Questões de Pedagogia do ano 2012

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Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas

I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;

II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;

III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,

  • A.

    cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.

  • B.

    com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.

  • C.

    uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.

  • D.

    é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.

  • E.

    não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.

Os estudos sobre o bullying na escola, realizados por Beaudoin e Taylor (2006), mostram a importância de ações preventivas para evitar comportamentos agressivos e de violência entre os alunos e entre alunos e professores. As escolas são apresentadas como último berço da socialização para as crianças, e o ensino, uma das profissões mais sociais para os adultos. Entretanto, dentro da escola, crianças e adultos revelam uma profunda sensação de afastamento e de isolamento, que se intensifica ainda mais pelas inúmeras possibilidades de relacionamento.

Para as autoras,

  • A.

    a construção de vínculos significativos de alunos com seus colegas e com os professores na escola impede o surgimento de sérios problemas entre os alunos, como as brigas, a competição, o desrespeito e o bullying, além de evitar o tédio.

  • B.

    o estabelecimento de normas e a exigência rigorosa do seu cumprimento afastam os alunos mal intencionados de eventuais atitudes agressivas. Essas normas devem ser declaradas a todos para evitar que aleguem desconhecimento.

  • C.

    a divulgação de penalidades aplicadas em alunos que apresentam comportamento agressivo é fundamental para eliminar esse tipo de atitude dentro da escola. Essa ação inibidora da agressividade deve ser aplicada pelo colegiado da escola.

  • D.

    o bullying só se resolverá a partir de encontros de estudos entre pais e mestres que, juntos, buscam uma solução para o problema com ajuda de psicólogo.

  • E.

    faz-se necessário programar exercícios, com um roteiro previamente estabelecido e avaliado por especialista, para desenvolver vínculos significativos entre alunos e entre esses e o professor.

A cultura é como água: compõe cada célula de nossa existência. É insípida, invisível, intangível, e, ainda assim, tudo está embebido nela. (Beaudoin e Taylor)

As autoras, estudiosas do fenômeno conhecido como bullying, apresentam a tese de que a cultura

  • A.

    promove mudanças no indivíduo, atenuando o comportamento agressivo daqueles que passam por uma evolução cultural, o que resulta em uma sociedade mais pacífica, refletindo também em comportamento menos agressivo dos alunos na escola.

  • B.

    limita as opções de solução para situações problemáticas, pois o pensamento do indivíduo está sujeito a um filtro cultural daquilo que é aceitável em um contexto específico.

  • C.

    expande as opções da sociedade, pois traz novos elementos e criatividade na solução contra comportamentos agressivos.

  • D.

    gera possibilidades na sociedade de capitalismo avançado, pela facilidade que esta oferece ao acesso a instrumentos e meios de combater a violência.

  • E.

    exige normas para o convívio social, o que inibe a incidência de situações de agressão e de violência dentro da escola.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar

  • A.

    situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.

  • B.

    projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.

  • C.

    exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.

  • D.

    momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

  • E.

    atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.

Um coordenador pedagógico, ao analisar esse mapa, com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, considerou acertadamente que

  • A.

    os alunos estão avançando em suas hipóteses, cada qual conforme seu ritmo de aprendizagem.

  • B.

    grande parte das crianças dessa turma deve apresentar problemas de aprendizagem, cabendo, portanto, encaminhamento ao especialista.

  • C.

    as sondagens foram realizadas em datas muito próximas, não proporcionando o tempo necessário para diagnosticar o avanço de uma hipótese para a outra.

  • D.

    as crianças apresentam uma homogeneidade de conhecimentos que acaba prejudicando o crescimento da turma, pois não há troca de informações, dificultando o processo de aprendizagem.

  • E.

    as atividades que foram planejadas não colaboraram para que as crianças pudessem avançar em seus conhecimentos sobre a leitura, a escrita e a comunicação oral.

  • A.

    Caso I: o professor deve insistir com a criança que não é com X que se escreve, mas com CH, e que o K nem existe no nosso alfabeto, devendo-se usar o CA.

  • B.

