Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro da unidade temática “Terra e Universo”, apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são objetos de conhecimentos para o 9º ano, exceto:

    A) Evolução estelar.

    B) Astronomia e cultura.

    C) Sistema Sol, Terra e Lua.

    D) Ordem de grandeza astronômica.

Com relação ao ensino de Ciências para o 7º ano, considere a alternativa que descreve uma habilidade desenvolvida ligada à unidade temática “Terra e Universo”:

    A) Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

    B) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).

    C) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

    D) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

Dentro da unidade temática “Matéria e Energia”, apontada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é objeto de conhecimento para o 8º ano:

    A) Cálculo de consumo de energia elétrica.

    B) Formas de propagação do calor.

    C) Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra.

    D) História dos combustíveis e das máquinas térmicas.

Os PCNs apontam que os alunos têm ideias acerca do seu corpo, dos fenômenos naturais e dos modos de realizar transformações no meio; são modelos com uma lógica interna, carregados de:

    A) Conhecimento científico.

    B) Símbolos da sua cultura.

    C) Imagens, palavras e proposições.

    D) Fenômenos naturais e suas transformações.

De acordo com os PCNs, o que oferece modelos lógicos e categorias de raciocínio, um painel de objetos de estudo, para o ensino das Ciências?

    A) Investigações e Projetos.

    B) História científica.

    C) Teorias científicas.

    D) Astronomia e Geociências.

O conhecimento sobre como a natureza se comporta e a vida se processa contribui para o aluno se posicionar com fundamentos acerca de questões bastante polêmicas e orientar suas ações de forma mais consciente. São exemplos dessas questões: I. A manipulação gênica, os desmatamentos. II. O acúmulo na atmosfera de produtos resultantes da combustão. III. O destino dado ao lixo industrial, hospitalar e doméstico.
Está correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando:

    A) Seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

    B) Fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

    C) Aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.

    D) Diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Sobre o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira, assinale a alternativa correta:

    A) A aprendizagem de uma língua estrangeira é fonte de ampliação dos horizontes culturais, pois, ao conhecer outra cultura e outras formas de encarar a realidade, os alunos passam a refletir sobre a sua própria cultura.

    B) O ensino de línguas estrangeiras é barreira para acesso a informações de outras culturas e grupos sociais.

    C) As expressões em idiomas estrangeiros têm interpretações independentes de aspectos sociais e/ou culturais.

    D) Diferentes variantes linguísticas não devem ser priorizadas no ensino de línguas estrangeiras.

Sobre o aprendizado de Inglês e sua relação com a língua materna do aprendiz, verifique se cada afirmação abaixo é verdadeira (V) ou falsa (F): I. Reduz o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com o inglês. II. Impossibilita que o aluno se constitua em um ser discursivo no uso do inglês. III. Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.
O resultado para I – II – III é:

    A) V – F – V.

    B) F – F – V.

    C) F – V – F.

    D) V – V – F.

Com relação às habilidades comunicativas, em particular, a compreensão escrita, espera-se que o aluno seja capaz de: I. Selecionar informações específicas do texto. II. Demonstrar consciência de que a leitura é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra no texto. III. Demonstrar conhecimento da organização textual através do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II e III.

    C) I e III.

    D) I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...