Questões de Pedagogia do ano 2013

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A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário

  • A.

    atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.

  • B.

    atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.

  • C.

    entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.

  • D.

    concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.

  • E.

    evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.

Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:

– Bom dia, o que a senhora deseja?

E ela responde:

– O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula?

Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textual

  • A.

    de marcação.

  • B.

    da escrita.

  • C.

    da oralidade.

  • D.

    da comunicação.

  • E.

    de relação.

A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de

  • A.

    pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.

  • B.

    equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.

  • C.

    pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.

  • D.

    comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.

  • E.

    políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.

Autores que discutem a administração escolar indicam diversos fatores que tornam a escola uma organização diferenciada dentre as demais organizações sociais. Assinale um dos fatores, dentre outros, que fazem da escola uma organização social singular.

  • A.

    O resultado de sua produção ser semelhante à produção em série.

  • B.

    Sua finalidade aproximar-se da finalidade da indústria.

  • C.

    Estabelecer relações internas e externas decorrentes das leis trabalhistas.

  • D.

    Visar à formação de indivíduos éticos, cidadãos e solidários.

  • E.

    A estrutura interna rege-se por regras burocráticas.

“No estudo da matemática, os jogos ocupam um lugar de destaque. Através deles, as crianças vão construindo pouco a pouco os conceitos matemáticos.” São características dos jogos, quando bem preparados, EXCETO:

  • A.

    Recurso eficaz, pois a criança aprende a agir numa esfera cognitiva.

  • B.

    Aumentar o interesse dos alunos pela matemática como forma alternativa.

  • C.

    Funcionar como instrumento recreativo, desenvolvendo uma atitude passiva dos alunos diante de desafios.

  • D.

    Estimulador da curiosidade, da autoconfiança, possibilitando o desenvolvimento da linguagem e da concentração.

  • A.

    Permitir aos alunos uma participação mais ativa em todas as suas aulas.

  • B.

    Trabalhar os conteúdos de forma que se tornem progressivamente mais complexos.

  • C.

    Organizar as aulas, incluindo diversas abordagens didáticas, como, por exemplo, as experiências.

  • D.

    Intensificar com os alunos o estudo de dados, terminologias e conceitos científicos para serem apreendidos.

Ao selecionar os textos com os quais o professor vai trabalhar, é necessário ter em mente que a escola deve propiciar aos alunos, de início, o contato com textos

  • A.

    distantes da experiência imediata dos alunos.

  • B.

    de todos os gêneros, tanto orais quanto escritos.

  • C.

    adequados do ponto de vista discursivo, semântico e formal.

  • D.

    com níveis muito complexos de organização para provocar o pensamento do aluno.

“Um dos momentos da alfabetização inicial que exige do professor uma certa cautela, muita atenção, é a passagem pela criança da hipótese silábica para a hipótese alfabética.” Esta é uma fase em que, EXCETO:

  • A.

    A escrita das crianças é acrescida de consoantes.

  • B.

    As crianças passam a escrever corretamente as palavras.

  • C.

    A criança registra uma mesma palavra de modos distintos.

  • D.

    As crianças começam a abandonar a escrita quase sempre realizada só com vogais.

  • A.

    Ajude seus alunos dando atenção especial às condições de produção.

  • B.

    Lembre que os primeiros textos produzidos pelos alunos deverão ser coletivos.

  • C.

    Lembre que a produção deverá ter relação com situações de uso real da escrita.

  • D.

    Proponha aos alunos a escrita com apoio de textos conhecidos, minimizando a insegurança inicial.

“O respeito à diversidade, aos conhecimentos prévios dos aprendizes e à consolidação do conhecimento e conceitos discutidos em sala é primordial para o avanço gradativo dos alunos.” Dentro desta perspectiva, é CONTRADITÓRIO afirmar que

  • A.

    a desconsideração dos conhecimentos pregressos dos alunos facilita o trabalho.

  • B.

    se houver insucessos com os aprendizes é urgente identificar as causas prováveis.

  • C.

    não é permitido ao professor esquecer os objetivos e expectativas de aprendizagem traçados de início.

  • D.

    sem taxar os estudantes, deve-se nomear quem teve dificuldade para aprender, a fim de que se retome o trabalho.

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