Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário
atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.
atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.
entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.
concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.
evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:
Bom dia, o que a senhora deseja? E ela responde: O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula? Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textualde marcação.
da escrita.
da oralidade.
da comunicação.
de relação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de
pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.
equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.
pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.
comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.
políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Autores que discutem a administração escolar indicam diversos fatores que tornam a escola uma organização diferenciada dentre as demais organizações sociais. Assinale um dos fatores, dentre outros, que fazem da escola uma organização social singular.
O resultado de sua produção ser semelhante à produção em série.
Sua finalidade aproximar-se da finalidade da indústria.
Estabelecer relações internas e externas decorrentes das leis trabalhistas.
Visar à formação de indivíduos éticos, cidadãos e solidários.
A estrutura interna rege-se por regras burocráticas.
No estudo da matemática, os jogos ocupam um lugar de destaque. Através deles, as crianças vão construindo pouco a pouco os conceitos matemáticos. São características dos jogos, quando bem preparados, EXCETO:
Recurso eficaz, pois a criança aprende a agir numa esfera cognitiva.
Aumentar o interesse dos alunos pela matemática como forma alternativa.
Funcionar como instrumento recreativo, desenvolvendo uma atitude passiva dos alunos diante de desafios.
Estimulador da curiosidade, da autoconfiança, possibilitando o desenvolvimento da linguagem e da concentração.
Permitir aos alunos uma participação mais ativa em todas as suas aulas.
Trabalhar os conteúdos de forma que se tornem progressivamente mais complexos.
Organizar as aulas, incluindo diversas abordagens didáticas, como, por exemplo, as experiências.
Intensificar com os alunos o estudo de dados, terminologias e conceitos científicos para serem apreendidos.
Ao selecionar os textos com os quais o professor vai trabalhar, é necessário ter em mente que a escola deve propiciar aos alunos, de início, o contato com textos
distantes da experiência imediata dos alunos.
de todos os gêneros, tanto orais quanto escritos.
adequados do ponto de vista discursivo, semântico e formal.
com níveis muito complexos de organização para provocar o pensamento do aluno.
Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Esta é uma fase em que, EXCETO:
A escrita das crianças é acrescida de consoantes.
As crianças passam a escrever corretamente as palavras.
A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.
As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.
Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.
Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.
Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.
Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.
O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos. Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que
a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.
se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.
não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.
sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...