Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, exceto:

    A) A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

    B) O reconhecimento das especificidades etárias, mostrando a necessidade de interação somente entre crianças da mesma idade.

    C) A indivisibilidade das dimensões expressivo motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

    D) A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

Leia as proposições acerca da estruturação da educação infantil e responda:


(__) - Há o controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de sessenta e cinco por cento do total de horas.

(__) - Possui carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuída por um mínimo de duzentos dias de trabalho educacional.

(__) - Realiza avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.

(__) - Realiza atendimento à criança de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral.


Considerando-se (V) como verdadeiro e (F) como falso, a sequência correta das proposições acima, é:

    A) F – V – F – V.

    B) V – F – V – F.

    C) V – V – F – F.

    D) F – F – V – V.

É correto afirmar que a educação infantil será oferecida em:


I. Creches para crianças de até quatro anos de idade.

II. Pré-escolas, para as crianças de quatro a cinco anos de idade.

III. Pré-escolas, para as crianças de cinco a seis anos de idade.

IV. Creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade.


Estão corretos:

    A) Apenas os itens I e II estão corretos.

    B) Apenas os itens III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens I e III estão corretos.

Luiz Carlos Cagliari afirma que o grande problema da ortografia na vida das pessoas e, por conseguinte, também na vida escolar, é o de que esta:

    A) Não diz respeito à vida comum e prática dos sujeitos, por se distanciar da fala, e, por consequência, caba sendo relegada à segundo plano tanto pelos alunos quanto pelos professores.

    B) Em seus aspectos históricos, teóricos e metodológicos, acaba por evitar qualquer forma de variação ou criação linguística por parte dos alunos, que se tornam menos criativos e interessados.

    C) Não encontra livros didáticos suficientemente bons e que saibam tornar o conteúdo acessível para os alunos, seja para crianças em idade de alfabetização, seja para adultos em alfabetização tardia.

    D) Torna-se uma forma de escrita congelada, fixa, imutável, que deve ser aprendida através de regras e da memorização de formas estabelecidas arbitrariamente pela tradição ou por algum legislador.

Segundo Cagliari, a ortografia da língua portuguesa nasceu da ortografia do latim, adaptando-se à pronúncia da língua, sem nunca ter sido:

    A) Reconstruída e adaptada à nossa realidade.

    B) Questionada pelos que falavam línguas nativas.

    C) Uma simples transcrição fonética.

    D) Estudada em suas bases etimológicas.

Para efeitos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que a pessoa que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade é considerada como:

    A) Pessoa com habilidades.

    B) Pessoa com deficiência.

    C) Pessoa com superdotação.

    D) Pessoa especial.

As metas previstas no Anexo da Lei nº 13.005/14, que aprovou o Plano Nacional de Educação – PNE – devem ter como referência:

    A) A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.

    B) A Pesquisa Nacional por Aula de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.

    C) A Pesquisa Nacional por Atestado de Domicílios - PNAD, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.

    D) A Pesquisa Nacional de Domicílios - PND, o censo demográfico e os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação da referida Lei.

Ao longo de toda a Educação Básica, o ensino das Ciências Humanas deve promover explorações sociocognitivas, afetivas e lúdicas capazes de:

    A) Revisitar o passado por meio de jogos, cantigas e brincadeiras ensinadas pelos mais velhos.

    B) Potencializar sentidos e experiências com saberes sobre a pessoa, o mundo social e a natureza.

    C) Trazer à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza (tecnológica, morfológica, funcional).

    D) Valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares.

De acordo com a BNCC, quais são as categorias básicas na área de Ciências Humanas?

    A) Leitura, História, Teoria.

    B) Tempo, Espaço, Movimento.

    C) Investigação, Demografia e Epidemiologia.

    D) Raciocínio, Contextualização e Metodologia.

A abordagem das relações espaciais e o consequente desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal no ensino de Ciências Humanas devem favorecer a compreensão, pelos alunos:

    A) Do ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões.

    B) Das populações humanas e as atividades a eles relacionados.

    C) Dos tempos sociais e da natureza e de suas relações com os espaços.

    D) Das ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...