Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por

    A) Piaget.

    B) Jung.

    C) Paulo Freire.

    D) Vygotsky.

As orientações didáticas para a compreensão escrita do Inglês podem envolver o trabalho em fases que podem ser chamadas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. A este respeito, analise as tabelas a seguir:
TABELA 1 I Atividades destinadas a levar os alunos a pensar sobre o texto, emitir suas reações e avaliar, criticamente, as ideias do autor. II Ativar o pré-conhecimento do aluno em relação à organização textual. III São importantes as estratégias de integração de uma informação a outra, o estabelecimento dos elos coesivos e a utilização de estratégias de inferência.
TABELA 2 A Pré-leitura B Leitura. C Pós-leitura.
Relacione as duas tabelas acima e assinale a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente:

    A) I-A; II-B; III-C.

    B) I-B; II-A; III- C.

    C) I-C; II-A; III-B.

    D) I-B; II-C; III-A.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, com relação à avaliação em língua estrangeira: I. A avaliação somativa, e os testes em particular, dão informação e certificam os níveis de proficiência alcançados, além de também revelar o desenvolvimento do processo de aprendizagem. II. A avaliação somativa não contempla o desenvolvimento do processo de aprendizagem, sendo este o papel da avaliação formativa. III. A avaliação formativa envolve apenas o professor e os pais do aluno, enquanto a avaliação somativa envolve somente o aluno. Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III.

    C) II, apenas.

    D) I e III.

Quanto aos recursos para o ensino e aprendizagem de língua inglesa, em particular o uso de softwares, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise: I. É necessário adotar uma atitude crítica ao examiná-los a fim de certificar-se que sejam reproduções de um tipo de instrução programada popular nas décadas de 60 e 70. II. Exercícios que não exijam o envolvimento discursivo do aluno são incompatíveis com a visão de linguagem e de aprendizagem de língua inglesa. III. Podem ser apoio eficaz no ensino e aprendizagem, particularmente se incluírem elementos visuais e sonoros acompanhando o conteúdo linguístico. IV. Séries de exercícios linguísticos de memorização são imprescindíveis para o aluno alcançar aprendizagem eficaz. Sabendo que V significa Verdadeiro e F significa Falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V – F.

    B) V – F – V – V.

    C) F – F – F – V.

    D) V – V – F – F.

Conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais: “Cabe aqui recorrer ao conceito _________ de educação como força libertadora, aplicando-o ao ensino de Língua Estrangeira. Uma ou mais línguas estrangeiras que concorram para o desenvolvimento individual e nacional podem ser também entendidas como força libertadora tanto em termos culturais quanto profissionais.” (Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998, pág. 39.).
A alternativa que corretamente preenche a lacuna no texto acima é

    A) Behaviorista.

    B) Freireano.

    C) Inatista.

    D) Freudiano.

A educação bancária, termo estabelecido por Paulo Freire, está em oposição a educação libertadora, pois embasada meramente no conteúdo e desprovida de reflexão, simplesmente mantém o aluno em um estado de distanciamento do real conhecimento de sua realidade social. Conclui-se que para Freire, a educação bancária está em consonância com a ideia de:

    A) Segregação.

    B) Desestimulação.

    C) Alteridade.

    D) Alienação.

A equilibração é um conceito fundamental para Jean Piaget, essencialmente é caracterizado por sua universalidade, tendo em vista que é uma característica da espécie humana, mas também podem ter alterações sensíveis derivadas da cultura na qual o sujeito está inserido. Em suma é preciso levar em consideração os fatores que Piaget denominou:

    A) Fatores ontogenéticos e fatores filogenéticos.

    B) Heranças tradicionais e heranças contextuais.

    C) Fatores invariantes e os fatores variantes.

    D) Heranças harmônicas e heranças desarmônicas.

Nesta fase de desenvolvimento, Jean Piaget descreve a emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes e de integrá-los de modo lógico e coerente, deixando de lado o egocentrismo que caracterizava a fase precedente. A descrição se refere ao período:

    A) Das operações formais.

    B) Das operações concretas.

    C) Operatório.

    D) Sensório-motor.

Os conteúdos escolares se aproximam da vida pessoal do aluno, de modo que pode ser classificado em diferentes tipos, conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos procedimentais se referem ao que o aluno deve aprender a:

    A) Fazer.

    B) Conhecer.

    C) Dominar.

    D) Ser.

Ao elaborar um plano de aula, o professor de história do sétimo ano estabeleceu que seriam dedicas duas aulas à “Expansão ultramarina europeia no século XV e XVI”. Este tópico pode ser definido como:

    A) Unidade temática.

    B) Metodologia de ensino.

    C) Objetivos de aprendizagem.

    D) Cronograma de aula.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...