Questões de Pedagogia do ano 2013

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“Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento.” A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança

  • A.

    leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.

  • B.

    conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.

  • C.

    deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.

  • D.

    resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.

  • A.

    observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.

  • B.

    estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.

  • C.

    oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.

  • D.

    informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

  • A.

    a gramática e o vocabulário.

  • B.

    o ensino e a convenção da língua escrita.

  • C.

    todos os elementos da língua que atuam em conjunto.

  • D.

    produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.

  • A.

    colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.

  • B.

    constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.

  • C.

    indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.

  • D.

    constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.

  • A.

    Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.

  • B.

    Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.

  • C.

    Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.

  • D.

    Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.

  • A.

    o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.

  • B.

    na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.

  • C.

    é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.

  • D.

    é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.

  • A.

    abolir a cultura dos aprendizes.

  • B.

    estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.

  • C.

    ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.

  • D.

    alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.

Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é

  • A.

    sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.

  • B.

    trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.

  • C.

    trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.

  • D.

    utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.

A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.

( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.

( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.

( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.

( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.

( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F, V, V

  • B.

    V, F, F, V, F, V

  • C.

    V, F, V, V, F, F

  • D.

    F, V, V, F, V, F

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

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