Questões de Pedagogia do ano 2012

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Conforme os estudos de Piaget sobre dever moral, uma criança quando julga mais culpado alguém que tenha quebrado dez copos sem querer do que alguém que somente tenha quebrado um durante uma ação ilícita, julgando o aspecto exterior da ação e não a intencionalidade desta, está na fase

  • A.

    da heteronomia social.

  • B.

    da autonomia moral.

  • C.

    do realismo moral.

  • D.

    do juízo moral.

  • E.

    da anomia social.

Uma professora propôs aos seus alunos do 3.º ano do Ensino Fundamental uma atividade matemática com uso da calculadora. Para isso, dividiu a turma em duplas. A professora então ditou dois números e pediu para que os alunos registrassem na calculadora. Em seguida, pediu para que eles formassem todos os números possíveis com esses dois dígitos. Propôs então uma discussão nas duplas: Qual dos números formados é maior? Qual é menor? A cada resposta, os alunos precisavam justificar suas afirmações.

É correto afirmar que o uso da calculadora nessa tarefa é

  • A.

    tão dispensável quanto o seu uso em outras atividades matemáticas, pois faz com que o aluno se acomode na utilização de recursos para resolver situações-problema.

  • B.

    desaconselhável nesse momento da aprendizagem. A criança primeiro tem que aprender a pensar, a resolver seus problemas, para depois fazer uso desse tipo de recurso.

  • C.

    indispensável, não só nesta atividade, mas em todas, por se tratar de um recurso motivacional de que o professor pode lançar mão para tornar as aulas de matemática mais atraentes.

  • D.

    desnecessário, tendo em vista que a mesma proposta pode ser aplicada sem o uso desse equipamento, além de tornar as crianças dependentes da máquina.

  • E.

    importante para que o aluno reflita sobre o que sabe a respeito da escrita de números.

Conforme Zabala (in Coll, 2006), o conteúdo que está sendo trabalhado nessa atividade, prioritariamente, é de natureza

  • A.

    factual.

  • B.

    atitudinal.

  • C.

    conceitual.

  • D.

    procedimental.

  • E.

    usual.

É correto afirmar que a atividade tem como objetivo principal fazer o aluno

  • A.

    utilizar estratégias de seleção, antecipação e verificação.

  • B.

    avançar no conhecimento da escrita ao escrever conforme sua hipótese.

  • C.

    ampliar o seu repertório com informações sobre a vida marinha.

  • D.

    refletir sobre o sistema ortográfico.

  • E.

    participar de uma situação de escrita coletiva.

Pelo que foi ilustrado na rotina da aula da situação 3, a professora – conforme Onrubia (in Coll, 2006) – em sua prática

I. possibilita a participação de todos os alunos nas diferentes atividades e tarefas, mesmo que não tenham habilidades e competências adequadas;

II. estabelece um clima de relacionamento afetivo e emocional baseado na confiança, na segurança e na aceitação mútuas;

III. estabelece relações constantes e explícitas entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios dos alunos;

IV. desconhece a importância da interação entre alunos/ professor e alunos/alunos para possibilitar o processo de avanço na Zona de Desenvolvimento Proximal.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

É correto afirmar que, conforme La Taille (1992), a(s) situação(ões) que apresenta(m) elemento(s) que pode(m) contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação está(ão) presente(s) apenas em

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    1 e 2.

  • E.

    2 e 3.

A sociedade e a escola inclusivas, como ideais, têm angariado simpatias dos pais, dos educadores e da sociedade em geral. Afinal, o movimento de não excluir está implícito nos ideais democráticos, aceitos e proclamados universalmente. No entanto, a história das ideias sobre educação deixa evidente que pouco ou nada tinha de inclusiva, seja em termos da universalização do acesso, seja em termos da qualidade do que era oferecido. Hoje em dia, o panorama é, felizmente, outro, pois tem-se mais consciência acerca dos direitos humanos, embora a prática da proposta de educação inclusiva ainda não conte com o consenso da unanimidade, mesmo entre aqueles que defendem a ideia.

 Em relação à proposta de inclusão escolar, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A resistência dos professores e de alguns pais é por eles explicada em razão da insegurança no trabalho educacional escolar a ser realizado, nas classes regulares, com os alunos com deficiência.

  • B.

    Familiares referem-se ao temor de que a inserção de seus filhos portadores de necessidades especiais nessas classes regulares não contribua, na intensidade desejada, para sua aprendizagem.

  • C.

    Os pais dos alunos “ditos normais” alegam que o nível de ensino fica prejudicado, porque os professores precisam atender aos ritmos e às limitações de aprendizagem dos alunos com deficiências.

  • D.

    Os professores, em geral, apresentam segurança ao trabalhar com a inclusão escolar, pois se sentem bem preparados e bem formados.

  • E.

    Os professores alegam que, em seus cursos de formação, não tiveram a oportunidade de estudar a respeito, nem de estagiar com alunos da educação especial.

Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor”, no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as maneiras de o indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Num dos períodos do desenvolvimento humano classificado por Piaget, a criança conquista por meio da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No final desse período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio de alcançar um objeto”.

 O referido conceito diz respeito ao período:

  • A.

    sensório-motor

  • B.

    pré-operatório.

  • C.

    das operações concretas.

  • D.

    das operações formais.

  • E.

    da juventude.

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