Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos dois últimos anos do ensino fundamental, anos finais, o estudo da Geografia se concentra:

    A) Nas geotecnologias.

    B) No uso do território.

    C) Na identidade sociocultural.

    D) No espaço mundial.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um objeto de conhecimento da unidade temática conexões e escalas, presente no ensino de geografia para o sétimo ano do ensino fundamental:

    A) Formação territorial do Brasil.

    B) Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação.

    C) Mapas temáticos do Brasil.

    D) Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.

No currículo de geografia, a unidade temática o sujeito e seu lugar no mundo, focaliza:

    A) Na articulação de diferentes espaços e escalas de análise.

    B) As noções de pertencimento e identidade.

    C) As características das inúmeras atividades e suas funções socioeconômicas.

    D) Na ampliação gradativa da concepção do que é um mapa.

Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens em geografia, os alunos precisam:

    A) Ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico.

    B) Não mais associar o pensamento espacial ao desenvolvimento intelectual.

    C) Se orientar apenas com base nos efeitos de distância, relações hierárquicas e tendências à centralização e à dispersão.

    D) Exercitar o raciocínio geográfico em todas as dimensões de sua vida pública e privada.

A teoria sócio-histórica de Lev Vygotsky estabelece algumas funções mentais. Segundo o autor, as funções mentais elementares são caracterizadas por:

    A) Internalizar os eventos socioculturais vivenciados pelo sujeito a partir dos processos intrapsíquicos.

    B) Especificarem os processos mentais mais avançados, conhecidos como pensamento, resolução de problemas e imaginação.

    C) Possibilitarem a aquisição dos conhecimentos básicos sobre como ser sujeito em sociedade.

    D) Dizer respeito aos comportamentos naturais, não aprendidos, tais como os reflexos.

As estratégias de ensino são o modo de organizar o saber didático, apresentando técnicas e recursos que possibilitem o alcance dos objetivos propostos. Significa pensar e utilizar os recursos mais adequados para não só dinamizar as aulas, mas principalmente:

    A) Aprimorar as habilidades dos educadores em lidar com tecnologias distintas.

    B) Fazer os elos necessários entre o saber transmitido e sua sedimentação no repertório do aluno.

    C) Para facilitar a compreensão dos conteúdos, que é mais bem absorvido quando apresentado em contextos inusitados.

    D) Fazer com que a aula apresentada seja única e não capaz de ser copiada posteriormente.

O educador Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. Para ele, a modificação desse quadro deveria:

    A) Ser iniciada com o trabalho dos educadores, quem têm em suas mãos o poder de definir o fim de todas as opressões.

    B) Fundamentar-se, primeiramente, no desejo dos opressores em compreender sua situação de privilégio.

    C) Partir dos próprios oprimidos, depois de um trabalho de conscientização e politização.

    D) Começar com a abolição de todas as classes sociais e a profunda divisão dos bens materiais e imateriais entre todas as pessoas.

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: “___________ tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Onde possibilita a reformulação no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos. Recebe esse nome, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.”.

    A) Avaliação formativa.

    B) Avaliação somativa.

    C) Avaliação diagnóstica.

    D) Avaliação cooperativa.

Não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, sem uma competência técnica para realiza-la educacionalmente. Assim, é correto afirmar que:

    A) O processo didático se baseia no conjunto de atividades que levam o aluno a compreender suas queixas individuais sobre a sociedade.

    B) O ensino deve ser planejado e ter propósitos claros sobre suas finalidades, preparando os alunos para viverem em sociedade.

    C) É necessário para o planejamento de ensino que o professor descarte as relações intrínsecas entre educação e pedagogia.

    D) É papel do professor apenas planejar a aula, e não organizar os conteúdos de ensino.

São objetivos gerais de geografia para o ensino fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: I. Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado. II. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia. III. Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições. IV. Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações sobre o espaço geográfico e as diferentes paisagens. Podemos afirmar que:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...