros, deve envolver o(a)
pedagogia da indignação, o saber construído sobre os direitos humanos e o reconhecimento da vida.
sistematização de práticas coletivas que valorizam a vida em situações emergentes.
educação em direitos humanos com liderança da equipe gestora associada à prática da indignação.
intercâmbio e o diálogo sobre o potencial da vida para reconhecimento do seu valor.
confronto entre experiências diversas provenientes da indignação e prática da sensibilização.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
ambiente ... frequentes ... aceitar ... forma
currículo ... constantes ... entender ... ponto
espaço ... corriqueiras ... verificar ... forma
cotidiano ... complexas ... identificar ... fonte
cotidiano ... complicadas ... aceitar ... fonte
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o pensamento do professor Azanha (1993), a democracia interna e a autonomia da escola são condições necessárias para que ela
reproduza procedimentos a partir de diretrizes, normas ou critérios administrativos.
abandone sua tarefa de captar valores e sentimentos de uma época.
reproduza o espaço e a conveniência da participação comunitária.
assuma o papel de produção de conhecimento e criatividade.
assuma a tarefa de defender e adotar a uniformidade pedagógica.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
1 a; 2 b; 3 c.
1 b; 2 c; 3 a.
1 c; 2 a; 3 b.
1 c; 2 b; 3 a.
1 b; 2 a; 3 c.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.
Essa experiência revela queos indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.
a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.
a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.
cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.
a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo estudos e análises dos registros em atas de reuniões de colegiado, em escolas públicas, Abranches (2003) declara:
[...] percebe-se que, na maioria das vezes, essas demandas partem da escola. A pauta apresentada pela diretora e presidente do colegiado vem pronta para a reunião e sem questões trazidas pela comunidade [...] a direção já apresenta uma planilha de gastos e de um valor predefinido para a contribuição dos pais, submetendo apenas a aprovação.
Nesse texto, a autora denuncia que
o Colegiado constitui um espaço de implantação democrática, pois todos os segmentos participam igualmente dos encontros.
a transição do processo de centralização de decisões para um movimento descentralizado ainda não ocorreu e os professores apresentam descrença diante do poder dos pais na deliberação de decisões.
a descentralização do poder na escola vem indicando a participação mais ativa de pais, professores, equipe gestora e representação de alunos.
apesar da burocracia, as resoluções tomadas nos colegiados se referem à opinião fornecida pelos pais e responsáveis comunitários.
com a ampliação do interesse dos pais em participação dos Colegiados, verifica-se a divisão de responsabilidade igualitária entre todos os envolvidos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Abranches (2003), a Conferência Mundial sobre Educação para todos, em 1990, em Jontiem, na Tailândia, com a participação de 155 países, deixou como compromisso
a elaboração de um documento em 2010, caracterizando as propostas educacionais e as diretrizes governamentais.
plano decenal de educação para todos, que definiu novas modalidades educativas e governamentais.
a garantia da educação básica a todas crianças, jovens e adultos e a promoção da equidade.
o direcionamento de novos padrões de gestão, possibilitando a organização de um trabalho didático pedagógico de qualidade.
promover um ensino de qualidade, priorizando uma ampla interação com a comunidade.
O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:
participação
inovação
antecipação
ação.
expressão.
Segundo Campbell (2009), A cidadania plena só é alcançada quando o cidadão possui condições de exercer os seus direitos, e esta condição é dada pelo domínio da leitura e da escrita, que ainda lhe garante melhor qualidade de vida.Aprender a ler e a escrever é direito de todo cidadão, pois só assim pode fazer valer sua opinião, só assim ele exerce papel social emseu Pais, e esta é uma questão de:
educação e autonomia.
ética e moral.
educação e inclusão.
ética e autonomia.
dignidade e oportunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...