Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da educação especial e inclusiva, assinale a opção correta.

    A) Pessoas com deficiência devem ser atendidas, preferencialmente, em instituições especializadas de educação especial.

    B) O objetivo principal da educação especial inclusiva é promover a integração das crianças da comunidade.

    C) Educação especial é a modalidade de educação voltada aos educandos com deficiência, por isso não inclui aqueles que apresentem altas habilidades.

    D) O objetivo primordial e específico da educação inclusiva é adequar o ambiente escolar para atender aos estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular.

    E) O requisito fundamental para que uma escola seja caracterizada como inclusiva é que ela atenda crianças especiais de diferentes culturas.

Acerca da educação especial e inclusiva, assinale a opção correta.

    A) Pessoas com deficiência devem ser atendidas, preferencialmente, em instituições especializadas de educação especial.

    B) O objetivo principal da educação especial inclusiva é promover a integração das crianças da comunidade.

    C) Educação especial é a modalidade de educação voltada aos educandos com deficiência, por isso não inclui aqueles que apresentem altas habilidades.

    D) O objetivo primordial e específico da educação inclusiva é adequar o ambiente escolar para atender aos estudantes com deficiência nas escolas de ensino regular.

    E) O requisito fundamental para que uma escola seja caracterizada como inclusiva é que ela atenda crianças especiais de diferentes culturas.

Ainda com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a alternativa incorreta:

    A) Todo material é fonte de informação, mas nenhum deve ser utilizado com exclusividade. É importante haver diversidade de materiais para que os conteúdos possam ser tratados da maneira mais ampla possível.

    B) O livro didático é um material de forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência e a eventuais restrições que apresentem em relação aos objetivos educacionais propostos. Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento.

    C) Materiais de uso social frequente são péssimos recursos de trabalho, pois os alunos aprendem sobre algo que tem função social real e se mantêm desatualizados sobre o que acontece no mundo, estabelecendo o vínculo necessário entre o que é aprendido na escola e o conhecimento extraescolar.

    D) É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), analise: I. Se o projeto educacional exige ressignificar o processo de ensino e aprendizagem, este precisa se preocupar em preservar o desejo de conhecer e de saber com que todas as crianças chegam à escola. Precisa manter a boa qualidade do vínculo com o conhecimento e não destruílo pelo fracasso reiterado. Mas garantir experiências de sucesso não significa omitir ou disfarçar o fracasso; ao contrário, significa conseguir realizar a tarefa a que se propôs. Relaciona-se, portanto, com propostas e intervenções pedagógicas adequadas; II. O professor deve ter propostas claras sobre o que, quando e como ensinar e avaliar, a fim de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos. É a partir dessas determinações que o professor elabora a programação diária de sala de aula e organiza sua intervenção de maneira a propor situações de aprendizagem ajustadas às capacidades cognitivas dos alunos; III. Em síntese, não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino, mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem. Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas os itens I e II estão corretos.

    C) Apenas os itens II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de realizar todo o exposto a seguir, exceto:

    A) Saber utilizar apenas uma fonte de informação para adquirir e construir conhecimento.

    B) Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

    C) Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

    D) Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

Considere o texto abaixo: “Nos debates educacionais da atualidade existem uma série de discussões referentes às metodologias aplicadas ao ensino de Matemática. Esses debates ressaltam que o sistema educacional tem apresentado falhas em relação a esse ensino, destacando que a busca pela qualidade e eficiência na transmissão de conteúdos específicos passa necessariamente pela inclusão de novas metodologias na prática docente.” (Fonte adaptada: Roselha Silva Machado, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede. Aprendizagem cooperativa tutoria entre iguais: estabelecendo competências e conceitos no Ensino de Matemática Básica. Ensino da Matemática em Debate. v. 7, n. 2. 2020).
Não é considerada uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem:

    A) Aprendizagem baseada em problemas.

    B) Aprendizagem baseada em equipes.

    C) Sala de aula invertida.

    D) Metodologia tradicional de ensino.

De forma a alcançar o cumprimento de seus propósitos, os Parâmetros Curriculares de Matemática:

    A) Reforçam o tratamento da álgebra como incorporada aos demais blocos de conteúdos, privilegiando o desenvolvimento do pensamento algébrico e do exercício mecânico do cálculo.

    B) Desaconselham o uso de calculadoras nas aulas de Matemática.

    C) Destacam a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferecem sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações.

    D) Restringe o estudo dos recursos estatísticos separando-o em um bloco alternativo denominado Tratamento de Informação.

Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor, ao assumir seu papel como mediador:

    A) Organiza os procedimentos empregados e as diferenças encontradas, promove o debate sobre resultados e métodos, orienta as reformulações e valoriza as soluções mais adequadas.

    B) Propõe situações problema e trabalhos a serem realizados em grupo, sem intervir no processo de pesquisa ou discussão.

    C) Expõe todo o conteúdo aos alunos e propõe exercícios de fixação.

    D) Fornece todas as informações necessárias para o aluno alcançar o resultado esperado em determinada atividade.

Associe as duas colunas de acordo com as tendências pedagógicas expostas:
Tendência pedagógica I - Tradicional II - Tecnicista III - Libertadora
Descrição
(__) - A questão central é aprender a reproduzir, sendo que a postura do educador é autoritária, aquele que detém o conhecimento. A relação entre educador-educando é vertical. (__) - A questão principal do ensino é o aprender a aprender e o aprender a fazer. O aprendiz é o sujeito que necessita adquirir apenas habilidades técnicas. (__) - A relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.

A alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) II – I – III.

    B) I – II – III.

    C) III – I – II.

    D) II – III – I.

Ensinar e aprender matemática tendo-se em vista o desenvolvimento de competências e habilidades não está relacionado com:

    A) A maneira como se organizam as atividades e a sala de aula.

    B) A escolha de materiais didáticos e metodologia de ensino.

    C) Cumprimento de programas extensos e fragmentados.

    D) Contextualização, integração e interdisciplinaridade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...