Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No enfoque do alinhamento Construtivo o professor desenvolve seu planejamento com base nos resultados que pretende alcançar e não sobre o que vai ensinar, partindo da perspectiva do aluno, do que ele irá aprender e do como irá aprender. Nesse sentido, é correto afirmar sobre as atividades avaliativas:

    A) A verificação da aprendizagem deve estar acima dos níveis estabelecidos nos objetivos de aprendizagem, a avaliação deve estar em oposta aos objetivos.

    B) A verificação da aprendizagem deve estar no mesmo nível que dos alunos, a avaliação deve estar em correspondência com o nível da turma.

    C) A verificação da aprendizagem abaixo dos níveis dos objetivos de aprendizagem, a avaliação deve permitir que os alunos apresentem seus perfis, não o conteúdo.

    D) A verificação da aprendizagem deve estar no mesmo nível que os objetivos de aprendizagem, a avaliação deve estar em correspondência com o objetivo.

São características da tendência pedagógica progressista libertadora: I. O ensino procura é realizado de modo a criar consciência no aluno sobre a realidade em que vive. II. A relação em sala de aula é marcada por muito profissionalismo e o conteúdo é ensinado de maneira técnica. III. Os conteúdos são extraídos do cotidiano dos alunos, refletindo sobre suas particularidades. IV. Embora o aluno seja o foco principal da relação de ensino e aprendizagem, o professor ainda é visto como detentor do conhecimento. Podemos afirmar que:

    A) Todos os itens estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

Em determinado contexto escolar, os professores procuram realizar atividades avaliativas baseado em debates, atividades e trabalhos em grupo, sempre estimulando a prática e o pensamento. Este tipo de prática está alicerçada em qual tendência pedagógica?

    A) Liberal não diretiva.

    B) Liberal crítica dos conteúdos.

    C) Progressista tecnicista.

    D) Progressista libertária.

O modelo escolar hegemônico da escola pública tem passado por um esforço de reformulação, para que possa atender e receber toda a multiplicidade de alunos, sem distinção das condições necessárias para atendê-los. Este modelo é representado pela:

    A) Escola técnica.

    B) Escola inclusiva.

    C) Escola militar.

    D) Escola especial.

Atualmente a concepção de educação relega um papel específico para a instituição escolar, tomando o aluno como sujeito de múltiplas interfaces, indo além de uma proposta vertical como foi definida por muitos anos. A função social da escola pode ser então resumida em conformidade com a alternativa:

    A) Garantir a aprendizagem de conhecimentos básicos que possam favorecer sua introdução no mercado de trabalho e sua sobrevivência básica.

    B) Favorecer o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.

    C) Capacitar o cidadão para que se adapte as transformações que ocorrem na sociedade na qual está inserido, possibilitando suprir suas necessidades materiais básicas.

    D) Formar cidadãos de senso crítico, independentemente de seu nível intelectual, tendo em vista que o foco da educação é transformar a sociedade na qual o aluno está inserido.

Uma das funções do ensino de história é dar atenção às alteridades. Nesse sentido, que tipo de ferramenta teórica articulada na prática de ensino cumpre a função de auxiliar a ver melhor o outro?

    A) A contextualização temporal.

    B) O exercício de interpretação.

    C) A análise documental.

    D) A comparação histórica.

Os conteúdos desse modo trabalham com maior flexibilidade para as diferentes situações escolares, sendo garantido, nesse processo, o domínio dos conceitos fundamentais a ser estudados. Presente no cotidiano escolar do Ensino Fundamental e Médio pode conduzir a abordagens apresentando problemáticas gerais e respeitando a faixa etária, ou série ou proposta pedagógica a que se destina. A descrição sugere um tipo de ensino de História por:

    A) Eixos temáticos.

    B) Metodologias ativas.

    C) Estudos não-diretivos.

    D) Formação continuada.

O ensino de história exige certo domínio conceitual a medida que seus objetivos são apresentados. Desse modo leia com atenção as afirmações abaixo: I. Como o conhecimento histórico é possível, o que requer um conceito de evidência. II. As explicações históricas podem ser contingentes ou condicionais, e para interpretar as ações no passado é necessário reconstruir as crenças do agente sobre a situação, valores e intenções relevantes. III. Considerações históricas não são cópias do passado, mas podem ser avaliadas como respostas para questões em termos do âmbito do documento que elas explicam, seus poderes explicativos e sua congruência com outros conhecimentos. IV. É imprescindível à leitura de fontes e textos históricos a articulação de pré-conceitos individuais, que moldam e particularizam o conhecimento do modo que os preceitos científicos exigem. Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

Leia o trecho e responda o que se pede: “O ensino de história na atualidade parte de uma concepção fundamental da ciência da história, que configura o conceito de _________________, considerado como a soma das operações mentais com as quais os homens interpretam sua experiência de evolução no tempo de seu mundo e de si mesmos, de forma tal que possam orientar, intencionalmente sua vida prática no tempo.”. A lacuna deve ser devidamente preenchida pela alternativa de:

    A) Consciência histórica.

    B) Dialética do tempo.

    C) Dinâmica de temporalidades.

    D) Representação crítica.

Leia o trecho a seguir que define o papel da escola no ponto de vista de uma tendência pedagógica específica: “Socialização do saber elaborado às camadas populares, entendendo a apropriação crítica e histórica do conhecimento enquanto instrumento de compreensão da realidade social e atuação crítica e democrática para a transformação desta realidade.”. É correto afirmar que o trecho faz menção à tendência pedagógica:

    A) Nova Não-Diretiva.

    B) Tradicional.

    C) Histórico-Crítica.

    D) Nova Diretiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...