Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A leitura é um primeiro passo para trabalhar questões da área de matemática. Contudo, saber ler é mais que ter algum domínio da língua portuguesa. Nesse caso: I. É necessário também o domínio de códigos e nomenclaturas da linguagem matemática. II. É importante compreender e interpretar desenhos e gráficos e relacioná-los à linguagem discursiva. III. O aluno precisa analisar e compreender a situação por inteiro, decidir sobre a melhor estratégia para resolvê-la, tomar decisões, argumentar, se expressar e fazer registros. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática no Ensino Médio tem um valor formativo, que ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, porém também desempenha um papel instrumental, ou seja:

    A) É uma ferramenta que serve para a vida cotidiana e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.

    B) Contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento para formar no aluno a capacidade de resolver problemas teóricos genuínos.

    C) Lida com definições, demonstrações e encadeamentos conceituais e lógicos para construir novos conceitos e estruturas a partir de outros.

    D) Propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, a percepção da beleza e da harmonia, o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades pessoais.

Considere o texto abaixo. “_____________ diz que o bom ensino é aquele pautado pela transmissão do que o estudante não conseguirá descobrir sozinho e pela conceituação de imitação, que vem a ser o cerne dos conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Nível de Desenvolvimento Real (NDR) e Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP).” (Fonte adaptada: Junior, L. C. L., Onuchic, L. R.. Ensino e Aprendizagem de Matemática Através da Resolução de Problemas Como Prática Sociointeracionista. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 955-978, dez. 2015. Pág. 960. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bolema/v29n53/1980-4415-bolema-29-53-0955.pdf).
A alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto é:

    A) Piaget.

    B) Freire.

    C) Freud.

    D) Vygotsky.

Com relação à avaliação em Matemática, na atual perspectiva curricular, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais:

    A) Os resultados expressos pelos instrumentos de avaliação devem centralizar informações sobre as competências em resolver problemas.

    B) As formas de avaliação devem contemplar também as explicações, justificativas e argumentações orais.

    C) É prioritário adotar avaliações em se permite avaliar apenas se os alunos memorizam regras e esquemas ensinados.

    D) As autoavaliações substituem a observação do professor no que se refere às avaliações de atitudes.

O uso de recursos didáticos envolvendo tecnologia traz contribuições para se repensar sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. É correto afirmar que:

    A) Apesar de serem grandes aliados do desenvolvimento cognitivo dos alunos, deve-se ter em mente o grande potencial desses recursos didáticos na substituição do professor e, por isso, devem ser utilizados com ressalvas.

    B) A integração de tecnologia no ensino reforça o papel do professor na preparação, condução e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.

    C) No mundo atual saber fazer cálculos com lápis e papel é uma competência de extrema importância, por isso as calculadoras não favorecem o aprendizado se forem adotadas no processo de ensino.

    D) A atual tecnologia de produção de vídeos educativos permite que conceitos, figuras, relações, gráficos sejam apresentados de forma atrativa e dinâmica, o que não favorece a aprendizagem por se aproximar de um contexto lúdico e de ambientes não formais.

Com relação à técnica de resolução de problemas como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, é correto afirmar que:

    A) A situação problema consiste na definição ou conclusão da atividade matemática, e não no seu ponto de partida.

    B) É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, proporcionando o contexto em que se pode aprender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.

    C) Neste processo, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas.

    D) Trata-se de um exercício ou problema em que o aluno aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório.

Considere o texto abaixo: “Tradicionalmente, a prática mais frequente no ensino de Matemática tem sido aquela em que o professor apresenta o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de aprendizagem, fixação e aplicação, e pressupõe que o aluno aprenda pela reprodução. Assim, considera-se que uma reprodução correta é evidência de que ocorreu a aprendizagem.” (Fonte adaptada: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998. Pág. 37.) I. Essa prática de ensino tem se mostrado eficaz, pois a reprodução correta é uma indicação de que o aluno aprendeu alguns procedimentos mecânicos, fixou o conteúdo e saberá utilizá-lo em outros contextos. II. É relativamente recente a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio, por exemplo, num contexto de resolução de problemas. III. Ao ser redefinido o papel do aluno diante do saber, é preciso redimensionar também o papel do professor que ensina Matemática, numa perspectiva de trabalho em que se considere o aluno como protagonista da construção de sua aprendizagem. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III, apenas.

    C) I e III, apenas.

    D) I, II e III.

Com relação ao ensino de matemática, analise: (__) - A Matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso, por exemplo, quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas e fazer previsões. (__) - É fundamental enfatizar a aprendizagem centrada em procedimentos mecânicos, indicando a resolução de problemas como finalização da atividade desenvolvida em sala de aula. (__) - A Matemática faz parte da vida das pessoas como criação humana, pois tem sido desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas e em diferentes momentos históricos. Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, e assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – V – F.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) V – F – V.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, ao destacarem o ensino fundamental como prioridade, enfatiza o papel da escola. A este respeito, assinale a alternativa correta:

    A) A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo.

    B) A educação escolar iguala-se aos processos educativos que ocorrem em instâncias tais como família, trabalho, mídia, lazer e demais espaços de construção de conhecimentos e valores para o convívio social.

    C) O papel da escola deve ser delineado para se alcançar uma uniformização dos estabelecimentos escolares, ainda que cada escola tenha sua história, suas peculiaridades e sua identidade.

    D) Os aspectos desejáveis e comuns a todas as escolas brasileiras devem ser identificados com o objetivo de padronização do ensino.

Ensinar inglês dentro de uma proposta formativa tem, para o currículo, implicações importantes. Dentre elas: I. Obriga a rever as relações entre língua, território e cultura, na medida em que os falantes de inglês já não se encontram apenas nos países em que essa é a língua oficial. II. Amplia a visão de letramento concebida também nas práticas sociais do mundo digital que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens. III. Compreende que determinadas crenças, como a de que há um “inglês melhor” para se ensinar, ou um “nível de proficiência” específico a ser alcançado pelo aluno, precisam ser relativizadas, o que exige uma atitude de acolhimento e legitimação de diferentes formas de expressão do idioma. Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...