    Caso II: deixar que a criança descubra sozinha, por meio de suas interações com o meio, a forma correta de escrever, mesmo porque ela já está conseguindo se comunicar.

  • C.

    Caso II: fazer a correção imediata da palavra, para que não seja memorizada, tendo em vista que a criança já tem o domínio da base alfabética.

  • D.

    Caso I: o professor deve criar situações nas quais a criança possa pôr em jogo sua hipótese sobre a escrita, ajudando a transformar suas ideias.

  • E.

    Casos I e II: o professor deve ensinar a forma correta de escrever a palavra, tomando o cuidado de não desestabilizar o conhecimento que a criança construiu.

Durante uma reunião de pais, a professora Fátima, do 4.º ano do Ensino Fundamental, foi questionada por uma das mães sobre o motivo pelo qual as crianças eram organizadas em duplas de trabalho. Antes que pudesse responder, outra mãe interveio, alegando não ser esta a melhor forma de organização. Diante dos questionamentos e com fundamento no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor da 3.ª série – Ciclo I, a professora defendeu essa forma de organização, argumentando, acertadamente, que a função das duplas é

  • A.

    garantir que todos façam as atividades corretamente.

  • B.

    fazer com que os amigos fiquem juntos, garantindo um clima harmonioso na turma.

  • C.

    favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar em seus conhecimentos.

  • D.

    mesclar aqueles alunos que já dominam a base alfabética com aqueles que ainda estão numa hipótese inicial do sistema de escrita.

  • E.

    agrupar os alunos que possuem níveis de conhecimentos iguais, para que juntos, e em colaboração, avancem em suas hipóteses.

Analise as práticas de professoras do 2.º ano do Ensino Fundamental, no primeiro semestre do ano letivo.

I. Marta tem como prática registrar a organização da rotina diária da turma na lousa. Ela começa escrevendo a rotina para os alunos, lendo em voz alta, enquanto escreve e explica qual será a primeira atividade, qual será a atividade realizada na sequência, quais as atividades do dia são diferentes das atividades da aula anterior, registrando também o dia da semana e o mês, informando que são utilizados números para escrever a data.

II. Bia escreve diariamente a rotina na lousa, antes da chegada da turma, a fim de ganhar tempo. Assim que as crianças chegam, Bia lê as atividades que serão desenvolvidas, bem como o dia da semana, o dia do mês e o ano, ressaltando que estes dados são registrados com números e não com letras. Ao terminar sua exposição, pede que as crianças copiem em seus cadernos a rotina, começando a desenvolver as tarefas do dia, após o término da cópia.

III. Simone faz questão de que seus alunos comecem as atividades do dia escrevendo o nome da escola, a data, o nome da professora e o próprio nome, de preferência, completo. Pede ainda para que as crianças copiem da lousa as atividades que serão desenvolvidas no dia. Assim que todas terminam de copiar, faz uma leitura compartilhada das atividades previstas.

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série, a organização da rotina diária e a comunicação das atividades do dia podem se transformar em boas situações de aprendizagem, voltadas para o processo de aprendizagem de leitura e escrita, pois envolvem a produção de textos pelo professor e também a leitura desses mesmos textos pelos alunos.

Dentre as práticas apresentadas, identifique a(s) que está(ão) de acordo com as concepções presentes no referencial teórico em questão.

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

  • A.

    não domina o sistema de escrita alfabético. Pouco adiantará o professor intervir, pois o aluno precisa realizar uma construção conceitual.

  • B.

    escreve alfabeticamente, mas ainda não domina várias questões que serão resolvidas com o tempo, não cabendo intervenções pontuais.

  • C.

    domina o princípio alfabético, porém apresenta vários erros, que devem ser corrigidos um a um, solicitando que a criança em seguida reescreva o texto, corrigido.

  • D.

    escreve alfabeticamente, porém com alguns erros que devem ser utilizados como fonte de informação para pautar o planejamento do que ainda precisa ser ensinado.

  • E.

    está começando a compreender a escrita alfabética. Dessa forma, nenhuma intervenção é indicada, pois o aluno pode perder a disponibilidade para produzir textos completos e coerentes.

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