Questões de Pedagogia do ano 2014

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para os signatários do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” de 1932, o novo homem, com hábitos novos de adaptabilidade e ajustamento, não pode ser formado pela maneira estática da escola tradicional que desconhecia o maior fato da vida contemporânea: a progressão geométrica com que a vida está a mudar, desde que se abriu o ciclo da aplicação da ciência à vida. Pretendendo superar o que consideravam os limites da escola tradicional, o movimento denominado Escola Nova propõe a(o)

  • A. recuperação de uma pedagogia da essência, a partir da qual a criança é vista como um “adulto incompleto”, que necessita ser orientada e direcionada para o pleno desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, de modo a se tornar um individuo comprometido com os valores de sua comunidade.
  • B. concepção de escola como um local de socialização do conhecimento elaborado, que possibilite às camadas populares o acesso à educação, a partir do reconhecimento das desigualdades que são produzidas e perpetuadas pelo contexto social no qual o ser humano está inserido.
  • C. centralidade na figura do professor, que detém o saber, a autoridade e é responsável pela direção do processo de aprendizagem, cabendo ao professor coordenar esse processo, transmitindo os conhecimentos das humanidades e das ciências, bem como alguns valores fundamentais para a vida em sociedade.
  • D. estruturação da escola, tendo como referência o modelo empresarial, adequando a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica e transmitindo conteúdos fundamentados em informações objetivas que proporcionem, posteriormente, a adequada adaptação do indivíduo ao trabalho.
  • E. posicionamento do aluno no centro do processo, em função de uma preocupação com a natureza psicológica da criança, de modo que a escolha dos conteúdos gire em torno dos interesses infantis, sendo papel do professor despertar a atenção e a curiosidade da criança, sem que sua espontaneidade seja cerceada.

  • A. concepção de avaliação enquanto mensuração, por meio de provas e testes voltados para a medida de aptidões e habilidades dos alunos.
  • B. concepção tecnicista de avaliação com ênfase na eficácia e na competência.
  • C. concepção de avaliação formativa, que demanda um processo acompanhado de uma intervenção diferenciada.
  • D. concepção que rompe com a diversidade de práticas avaliativas e prioriza a avaliação somativa.
  • E. concepção que fomenta a criação de hierarquias de excelência, pela valorização do mérito.

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. I e III, apenas
  • E. I, II e III

Ao considerarem a perspectiva interdisciplinar na prática pedagógica, o professor de Geografia e a professora de Sociologia adotaram uma série de TV a que os alunos muito assistiam para um projeto bimestral. Nessa série de TV, os protagonistas vivem uma história de superação frente aos dilemas sociais que a vida lhes apresenta. A partir da proposta desenvolvida interdisciplinarmente, verifica-se que

  • A. a educação de qualidade requer a seleção de conhecimentos que favoreçam o abandono dos saberes do cotidiano, tendo em vista o lugar de importância do conhecimento legitimado socialmente.
  • B. o papel do educador no processo ensino-aprendizagem é dispensável porque o aluno é o grande artífice da construção do currículo que se materializa nas salas de aula.
  • C. o conhecimento legitimado socialmente como “conhecimento de referência” deve ser apresentado aos estudantes de forma disciplinar.
  • D. os recursos adotados na situação acima são inadequados porque os conhecimentos das ciências humanas têm características próprias que os distinguem de outros saberes, ainda que sejam articulados a elementos midiáticos.
  • E. os recursos adotados na situação acima revelam importantes estratégias de mediação didática/curricular de conteúdos escolares articulados à mídia e à cultura de referência dos estudantes da escola.

  • A. a centralidade da organização do planejamento e da sistematização de avaliações somativas com o apoio de instrumentos de verificação, visando à melhoria da aprendizagem.
  • B. a mediação/transposição didática disciplinar baseada nas teorias educacionais de ajuste, eficácia e qualidade, visando à melhoria da aprendizagem.
  • C. uma prática focada nas disciplinas escolares e na organização das classes baseada no rendimento e na faixa etária dos alunos, de modo a garantir a aprendizagem.
  • D. uma orientação que garanta a intervenção deliberada dos profissionais no desenvolvimento dos alunos, de modo a provocar avanços que não ocorreriam espontaneamente.
  • E. um maior domínio dos recursos tecnológicos para o trabalho pedagógico, de modo a contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem.

Três professores conversam sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e afirmam

Professor X: Os alunos têm dificuldades porque não se esforçam o suficiente para aprender. Mas há também aqueles com deficit de aprendizagem.

Professor Y: O problema é que o contexto social e a cultura de referência dos alunos não têm sido considerados pela escola.

Professor Z: Acho que o problema está nas famílias. Elas não têm hábitos de leitura, nem um nível cultural que ajude os alunos nas tarefas escolares.

A partir das falas dos professores, analise as afirmativas abaixo.

I – X entende o fracasso escolar como um problema individual, baseado nas teorias cognitivistas.

II – X e Z explicam, respectivamente, as dificuldades de aprendizagem como um problema do aluno e das famílias.

III – Y entende as difi culdades de aprendizagem na perspectiva da pedagogia das diferenças culturais.

IV – Os três professores explicam o fracasso escolar pelas teorias do patrimônio genético e das desigualdades sociais.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A. I e II
  • B. II e IV
  • C. III e IV
  • D. I, II e III
  • E. II, III e IV

  • A. Ensinar a partir dos diferentes níveis de uma cultura.
  • B. Ensinar conhecimentos, saberes e valores historicamente acumulados.
  • C. Educar para o exercício de funções sociais, de acordo com a cultura.
  • D. Educar para o desempenho de atividades técnicas socialmente úteis.
  • E. Educar para a reflexão sobre o poder das culturas dominantes.

Lourenço Filho (1897-1970), Fernando Azevedo (1894- 1974) e Anísio Teixeira (1900-1971) deram importantes contribuições para o pensamento pedagógico brasileiro no século XX e integraram o(a)

  • A. movimento escolanovista
  • B. tecnicismo liberal
  • C. humanismo pedagógico
  • D. pedagogia libertária
  • E. pedagogia crítico-social dos conteúdos

Considerando o planejamento pedagógico na perspectiva da Didática Fundamental, como o proposto por Vera Maria Candau, três dimensões devem ser levadas em conta:

  • A. contextual, social e política, pois o ensino contextualizado é a principal meta do planejamento pedagógico.
  • B. técnica, instrucional e científica, já que a didática é o artifício metodológico que permite ensinar tudo a todos.
  • C. humana, político-social e técnica, a fim de valorizar as relações entre professores e alunos, o contexto social e a capacidade de saber ensinar.
  • D. subjetiva, afetiva e motivacional, uma vez que a relação entre os sujeitos (professor e alunos) é o principal elemento da aprendizagem.
  • E. instrucional, subjetiva e lúdica, pois a educação envolve o conhecimento, o estilo pessoal e a arte de promover a aprendizagem.

Considere as seguintes características:

• supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro;

• significa a tentativa de romper com uma realidade já dada, a fim de construir algo novo;

• envolve riscos durante um período de instabilidade e de busca de melhores resultados;

• contém o desejo de um resultado melhor do que o encontrado no presente;

• explicita intenção frente a determinadas dificuldades;

• torna visíveis os campos de possibilidades dos sujeitos envolvidos.

Tais características se referem a

  • A. Planejamento Participativo
  • B. Avaliação Diagnóstica
  • C. Utopias Pedagógicas
  • D. Temas Transversais
  • E. Currículo Oculto
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...