Questões de Pedagogia do ano 2016

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A andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento. Acerca dessa ciência, assinale a afirmativa correta.

  • A. A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.
  • B. Na aprendizagem são sensíveis a estímulos da natureza externa, mas são os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem.
  • C. A motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações escolares e das apreciações do professor.
  • D. A disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como fundamento critérios e objetivos internos à lógica escolar, ou seja, a finalidade de obter êxito e progredir em termos escolares.

A liderança visa à consecução de um ou mais objetivos específicos: o líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela instituição. Os estilos mais comuns de lideranças são:

1. Autocrática.

2. Liberal.

3. Democrática.

4. Situacional.

Considerando os estilos de liderança, relacione adequadamente com as características citadas a seguir.

( ) O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.

( ) Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo.

( ) Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros ficam totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos.

( ) As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 1, 2, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 2, 3, 4, 1.

Oliveira (2007) “define grupo como um conjunto de pessoas reunidas para realizar objetivos, estabelecendo relações de interdependência e criando identidade própria. O objetivo em comum é o elo que orienta a formação dos grupos”. São importantes características dos grupos, EXCETO:

  • A. As forças contraditórias que regulam a coesão do grupo.
  • B. A presença de interações afetivas de inúmeras naturezas.
  • C. A necessidade de diversificação das regras para a organização do grupo.
  • D. A criação do campo grupal que garante o intercâmbio e a partilha de experiências.

De acordo com Borges (1999), a chegada das tecnologias no ambiente escolar provoca uma mudança de paradigmas. As TICs oferecem uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, dão suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos. Acerca do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O computador é explorado pelo professor em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.

II. O computador transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que se criem novos modelos metodológicos e didáticos e, principalmente, que se repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador não se torne mais um adereço travestido de modernidade.

III. O computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o desenvolvimento dos componentes curriculares. A utilização do computador como a ferramenta pedagógica auxilia no processo de construção do conhecimento.

IV. A função do aparato tecnológico educacional é a de ensinar. Isso significa que o professor deixa de ser o único repassador de conhecimento; o aluno ganha a autonomia, e o computador é o instrutor do processo de desenvolvimento intelectual do aluno.

V. A utilização das TICs na escola trabalha apenas com os elementos da educação não formal, beneficiando o aspecto prático dos meios não formais. As ferramentas computacionais, especialmente a internet, podem ser um recurso rico em possibilidades.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. I, II e III, apenas.
  • C. II, IV e V, apenas.
  • D. I, II, III e IV, apenas.

A adoção Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC em sala de aula traz para os educandos muitos caminhos a percorrer e, para isso, é necessária a presença do professor, pois é ele quem irá dinamizar todo este novo processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta. Entre as vantagens potenciais desta modalidade na escola, está no fato desta, EXCETO:

  • A. Não vê o erro como fracasso, pois o computador não é um instrumento autônomo, precisa de comandos para poder funcionar.
  • B. O desenvolvimento do foco de atenção-concentração é prejudicado, pois o instrumento não favorece a expressão emocional.
  • C. Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois diante de uma situação-problema é necessário que o aluno analise os dados apresentados.
  • D. Favorece o levantamento de hipóteses e estabelecimento de estratégias e seleção dados para a solução e busca de diferentes caminhos para seguir.

A característica principal desta abordagem é tratar o conhecimento como uma “descoberta” nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porém, já se encontrava presente na realidade exterior. Nessa abordagem, consideram a experiência planejada como a base do conhecimento; o conhecimento é o resultado direto da experiência. Trata-se da abordagem:

  • A. Humanista.
  • B. Cognitivista.
  • C. Sociocultural.
  • D. Comportamentalista.

Considerando o exposto e de acordo a abordagem humanista, quanto ao ensino-aprendizagem, assinale o pressuposto correto.

  • A. Ensinar consiste num arranjo e planejamento de contingência de reforço sob as quais os estudantes aprendem e é responsabilidade do professor assegurar a aquisição do comportamento.
  • B. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • C. O ensino procura desenvolver a inteligência devendo priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social. A aprendizagem tem caráter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações.
  • D. O ensino é centrado no aluno, na personalidade do indivíduo; o professor não transmite conteúdo, é facilitador do conhecimento, que deve respeitar o aluno tal como é e compreender os sentimentos que ele possui. O aluno é o sujeito da ação que aprende por meio de suas experiências através da interação com o meio.

Existem diferentes dimensões de avaliação e todas estão envolvidas pela tomada de decisão. Considerando as avaliações do sistema, a institucional e em sala de aula, analise as características a seguir.

I. Baseada nos conjuntos dos alunos, tratados em conjunto.

II. Possui natureza classificatória e é realizada periodicamente.

III. Possui natureza formativa e somativa.

IV. Baseada na relação professor/aluno.

V. Realizada para poucos alunos, ou seja, apenas a turma na sala de aula.

Com relação à avaliação institucional, estão corretas apenas as alternativas

  • A. I e III.
  • B. II e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

A proposta de projetos pedagógicos interdisciplinares rompe com os paradigmas da pedagogia tradicional centrada na exposição de conteúdos pelos professores. Esse novo modelo propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” e adote uma postura de pesquisador, de organizador do processo de ensino-aprendizagem. E o aluno, por sua vez, passe de receptor passivo a ator do processo. A eficiência de um projeto pedagógico será importante para o ensino-aprendizagem se for concebido e executado a partir, EXCETO:

  • A. Da necessidade dele, com relação primeira ao professor para explorar e compreender um tema, realizar algo, ou conhecer um fato que atrai a atenção.
  • B. Da mobilização das competências cognitivas e das habilidades dos alunos para investigar informações, trocar ideias e experiências sobre determinado assunto.
  • C. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.
  • D. Das linguagens e de outras maneiras de comunicação a serem usadas, envolvendo os alunos participantes e o objeto de estudo, promovendo, assim, maior aprendizagem significativa.

Com relação à didática, é correto afirmar que

  • A. desde o seu surgimento, a didática tornou fundamento da prática educativa, constituindo-se num conjunto de conhecimentos que interliga a teoria e a prática educativa.
  • B. investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino, ocupa-se dos métodos, conteúdos e organização da aula. Ela oferece embasamento para a relação ensino-aprendizagem, eliminando a dicotomia entre teoria e prática.
  • C. fundamenta a ação docente; é através dela que a teoria e a prática se consolidam de forma viável e eficaz, pois ela se ocupa do processo de ensino nas várias dimensões, não se restringindo à educação escolar, mas investiga e orienta a formação do educador na sua totalidade.
  • D. a dissociação entre teoria e prática possibilita os profissionais da educação articular a prática em proveito da teoria. Como resultado dessa separação, a prática educativa tende a criar a espontaneidade e a praticidade nas práticas escolares. Nesse sentido, a didática visa a contribuir para essa concepção ambígua de intera
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