Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Projeto Político Pedagógico deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse período, sempre que houver necessidade de mudanças na Instituição Escolar. Sobre a elaboração do PPP, cumpre assinalar que:

    A) Ele deve ser uma iniciativa da Direção e Coordenação, sem envolvimento dos demais membros escolares.

    B) A escolha da participação de diferentes segmentos da comunidade na elaboração do PPP dificulta a sua produção, atrasando todo o planejamento escolar.

    C) A finalização do documento deve ser redigida pelos pais e a escola não deve se preocupar com o apoio de um especialista acerca da redação final do PPP.

    D) A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos.

As instituições de Ensino, amparadas pela lei, tem realizado ao longo das últimas décadas alguns projetos que abrangem diferentes componentes curriculares, envolvendo o estudo da História e Cultura afro-brasileira e africana. Sobre esta iniciativa é correto afirmar:

    A) Permite que a História e de Cultura afro-brasileira e africana seja realizada apenas de maneira opcional.

    B) Segundo as diretrizes, ensino de História e de Cultura Afro-brasileira e africana pode ser realizado somente por meio de projetos.

    C) O ensino de História e de Cultura Afro-brasileira e africana deve ser restrito às aulas de História e não deve haver nenhuma prática de interdisciplinaridade.

    D) É obrigatória por Lei sua presença no currículo escolar de escolas públicas e privadas não apenas no ensino de história, como também em artes e literatura.

Os documentos históricos consistem em diversas obras humanas produzidas em diferentes contextos sociais. Segundo os PCNs de História, o trabalho com documentos em sala de aula deve levar em consideração:

    A) Especialmente os documentos jornalísticos, que são produzidos em diversos meios de comunicação, por serem mais apropriados para a elaboração crítica das sociedades históricas contemporâneas.

    B) Que qualquer documento, por si só, não é o definidor do conhecimento histórico, sendo um instrumento de conhecimento que precisa ser investigado, interrogado e refletido a partir do problema estudado, uma vez que as informações que ele contém precisam ser compreendidas no contexto da sua produção.

    C) A escolha de documentos ligados exclusivamente à produção acadêmica oficial, uma vez que ela é a única produtora de um conhecimento universal e geral sobre a história.

    D) Que os documentos visuais são a única fonte poderosa capaz de chamar a atenção dos educandos, uma vez que as gerações atuais somente necessitam de imagens claras e objetivas sobre o tema estudado.

O relacionamento professor-aluno tem sido uma das principais preocupações das instituições escolares. No que se refere a esse importante tópico, é correto assinalar que:

    A) A valorização da formação do não interfere na excelência de sua relação com o aluno, uma vez que isto depende de outros fatores como a convivência diária entre ambos.

    B) O professor deve criar uma relação ética e profissional com os alunos sem se envolver em questões sociais mais amplas.

    C) A prática educativa dialógica demanda dos docentes acreditarem no diálogo como um fenômeno capaz de mobilizar a reflexão e ação cidadã de seus alunos, seja no presente ou no futuro.

    D) Deve-se proporcionar uma relação professor-aluno unicamente baseada no afeto, por meio da qual o aluno deva ter total liberdade para se expressar.

Do século XIX aos dias atuais, o Ensino de História se destaca por mudanças marcantes em sua trajetória escolar quanto aos objetivos, conteúdos e práticas educacionais. Sobre esse percurso, é correto assinalar que:

    A) As transformações do ensino de História têm proporcionado muitos problemas e dificuldades na elaboração de um material didático uniforme.

    B) A mudança dos paradigmas no ensino de História é algo peculiar do Brasil, uma vez que outros países já enfrentaram o desafio de ensinar História de maneira diversa.

    C) No passado o ensino de História já concebia o ensino desse componente como a “pedagogia do cidadão”, importante instrumento educativo para o exercício da democracia.

    D) O ensino de história se baseava em estudo mnemônico sobre um passado criado para sedimentar uma origem branca e cristã, apresentada por uma sucessão cronológica de realizações de “grandes homens”.

A escola é considerada como um espaço multicultural, com diferenças, conflitos e diversidade, formando um grande grupo de características múltiplas. No que se refere a responsabilidade da escola em consideração com a diversidade, é importante considerar que:

    A) Embora a escola esteja inserida na sociedade, seus problemas e especificidades não podem ser causa de problema e instabilidade para a instituição.

    B) Está diretamente conectada com a formação para o mercado de trabalho e pelo estímulo às potencialidades profissionais e intelectuais do educando.

    C) O Diretor-gestor deve propiciar um ambiente no qual a sua interferência na construção de uma escola inclusiva e reflexiva esteja apenas atrelado a uma administração técnica, financeira e estrutural da escola.

    D) A escola deve manter e investir em reuniões constantes com a família e toda a comunidade escolar visando estabelecer relações mais próximas harmonizar o ambiente escolar.

Uma escola que cumpre seu papel social deve levar em consideração o desenvolvimento das relações pessoais e interpessoais de seus alunos em seu sentido mais autêntico. Sobre a importância desse empreendimento na escola, é correto afirmar que:

    A) A escola deve ser também, um ambiente de construção de empatia e convivência, na qual é importante se levar em consideração as experiências, os saberes, a realidade local, com a adoção de uma postura dialógica baseada na vida pessoal de cada um, buscando compreender as complexidades e os saberes um dos outros.

    B) O desenvolvimento dessas relações deve ser de alguma forma limitada, uma vez que o sujeito forma a sua identidade a partir de sua própria subjetividade, e não por meio de uma relação intersubjetiva com o outro no meio social no qual vive.

    C) As relações interpessoais pressupõem a diferença hierárquica entre todos os falantes, isto é, deve ser considerado que alguns terão maior poder de fala e outros o dever de escutar.

    D) Com os avanços científicos e tecnológicos mais recentes, deve-se considerar que uma relação interpessoal eficaz na escola precisa ser produzida, sobretudo, pela comunicação digital de redes sociais e aplicativos educacionais.

A avaliação escolar perde o sentido se não tiver como objetivo o desenvolvimento do aluno e o estímulo de seu potencial. No que se refere à questão da avaliação para a disciplina de História, é importante considerar que:

    A) É importante apenas a consideração do conhecimento do conteúdo, e deve-se excluir qualquer conhecimento prévio, hipótese e os domínios dos alunos.

    B) A avaliação deve mensurar simplesmente fatos ou conceitos assimilados.

    C) Ao professor coloca-se a função de identificar a apreensão de conteúdo, noções, conceitos, procedimentos e atitudes dos estudantes, comparando o antes, o durante e o depois.

    D) O educador não deve avaliar seu desempenho como docente nas avaliações, uma vez que há outras possibilidades de obter esse diagnóstico a fim de saber como atuar no processo de aprendizagem dos alunos.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo que será desenvolvido na escola. Sobre o PPP, considere as seguintes afirmações:
(__) Ele é produzido com participação da comunidade escolar e implementado pelos dirigentes da escola, responsáveis pela sua execução;
(__) O PPP visa instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que tem origem em prescrições externas à escola;
(__) Ele deve explicitar princípios baseados na centralização das decisões e no estímulo à execução dos objetivos por um grupo minoritário;
(__) É um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade, que não é descritiva ou constatativa, mas é constitutiva.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, F, V.

    B) V, V, F, F.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, F, V.

Este documento organiza e articula ações necessárias para a efetivação do Projeto Político-Pedagógico, e também é construído de forma coletiva, classificado como:

    A) Proposta curricular.

    B) Regimento escolar.

    C) Diretrizes internas institucionais.

    D) Plano de ação escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...