Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática caracteriza-se como:

    A) Um corpo de conhecimento imutável e verdadeiro a ser assimilado pelo aluno.

    B) Forma de compreender e atuar no mundo, cujo conhecimento é fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.

    C) Uma ciência viva própria de universidades e centros de pesquisas e desvinculada do cotidiano dos cidadãos.

    D) Uma ciência que evoluiu de forma linear e logicamente organizada.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais apontam que os objetivos da nova educação são mais amplos do que os do antigo projeto pedagógico. A este respeito, é correto afirmar que:

    A) Antes se desejava transmitir conhecimentos disciplinares padronizados, o que se mantém no novo projeto pedagógico.

    B) Antes se desejava promover competências gerais, agora se deseja transmitir conhecimentos disciplinares padronizados.

    C) Na nova educação se deseja promover competências gerais, que articulem conhecimentos, sejam estes disciplinares ou não.

    D) As disciplinas devem ser tratadas como listas de saberes oficiais, e não como campos dinâmicos de conhecimento e de interesses.

Para cumprir seus propósitos, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática:
I. Indicam aspectos novos no estudo dos números e operações, privilegiando o desenvolvimento do sentido numérico e a compreensão de diferentes significados das operações;
II. Destacam a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferecem sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações;
III. Recomendam o uso de calculadoras nas aulas de Matemática.
Está correto o que se afirma em:

    A) I, II e III.

    B) I, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) II e III, apenas.

Conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias elegeu três competências como metas a serem perseguidas durante essa etapa da escolaridade básica. A este respeito, leia:
TABELA 1 I Representação e comunicação. II Investigação e compreensão. III Contextualização das ciências no âmbito sociocultural.
TABELA 2 A Ocorre na forma da análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas por meio do pensar e do conhecimento científico.
B Envolve a leitura, a interpretação e a produção de textos nas diversas linguagens e formas textuais características dessa área do conhecimento.
C Competência marcada pela capacidade de enfrentamento e resolução de situações-problemas, utilização dos conceitos e procedimentos peculiares do fazer e pensar das ciências.
Analise os itens acima e relacione as duas tabelas:

    A) I-C; II-B; III-A.

    B) I-B; II-C; III-A.

    C) I-B; II-A; III-C.

    D) I-A; II-C; III-B.

Leia o texto abaixo. “O tempo é sempre colocado como um problema a ser enfrentado pela equipe escolar. Falta tempo para se ensinar tudo o que é necessário, falta tempo para um convívio escolar mais intenso, falta tempo para trabalhar coletivamente, seja no planejamento das atividades escolares, seja dentro da sala de aula. Falta tempo para ouvir os alunos, os pais, prestar atenção neles. Falta tempo, finalmente, para olhar para o próprio trabalho e para redirecioná-lo”.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

A este respeito, assinale a alternativa correta.

    A) A garantia de jornadas diárias mais longas para os alunos e de horários especiais para o trabalho conjunto dos professores são metas dissociadas da qualidade de ensino.

    B) O professor não tem papel de orientador do uso do tempo.

    C) A organização do planejamento das aulas reduz a improvisação que, muitas vezes, é um dos fatores da falta de tempo.

    D) O aluno precisa aprender a controlar o tempo de realização de suas atividades, ou seja, deve ser arbitrado a respeito de como e quando atuar na escola.

Com relação ao relacionamento professor e aluno, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise:
(__) O professor deve apresentar o conteúdo oralmente, partindo de definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de fixação e aplicação;
(__) O aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas;
(__) O professor atua como organizador ao estabelecer as condições para a realização das atividades e fixar prazos, respeitando o ritmo de cada aluno.

    A) V – V – F.

    B) F – F – V.

    C) V – F – F.

    D) F – V – V

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os educadores matemáticos apontam como ponto de partida da atividade matemática, e não a conclusão, a:

    A) Exposição de conteúdos.

    B) História da matemática.

    C) Resolução de problemas.

    D) Reprodução de conhecimentos.

Para que se alcancem os objetivos propostos para o Ensino Médio, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, há necessidade de se romper com os modelos tradicionais. A este respeito, leia os itens abaixo:
I. A perspectiva é de uma aprendizagem permanente, de uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam;
II. Prioriza-se a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
III. Há o que justifique memorizar conhecimentos, ainda que superados ou cujo acesso é facilitado pela moderna tecnologia;
IV. O que se deseja é que os estudantes desenvolvam competências básicas que lhes permitam desenvolver a capacidade de continuar aprendendo.
Está correto o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) II, III e IV.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, dentre os princípios mais gerais que orientam a reformulação curricular do Ensino Médio, não está correto:

    A) Aquisição de conhecimentos básicos.

    B) Acúmulo de conhecimentos.

    C) Preparação científica.

    D) Capacidade de utilizar as diferentes tecnologias.

Ferreiro (2000) afirma que “nenhuma pratica pedagógica é neutra”. Segundo a autora todas estão:

    A) Em correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia

    B) Introduzidas na linguagem escrita, e como se apresenta esse objeto no contexto escolar.

    C) Apoiadas em certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objeto dessa aprendizagem.

    D) Inseridas em um processo histórico de construção de um sistema de representação, não um processo de codificação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...