Questões de Pedagogia do ano 2020

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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, há uma diferença entre avaliar a capacidade de desempenho do aluno e estabelecer diferentes níveis de proficiência. A este respeito, com relação ao processo de avaliação do aprendizado de língua estrangeira, assinale a alternativa correta.

    A) A avaliação somativa, e os testes em particular, dão informação e certificam os níveis de proficiência alcançados e revelam o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

    B) A avaliação formativa não contempla o desenvolvimento do processo de aprendizagem

    C) A avaliação formativa envolve apenas o professor e os pais do aluno, enquanto a avaliação somativa envolve apenas o aluno.

    D) Na avaliação formativa interativa há procedimentos constantes e personalizados envolvendo professor e alunos.

Com relação ao ensino de matemática visando à construção da cidadania, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos levar o aluno a:

    A) Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

    B) Levar a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumentar a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolver maior consciência do funcionamento da própria língua materna.

    C) Desenvolver a capacidade de compreender textos orais e escritos e de assumir a palavra, produzindo textos em situações de participação social.

    D) Garantir estudos detalhados sobre o ambiente onde vive.

É correto afirmar que Piaget:

    A) Teve seus estudos baseados em uma corrente filosófica behaviorista.

    B) Desenvolveu a psicanálise do desenvolvimento humano.

    C) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro estágios ou períodos.

    D) Acredita na inteligência inata como pré-requisito para aprendizagem.

Com relação ao ensino e aprendizagem de Matemática e a resolução de problemas:
I. Educadores matemáticos apontam a resolução de problemas como ponto de partida da atividade matemática. II. O conhecimento matemático ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução. III. Os problemas são utilizados como aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.
Está correto o que se afirma em:

    A) I.

    B) I e II.

    C) II e III.

    D) I, II e III.

A Lei nº 13.005/14 prevê que as conferências nacionais de educação realizar-se-ão com intervalo de até:

    A) 3 (três) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    B) 4 (quatro) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    C) 6 (seis) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

    D) 2 (dois) anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução deste PNE e subsidiar a elaboração do plano nacional de educação para o decênio subsequente.

Com relação ao conteúdo de Matemática para o Ensino Fundamental, conforme exposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os assuntos estão organizados em blocos conforme os temas abaixo, dentre os quais, não está correto:

    A) Probabilidade e estatística.

    B) Números e operações.

    C) Espaço e forma.

    D) Grandezas e medidas.

Sobre a abordagem de resolução de problemas no ensino de matemática, é correto afirmar que:

    A) Traz implícita a convicção de que, o conhecimento matemático, ganha significado quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.

    B) Consiste em ensinar um conceito, procedimento ou técnica e depois apresentar um problema para avaliar se os alunos são capazes de empregar o que lhes foi ensinado.

    C) Significa fazer cálculos com os números do enunciado de um problema.

    D) É uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem.

Com relação ao ensino e aprendizagem de Matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:

    A) Os alunos são sujeitos de seu processo de aprendizagem e independem, dessa forma, da orientação de um professor.

    B) A interação dos alunos entre si é um aspecto desnecessário no processo de aprendizagem.

    C) Os alunos aprendem por meio de múltiplas e complexas interações com os objetos de conhecimento, tendo o professor como mediador.

    D) O professor é um guia e exemplo a ser seguido, pois tem a função de expor, dentro de sua área de formação, todo conhecimento que detém aos seus alunos.

Sobre a função e o papel da escola, é correto afirmar que:

    A) A união entre escola e comunidade fica demarcada pelas atribuições e responsabilidades e não pela realização de um projeto comum.

    B) Seu papel deve ser semelhante ao de processos educativos que ocorrem em outras instâncias, como na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nos demais espaços de construção de conhecimentos.

    C) Busca uma uniformização dos estabelecimentos escolares, ainda que cada escola tenha sua história, suas peculiaridades e sua identidade.

    D) Deve favorecer a produção e a utilização das múltiplas linguagens, expressões e conhecimentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos, sem perder de vista a autonomia intelectual e moral do aluno.

Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto abaixo.


“_______________ pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Ao revelar essa área do conhecimento como uma criação humana, ao mostrar necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, ao estabelecer comparações entre os conceitos e processos matemáticos do passado e do presente, o professor cria condições para que o aluno desenvolva atitudes e valores mais favoráveis diante desse conhecimento”.

(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Pág. 42. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).

    A) O recurso do jogo.

    B) A tecnologia.

    C) A história da Matemática.

    D) A leitura.

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