Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir dos anos 60, sob influência das teorias marxistas, surge uma tendência crítica à geografia Tradicional, cujo centro de preocupações passa a ser:

    A) As relações entre a sociedade, o trabalho e a natureza na produção do espaço geográfico.

    B) O levantamento feito por meio de estudos apenas empíricos, que passam a ser considerados mais confiáveis.

    C) O estudo descritivo das paisagens naturais e humanizadas, de forma dissociada do espaço vivido.

    D) Abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando a formulação de leis gerais de interpretação.

Nas interações sociais se dá a ampliação dos laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos, contribuindo para que:

    A) Desenvolvam-se as possibilidades de expressão da criança, sua aprendizagem e capacidade de destituição de qualquer manifestação de pensamento comunitário.

    B) O reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.

    C) A criança seja capaz de combater e eliminar quaisquer manifestações contrárias ao preconceito e discriminação contra seus colegas, professores e pessoas de sua comunidade.

    D) As identidades dos educandos sejam construídas de forma individual e autônoma, o que estimula sua consciência de si e dificulta tentativas de trabalho em grupo.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram o impacto da pandemia de Covid-19 na vida escolar das crianças. Segundo esses dados divulgados em 2020:

    A) Pelo menos 40 milhões de crianças em todo o mundo perderam um período crítico de pré-escola devido à Covid-19.

    B) Menos de um terço dos países avaliados oferecem educação infantil gratuita à distância durante a pandemia.

    C) O acesso a cuidados infantis de qualidade aumentou durante o primeiro semestre de 2020, consequência da baixa demanda.

    D) Durante a pandemia, aproximadamente 35 milhões de crianças com menos de cinco anos estudam sem a supervisão de um adulto.

A Psicomotricidade surgiu na França, sendo Dupré o seu precursor ao evidenciar a “Síndrome da Debilidade Motora”. Dupré verificou que existia uma estreita relação entre:

    A) A filogenética e a ontogenética dos movimentos.

    B) Os estudos sobre o corpo e os déficits psicológicos.

    C) As debilidades motoras e a carga genética familiar.

    D) Anomalias psicológicas e anomalias motrizes.

A tendência pedagógica liberal tradicional pode ser caracterizada por:

    A) Defender a ideia de “aprender fazendo”, centralizando a atividade pedagógica no aluno e valorizando as tentativas experimentais.

    B) Estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais.

    C) Não considerar as diferenças de classe social e toda a prática escolar não ter nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

    D) Vincular a educação à luta e organização de classe de pessoas que se encontram em situação de opressão.

O conceito piagetiano conhecido como equilibração ocorre diretamente a partir de duas funções cognitivas, são elas:

    A) Assimilação e Mediação.

    B) Adaptação e Maturação.

    C) Acomodação e Adaptação.

    D) Assimilação e acomodação.

É correto afirmar que a organização curricular da educação infantil está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos:

    A) Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

    B) Os eixos de atividades lúdicas para cada grupo distinto de alunos.

    C) As situações comunicativas que as crianças devem participar.

    D) As posturas a serem assumidas por cada educador infantil.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal, que marca a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, foi criado por:

    A) Paulo Freire.

    B) Jean Piaget.

    C) Emília Ferreiro.

    D) Lev Vygotsky.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna a seguir:


“____________é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.”

    A) Currículo.

    B) Projeto político-pedagógico.

    C) Livro de registro de classe.

    D) Regimento escolar.

Na transição para o ensino fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir:

    A) A antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

    B) Apenas a transição para os alunos que alcançarem, nas avaliações, os escores mínimos estabelecidos nacionalmente.

    C) A continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

    D) Todas as especificidades da ação pedagógica com os bebês, mesmo no final da educação infantil.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...