Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Aprender matemática é não perder a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo conhecimento. A matemática voltada para os novos tempos NÃO poderá exigir que a criança
leia e interprete mapas, tabelas, rótulos e gráficos.
conheça o espaço que a rodeia e com ele estabeleça relações.
deixe à margem para a imaginação, a fantasia e a leitura poética da vida.
resolva problemas e justifique oralmente e por escrito a estratégia utilizada.
observar como as crianças procuram histórias com base nas informações dadas por ela.
estar atenta à forma como as crianças aprendem o léxico ou o vocabulário da língua escrita.
oferecer às crianças muito material escrito, revistas, jornais e livros para que possam manuseá-los.
informar às crianças que o domínio da escrita é um aprendizado de longa duração e que terão dificuldade em apreendê-lo.
Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação. Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente
a gramática e o vocabulário.
o ensino e a convenção da língua escrita.
todos os elementos da língua que atuam em conjunto.
produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.
colocam em ação vários recursos cognitivos a serem utilizados.
constituem parâmetros para a seleção dos itens que devem compor uma prova de avaliação.
indicam que as competências cognitivas são entendidas como diferentes modalidades estruturais.
constituem-se em uma associação entre os conteúdos curriculares e operações mentais desenvolvidas.
Respeito pela autonomia e pelas competências profissionais dos professores.
Metodologias de trabalho desprendidas dos desafios surgidos no cotidiano escolar.
Respeito pelo direito das famílias e das comunidades a participarem na ação educativa.
Crença de que ser professor implica a adesão a princípios e valores e a crença no sucesso de todos os alunos.
o interessante é entender como e de que forma o mapa foi construído.
na construção do mapa há fases de planejamento, realização e sistematização.
é importante iniciar a construção por mapas simples, de pequenos espaços limitados.
é importante a criança compreender que num mapa existe o em cima e o embaixo, o Norte na parte superior e o Sul na inferior.
abolir a cultura dos aprendizes.
estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.
ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.
alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.
Trabalhar em sala de aula para que as crianças aprendam a pensar historicamente deve ser uma constante preocupação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. Uma estratégia a ser utilizada para que os alunos iniciem o pensar histórico é
sugerir a leitura de textos e artigos históricos publicados em diversas fontes.
trabalhar de forma que o conhecimento histórico seja transmitido cotidianamente.
trabalhar narrativas e múltiplas perspectivas com base em experiências temporais dos alunos.
utilizar documentos históricos para os alunos manusearem e confirmarem a veracidade desses registros.
A concepção de ensino e aprendizagem que o professor adota repercute na sua prática. Existe uma oposição entre dois tipos de educação: a educação "bancária" ou "convergente" e a "problematizadora" ou "libertadora". Considerando a educação bancária e a libertadora, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A educação bancária deposita informações em um aluno recipiente e passivo.
( ) A educação bancária aprimora a capacidade do aluno de informar-se.
( ) A educação bancária impede professores e alunos de exercerem sua criatividade.
( ) A educação libertadora reconhece o professor e o aluno como sujeitos de suas ações.
( ) A educação libertadora elimina os conteúdos do ensinar/aprender.
( ) A educação libertadora está baseada na transmissão do conhecimento e da experiência do professor.
A sequência está correta em
V, V, F, F, V, V
V, F, F, V, F, V
V, F, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:
A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.
Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.
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