Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para os signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932, o novo homem, com hábitos novos de adaptabilidade e ajustamento, não pode ser formado pela maneira estática da escola tradicional que desconhecia o maior fato da vida contemporânea: a progressão geométrica com que a vida está a mudar, desde que se abriu o ciclo da aplicação da ciência à vida. Pretendendo superar o que consideravam os limites da escola tradicional, o movimento denominado Escola Nova propõe a(o)
Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta. A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam
Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.
Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.
Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.
A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.
I X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.
II X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.
III Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.
IV Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.
Está correto APENAS o que se afirma em
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a)
Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Considere as seguintes características:
supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro; significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo; envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados; contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente; explicita intenção frente a determinadas dificuldades; torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos. Tais características se referem a{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...