Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria de Paulo Freire baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em:

    A) Sujeito político acrítico.

    B) Um depositório de conhecimento.

    C) Um aprendiz ativo.

    D) Objetos receptores e livres.

Espera-se que o estudo da geografia no ensino fundamental, anos finais, possa contribuir para o delineamento do projeto de vida dos jovens alunos, de modo que eles compreendam:

    A) Que as linguagens são dinâmicas, e que todos participam desse processo de constante transformação.

    B) A produção social do espaço e a transformação do espaço em território usado.

    C) A si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e suas diferenças.

    D) A falta de relações existentes entre fatos nos níveis local, nacional e global.

O conceito de espaço é inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo. Assim como para a História, o tempo é para a Geografia:

    A) Uma variável que leva em consideração as realidades de cada sujeito, se manifestando de forma individual para cada pessoa.

    B) A principal base de seus estudos e de onde partem todas as premissas geográficas.

    C) Uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos.

    D) Um conceito limitado que permite apenas uma visão deturpada da realidade social.

O raciocínio geográfico, uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a correta descrição para o princípio de Diferenciação:

    A) Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes.

    B) Refere-se ao modo de estruturação do espaço de acordo com as regras da própria sociedade que o produziu.

    C) Exprime como os objetos se repartem pelo espaço finito e contínuo, delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico.

    D) É a variação dos fenômenos de interesse da geografia pela superfície terrestre (por exemplo, o clima), resultando na diferença entre áreas.

Cerca de 11 chefes de Estado e 64 ministros da Educação de 97 países participam, em outubro de 2020, de um encontro sobre educação organizado pela Unesco. Realizado em parceria com os governos de Gana, da Noruega e do Reino Unido, o objetivo era:

    A) Celebrar o Dia Mundial dos Professores através de um encontro que priorizava o debate sobre um novo piso salarial mundial para a categoria.

    B) Definir prioridades durante a recuperação da pandemia de Covid-19 e garantir financiamento para o setor.

    C) Debater como estão os índices de alfabetização mundial de acordo com os escores obtidos em 2019-2020.

    D) Dar visibilidade aos educadores ao redor do mundo que estão enfrentando a Pandemia de Covid-19 em condições de risco pessoal de saúde.

O autor Lev Vygotsky afirma que o desenvolvimento mental ocorre a partir da interiorização dos elementos históricos e culturais vivenciados pelos sujeitos, advento que leva:

    A) Ao desaparecimento dos comportamentos instintivos.

    B) À criança ao período da puberdade e dos seus dilemas morais.

    C) Ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

    D) À passagem pelo estágio do Personalismo nas crianças.

Jean Piaget classifica as funções da linguagem na criança em dois grupos, o da fala egocêntrica e o da fala socializada. A fala egocêntrica se caracteriza por:

    A) Uso de recursos de comunicação bastante comuns na fala adulta, tais como a informação adaptada, a crítica e as ordens, suplicias, ameaças e perguntas.

    B) A criança procura um interlocutor que esteja disposto a somente ouvir o que ela tem a dizer e valoriza quem demonstra estar compreendendo o que ela diz.

    C) Se basear sempre na experimentação linguística, que é a repetição de sílabas e palavras por parte da criança em uma fala sem a intenção de provocar sentido.

    D) Ausência do interesse em ser escutado por alguém, pois a criança simplesmente fala sobre si mesma, sem preocupação de colocar-se no lugar de quem escuta.

De acordo com a teoria elaborada por Emília Ferreiro, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada. Uma destas fases é a:

    A) Silábico-alfabética.

    B) Pré-alfabética.

    C) Sensório-silábica.

    D) Alfabetização concreta.

No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias da Geografia que:

    A) Possibilitam melhor compreensão acerca do desenvolvimento infantil.

    B) São mais adequadas para os alunos em relação à sua faixa etária.

    C) Não devem ser ensinadas uma vez que desencadearão desempenhos escolares ruins.

    D) Podem não ser apropriadas em uma sala de aula com muita variedade étnica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a divisão da geografia em campos de conhecimento da sociedade e da natureza tem propiciado:

    A) Um aprofundamento temático de seus objetos de estudo.

    B) A alienação entre os principais eixos temáticos de geografia.

    C) A não compreensão sobre a geografia como um todo integrado.

    D) A má formação e pouco preparo dos professores de geografia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...