Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs) é proporcionar ao professor uma visão clara sobre o ensino desta disciplina, bem como seus principais objetivos. Sobre os PCNs de História, é correto afirmar que:

    A) Os conceitos históricos, dependendo das escolhas didáticas como o desenvolvimento de capacidades intelectuais autônomas, que definirá a constituição da identidade social do alunado.

    B) Neste documento pedagógico há três conceitos que estarão presentes em todos os anos de escolaridade, fato histórico, sujeito histórico e o tempo histórico.

    C) Na leitura do documento se evidencia a preocupação com um ensino de História que desenvolva um pensamento geral e centralizado.

    D) A proposta dos PCNs é trabalhar com eixos temáticos nos quais o aluno terá uma visão única sobre o passado e o presente.

O estudo histórico apresenta, hoje, diferentes abordagens para tratar um mesmo tema, fato ou conceito. Sobre tal iniciativa, é importante considerar que:

    A) É importante para que o aluno perceba que em cada tipo de descrição, a visão, motivos e a intenção de quem conta a história muda.

    B) Durante as aulas, o professor deve ser capaz de apresentar todas as maneiras de ver a história, demonstrando qual a correta.

    C) O professor não deve favorecer o acesso a documentos oficiais, reportagens de jornais e revistas e a outras fontes, porque isso só cabe aos pesquisadores e historiadores.

    D) Deve-se evitar que a turma assista a filmes e documentários, visite museus e entreviste os atores que vivenciaram os acontecimentos estudados, uma vez que a história oral não é indicada para ser vivenciada na escola.

Leia o texto abaixo.


“A aprendizagem é, então, percebida como ocorrendo no que se denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse espaço é caracterizado pelas interações entre aprendizes e parceiros mais competentes, explorando o nível real em que o aluno está e o seu nível em potencial para aprender sob a orientação de um parceiro mais competente. Note-se que essa concepção da aprendizagem tem sido usada para explicar a aprendizagem dentro e fora da escola.”


(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. pág. 58. Brasília :MEC/SEF, 1998.)


O texto menciona a zona de desenvolvimento proximal, conceito elaborado por:

    A) Paulo Freire.

    B) Piaget.

    C) Vygotsky.

    D) Emília Ferreiro.

Alguns recursos que podem ser utilizados como apoio nas aulas de produção escrita em Língua Inglesa são:


I. Dicionário, mono ou bilíngue.

II. Glossário construído em sala de aula.

III. Guias de apoio, que contenham conjugações, elementos gramaticais e características dos tipos de textos em estudo.


Está correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

Considere o texto abaixo.


“Na visão __________, a aprendizagem de Língua Estrangeira é compreendida como um processo de adquirir novos hábitos linguísticos no uso da língua estrangeira. Isso seria feito, primordialmente, por meio da automatização desses novos hábitos, usando uma rotina que envolveria estímulo, a exposição do aluno ao item lexical, à estrutura sintática, etc. a serem aprendidos, fornecidos pelo professor; resposta do aluno; reforço, em que o professor avaliaria a resposta do aluno. Essa visão na sala de aula de Língua Estrangeira resultou no uso de metodologias que enfatizavam exercícios de repetição e substituição.”


(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. pág. 56. Brasília :MEC/SEF, 1998.)


A alternativa que corretamente preenche a lacuna do texto é:

    A) Libertária.

    B) Behaviorista.

    C) Sociocultural.

    D) Inatista.

Com relação à avaliação de habilidades comunicativas, em particular, quanto à compreensão escrita, o aluno deverá ser capaz de:

    A) Praticar a leitura como um processo linear que exige o entendimento de cada palavra no texto.

    B) Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.

    C) Selecionar informações gerais em lugar de informações específicas do texto.

    D) Demonstrar conhecimento culto da sintaxe, da morfologia, do léxico e da fonologia.

No ensino da língua estrangeira, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante haver espaços no programa para possibilitar a exposição do aluno à compreensão e memorização de letras de música, de certas frases feitas, por exemplo: “How do you do?”, de pequenos poemas, trava-línguas e diálogos. No entanto, esses momentos não implicam:

    A) Oferecimento de certa consciência dos sons da língua e de seus valores estéticos.

    B) Abordagem de alguns modos de veicular algumas regras de uso da língua estrangeira, tais como polidez, intimidade ou saudações.

    C) Permitir o envolvimento com aspectos lúdicos que a língua oral possibilita, aumentando, dessa forma, a vinculação afetiva com a aprendizagem.

    D) Engajamento no discurso oral.

A habilidade de leitura, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:


(__) Atende as necessidades da educação formal, mas é a habilidade que o aluno menos utiliza em seu contexto social imediato.

(__) Ajuda o desenvolvimento integral do letramento do aluno.

(__) Aprender a ler em outra língua pode colaborar no desempenho do aluno como leitor em sua língua materna.


Sabendo que V significa verdadeiro e F significa falso, a alternativa que contém a sequência correta, respectivamente, é:

    A) F – V – V.

    B) F – F – V.

    C) V – V – F.

    D) V – F – F.

Um ponto importante abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) está da didática do professor de Geografia para uma aprendizagem mais eficaz. Nesse sentido é função da atuação docente:

    A) Se ater ao livro didático, preparado para ser suficiente em relação a outros métodos de ensino, e deve segui-lo à risca, juntamente com as atividades propostas que ele contém.

    B) Realizar aulas expositivas ou leituras de textos do livro didático, e também deve trabalhar de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, através de situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares, regiões e territórios.

    C) Realizar apenas aulas expositivas e debates, metodologia de ensino comprovadamente eficaz e suficiente para o ensino de Geografia, pois forma a criticidade do aluno.

    D) Sair completamente do padrão aula expositiva e textos do livro didático, focando-se exclusivamente na metodologia ativa, uma vez que é a vivência do aluno através de situações que problematizem as questões geográficas é que contempla a absorção de conteúdo.

A sala de aula é um universo complexo, com vários fatores interagindo no seu interior. Envolve o campo de afetividade entre os alunos, o professor e a escola. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia o interior da sala de aula deve propiciar:

    A) Um ambiente no qual o professor é autoridade máxima e o aluno deve apenas expor suas dúvidas e erros quanto forem realmente relevantes.

    B) A reprodução de pontos de vista a partir, unicamente, da fala do professor, que possui formação e clareza em determinados assuntos e por isso está correto em seus pontos de vista.

    C) Organização que estimule a ação individualizada do aluno para que possa desenvolver sua potencialidade criadora, mas que, também, esteja aberto a compartilhar com o outro suas experiências vividas fora e dentro da escola.

    D) Propiciar vários pontos de vista diferentes construídos pelos alunos, que ao final de cada aula devem ser amarrados pelo professor a fim de criar um ponto de vista homogêneo da turma sobre um determinado assunto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...