Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade. Considerando o tema gestão democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Atuar no sentido de uma proposta de gestão democrática implica a mudança de comportamentos e ações desenvolvidas no interior da escola.
( ) A concretização de uma cultura diferenciada, adequada à proposta da gestão democrática, recoloca atores, autores e cenário em um movimento que dará origem a um novo quadro de gestão.
( ) A estruturação do quadro de gestão democrática depende fundamentalmente de uma construção coletiva, gerada e fortalecida pela equipe envolvida no processo equipe que se constitui de todos os segmentos atuantes no trabalho educativo.
( ) O desenvolvimento do processo de gestão democrática é elemento de fundamental importância para a melhoria da oferta de um ensino público de qualidade.
( ) Para a implantação efetiva de um processo de gestão democrática é necessário formalizar ações determinadas pelos gestores, no sentido de mostrar a sua autonomia e o seu poder sobre os demais.
( ) Numa proposta de gestão democrática, a escola deve buscar sua autonomia liberdade para decidir de acordo com os interesses da comunidade e necessidades do contexto , pois ela é independente para tomar suas decisões de forma isolada do sistema no qual está inserida.
A sequência está correta em
V, V, V, V, F, F
F, V, V, F, V, F
V, F, V, V, F, V
F, V, F, V, F, V
O conteúdo serve de base para a aquisição de informações, conceitos, princípios e para o desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes. É através dos conteúdos curriculares que são alcançados os objetivos estabelecidos para o processo educacional. Ao organizar os conteúdos para desenvolvê-los na sala de aula, cabe ao professor
I. considerar o nível de desenvolvimento dos alunos, considerando suas estruturas cognitivas e as aprendizagens anteriores; II. partir de situações-problema vinculadas à realidade do aluno; III. fazer a relação dos novos conteúdos transmitidos com os conhecimentos e as experiências anteriores dos alunos; IV. sistematizar as ideias principais, dando condições para que os alunos possam organizar e aplicar os conhecimentos assimilados. Estão corretas as afirmativasI, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
De acordo com a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, alguns pontos devem ser destacados em relação aos Princípios Fundamentais da Educação Infantil. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 1 2.
2 3 1.
3 2 1.
1 2 3.
1 3 2.
________________ oferece aos professores a possibilidade de inventar o seu profissionalismo, de sair da queixa, da sobrecarga de trabalho, do isolamento da fragmentação de esforços para criar um espaço de trabalho cooperativo, criativo e participativo.
Segundo Barbosa, a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima é:
A estrutura narrativa da tradição
A pedagogia de projetos
A organização do portfólio
A análise dos registros
O conhecimento científico
A utilização da linguagem do faz de conta é fundamental na Educação Infantil, oportunizando às crianças várias situações que enriquecem sua identidade. Com esse tipo de linguagem, a criança pode, EXCETO:
Experimentar outras formas de ser e pensar.
Ampliar suas concepções sobre as coisas e pessoas.
Vivenciar concretamente a elaboração e negociação de regras de convivência.
Elaborar um sistema de representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas.
Agir em função da imagem de uma pessoa, de uma personagem e de situações que estão imediatamente presentes e perceptíveis para elas no momento.
Conforme Abramowicz, marque C para as assertivas corretas e E para as erradas.
( ) O primeiro passo para atingir a qualidade da relação interindividual e do trabalho coletivo é saber olhar, observar e compreender o que o outro está nos dizendo.
( ) O registro escrito contém os acontecimentos do dia e é a matéria bruta com a qual se faz a educação das crianças.
( ) A organização dos grupos poderá ser por idade, lembrando, porém, que a convivência em grupos heterogêneos desfavorece o crescimento individual.
( ) A brincadeira é uma atividade social. Depende de regras de convivência e de regras imaginárias.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C C E C.
E E C E.
E C E E.
C C C C.
E E E E.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ________________________é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia e funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
Assinale a assertiva que completa corretamente a lacuna acima.
a repetição de determinadas ações
observar
ação exploratória
brincar
Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:
I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.
II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.
III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso
elaborar um currículo com conceitos previamente organizados.
desenvolver um currículo que privilegie as disciplinas de fundamento e as metodologias de ensino.
organizar um currículo que seja significativo para as crianças e também para os professores.
pensar um currículo em que o papel do professor é o de mero espectador em relação ao aluno no processo ensino-aprendizagem.
construir um currículo através de um percurso educativo fechado e pré-definido em sua integralidade.
Conforme as considerações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, analise as sentenças abaixo:
Uma das oportunidades de auxiliar no desenvolvimento da autonomia é a oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço (1ª parte). Podem-se criar situações em que as crianças fazem suas escolhas entre várias opções e em locais distintos. Esta pode representar uma oportunidade de integração, porém, somente com crianças da mesma idade (2ª parte). No dia a dia da instituição, pode parecer mais fácil que o adulto centralize todas as decisões, definindo o que e como fazer, com quem e quando. Essa centralização pode resultar, contudo, num ambiente autoritário, em que não há espaço para o exercício da ação autônoma (3ª parte).
Quais estão corretas?
Apenas 1ª parte.
Apenas 2ª parte.
1ª e 2ª partes.
1ª e 3ª partes.
2ª e 3ª partes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...