Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Tudo parece sugerir que existem alguns universais cognitivos, porém o fato de serem efetivamente postos em prática depende da natureza dos aprendizados específicos propiciados pelas experiências educativas.” (César Coll) Com o trecho acima, podemos afirmar que:

  • A. O crescimento individual e psicológico de uma pessoa é marcado fortemente por suas experiências sensoriais vividas ainda em seu processo uterino.
  • B. Os processos psicológicos superiores sempre aparecem em primeiro lugar na vida de uma pessoa e por essa razão não sofrem a mediação da cultura.
  • C. Todos os processos psicológicos que configuram o crescimento de uma pessoa são fruto da interação constante que mantém com um meio culturalmente organizado.
  • D. A competência cognitiva dos sujeitos está fortemente vinculada aos processos psicológicos superiores que são a experiência primeira, independente da interação social e cultural.
  • E. O crescimento pessoal é o processo pelo qual o ser humano torna sua a cultura do grupo social em que vive de tal forma que as experiências educativas ficam anuladas.

Numa escola de abordagem sociointeracionista de aprendizagem, perto do final do ano, alguns professores consideraram que um grupo significativo de alunos seria reprovado. Coube à coordenadora pedagógica, a partir dessa avaliação:

  • A. estimular os alunos a estudar, pois a dificuldade de aprendizagem passa exclusivamente pela falta de estudo.
  • B. elaborar exercícios de fixação, para que os alunos retenham os conteúdos, usando o recurso da memória.
  • C. estimular os professores a estudarem, pois a dificuldade dos alunos passa pelo desinteresse dos professores.
  • D. fazer ponderações pertinentes, buscando estimular a equipe de professores na busca de soluções viáveis e produtivas.
  • E. traçar metas para que cada professor possa repetir todos os conteúdos com os alunos em dificuldade.

O planejamento e a gestão participativos e democráticos são tratados por diversos autores na educação. As diferentes concepções e práticas da gestão escolar vão configurar sua natureza: tradicional ou democrática. Para Gandin, podemos dizer que uma gestão democrática prioriza:

  • A. tomadas de decisão entre toda a comunidade escolar.
  • B. consulta aos professores da escola nos casos específicos.
  • C. envolvimento dos professores nas decisões do gestor e sua equipe.
  • D. colaboração dos pais nos projetos elaborados pela escola.
  • E. participação de cada profissional em seu setor particular.

A concepção de aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como princípio que:

  • A. o somatório entre fatores inatos e adquiridos é o propulsor das aprendizagens entre os sujeitos
  • B. a interação dialética entre os seres humanos e o meio social e cultural é definidora da constituição humana.
  • C. a mediação pedagógica deve se dar entre os sujeitos que possuem hierarquias de conhecimento diferenciadas
  • D. as tentativas de ensaio e erro desenvolvem capacidades inovadoras nos sujeitos conhecidas como insights.
  • E. os sujeitos são uma tábula rasa e que tudo aprendem desde cedo a partir da interação e mediação com o meio ambiente.

Pode-se dizer que o portfólio é:

  • A. um instrumento de avaliação que permite a quantificação dos erros e acertos dos estudantes, sendo de grande valia para a atribuição das notas finais.
  • B. uma ferramenta de trabalho para o professor que pode utilizá-lo como um dossiê para comprovar as notas finais que cada estudante tirará.
  • C. eficiente na obtenção de dados acerca das aprendizagens dos estudantes, constituindo-se num conjunto despretensioso de tarefas realizadas ao longo do ano.
  • D. usualmente utilizado nas salas de aula, propiciando trocas e feedbacks constantes entre professores e alunos, posto que cada um elabora o seu.
  • E. um dossiê da trajetória do estudante, constituindo-se em um instrumento de registro que propicia a memória dos processos de ensino e de aprendizagem.

Avaliar não é medir. A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. A concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável, compreende a avaliação como um processo:

  • A. formativo.
  • B. qualitativo.
  • C. investigativo.
  • D. diagnóstico.
  • E. classificatório.

O que diferencia a educação a distância do ensino presencial, é o efeito que o uso da internet faz trazendo novos desafios para os processos de aprendizagem no que tange à utilização do tempo e espaço por parte dos estudantes. É possível afirmar isso porque estudar a distância faz com que o aluno:

  • A. trabalhe a partir de seu ritmo próprio e navegue por hipertextos e conexões que não são lineares.
  • B. pesquise em conjunto com o professor em busca de informações em textos impressos.
  • C. aprenda a trabalhar em equipe e desenvolva uma aprendizagem mais linear.
  • D. busque alternativas para se ajustar ao ritmo dos colegas de sua turma.
  • E. organize as tarefas de forma que possa refazer sempre a mesma navegação.

A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Com a afirmação acima podemos dizer que a tecnologia:

  • A. é fundamental para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos sujeitos.
  • B. garante, por si só, um processo de ensino e aprendizagem exitoso e eficaz.
  • C. permite que os avanços nos processos de aprendizagens sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos que dele participam.
  • D. não é um fim em si mesmo e a mediação dos sujeitos em aprendizagem torna-se fundamental para garantir o sucesso do processo.
  • E. inexiste enquanto instrumento de mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

O Projeto pedagógico de um curso deve expressar:

I. as intenções educativas do curso

II. os anseios de estudantes e professores

III. os planejamentos de aula

IV. os rumos da sociedade a que serve

V. os critérios de avaliação e correção de testes e provas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

O planejamento das ações educativas constitui-se basicamente das dimensões:

  • A. técnica, política e cultural.
  • B. curricular, social e meritocrática
  • C. metodológica, avaliativa e tecnológica
  • D. gerencialista, administrativa e didática
  • E. econômica, política e social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...