Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:

I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica

II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas

III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola

IV – articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia

Estão corretas apenas as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:

  • A. disciplinaridade dos conhecimentos.
  • B. interdisciplinaridade entre conceitos.
  • C. transversalidade dos temas.
  • D. identidade dos conhecimentos.
  • E. multidisciplinaridade das matérias escolares.

A concepção crítica do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às questões de:

  • A. Ensino, aprendizagem, classe social, cultura e eficiência.
  • B. Ideologia, poder, currículo oculto, emancipação e libertação.
  • C. Identidade, objetivos, discurso, gênero e multiculturalismo.
  • D. Avaliação, organização, objetivos, eficácia e eficiência.
  • E. Planejamento, poder, capitalismo, metodologia e meritocracia.

Mudanças econômicas, políticas e comunicacionais têm ocorrido em todo o mundo nas últimas décadas, transformando instituições e profissões, dentre elas a escola e o magistério. Respondendo ao novo cenário das sociedades contemporâneas, o trabalho dos professores deve ser realizado, levando em conta ações importantes para o desenvolvimento do ensino sob novos paradigmas educacionais, dentre as quais:

  • A. empregar materiais e recursos didáticos construídos a partir de experiência docente anterior.
  • B. realizar projetos e propostas de ensino que privilegiem a interdisciplinaridade.
  • C. desconsiderar as particularidades dos objetos de estudo das disciplinas escolares.
  • D. estabelecer metodologia única de avaliação que possibilite a apreensão do grau de aprendizagem dos alunos.
  • E. promover projetos didáticos que enfatizem o respeito às fronteiras das disciplinas escolares.

A perspectiva da educação inclusiva traz como premissa a prevalência de um único sistema educativo para todos, ou seja, a inclusão de

  • A. todo e qualquer tipo de deficiência ou alta habilidade, na escola de educação especial.
  • B. todas as crianças com deficiências mentais e físicas, na escola de educação especial.
  • C. todas as crianças com deficiências ou necessidades educativas especiais, na escola regular.
  • D. crianças surdas e cegas na escola de educação especial, a partir do ensino obrigatório de Braille e da Língua de Sinais.
  • E. crianças com necessidades educativas especiais, em turmas de educação especial da escola regular.

  • A. tradicional
  • B. humanista
  • C. comportamentalista
  • D. ambientalista
  • E. sócio-histórico-cultural

  • A. dimensão técnica da didática recupera sua centralidade na interpretação do processo ensino-aprendizagem.
  • B. manutenção do conhecimento de referência no contrato didático que envolve docentes, discentes e os diferentes saberes escolares perde sentido.
  • C. multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem como base de uma didática fundamental deve ser necessariamente compreendida.
  • D. conhecimento cotidiano muda de status e supera os saberes de referência e o conhecimento a ser ensinado como “escolar”.
  • E. imprescindível é reforçar que o professor deve planejar com base na sua área específica antes, durante e depois da ação realizada.

  • A. o tema que é amplo, exigindo conexões que ganham proporções imprevistas e tendem a se multiplicar, fragilizando o já instituído, o que poderia impedir a adesão dos/das profissionais da instituição escolar, já que a grande maioria não teve acesso a essas múltiplas linguagens.
  • B. os aspectos tais como a formação precária nas áreas tecnológicas que se reflete na impossibilidade de a equipe pedagógica produzir/desenvolver materiais a partir do paradigma da cibercultura, entendendo suas relações com o processo ensino-aprendizagem.
  • C. os inúmeros entraves para a adequação da estrutura do prédio das escolas em função da indefinição daquilo que pode ser adotado, a fim de garantir o ambiente virtual como recurso para desenvolver as habilidades necessárias entre os docentes e discentes.
  • D. as experiências pedagógicas que admitem uma gama de materiais didáticos digitais em rede como um campo cujo quadro teórico requer uma ação de conhecimento e formulação multidisciplinar.
  • E. as dificuldades advindas da falta de formação contínua, da estrutura precária para o engajamento no debate sobre novas formas de ensino-aprendizagem, aprendizagem em rede e reavaliação das práticas pedagógicas presenciais.

O processo de elaboração do projeto político-pedagógico de uma instituição educacional contou com a participação de lideranças locais, incluindo alguns jovens ex-alunos que organizam as festas temáticas no entorno do colégio. Considerando-se os pilares democracia representativa e democracia participativa, a participação social e popular deve ser entendida como uma

  • A. forma de atender a todas as exigências burocráticas, bem como às recomendações técnicas, orientações e parâmetros dos documentos que regulam as ações apresentadas pelas Secretarias de Educação e pelos Conselhos Educacionais.
  • B. aposta para se conseguir melhorar a qualidade da Educação e das políticas educacionais, já que tais iniciativas favorecem a criação de espaços de deliberação coletiva e de avaliação permanente do instituído como ideário para o projeto educativo.
  • C. etapa a mais da execução do projeto político-pedagógico, tendo em vista as próximas ações a serem desenvolvidas para o convencimento do coletivo da instituição escolar.
  • D. lógica colaborativa que faz sentido apenas na etapa da elaboração do documento a ser apresentado quando da avaliação dos órgãos que analisam os processos internos da instituição educativa.
  • E. novidade a ser questionada, podendo interferir negativamente no plano instituído com base em uma organização interna e desestabilizar as práticas construídas pelos profissionais por impor a presença de pessoas de fora da comunidade escolar.

O pensamento filosófico-educacional fundamenta-se em teorias sobre a sociedade e o papel da escola. Um de seus grandes representantes foi Jean-Jacques Rousseau, que influenciou as ideias pedagógicas iluministas e inaugurou uma nova forma de pensar a educação, segundo a qual a(o)

  • A. transformação educativa deve ocorrer paralelamente à revolução social.
  • B. mente nasce desprovida de conteúdos, nada se aprende, não há ideias inatas.
  • C. aversão pelo tédio deve ser evitada, devendo-se despertar a capacidade de admirar e perguntar como início de autêntico ensino.
  • D. homem nasce bom e a sociedade o perverte, cabendo à educação formá-lo como ser humano e como cidadão.
  • E. impulso para a busca pessoal e a verdade deve ser despertado e estimulado, sendo o autoconhecimento o início do caminho para o verdadeiro saber.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...