Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Emilia Ferreiro ganhou prestígio por desenvolver, com seus colaboradores, a teoria sobre a psicogênese da língua escrita. Sua atuação profissional revela, também, o compromisso político em contribuir:

    A) Com a alfabetização de adultos fora da idade escolar tradicional.

    B) Para o fim das crenças construtivistas na aprendizagem infantil.

    C) Ativamente com a erradicação da evasão escolar em países latinos.

    D) Na busca de soluções para se enfrentar o problema do analfabetismo.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que a perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida. Em termos de educação, essa perspectiva contribui para:

    A) Que surjam mais tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível, que é cada vez maior e menos agressiva.

    B) Evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da corresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.

    C) Um modelo de civilização que traz a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, além da mecanização da agricultura e urbanização dos grandes centros.

    D) Que se possa compreender, coletivamente, que educação cidadã consiste na manutenção da exploração descomedida de bens de consumo e bens imateriais, como a natureza e suas manifestações.

A escola é espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos pactuados por meio do projeto políticopedagógico, concebido segundo:

    A) Diretrizes estabelecidas pelas correntes de governo em gestão.

    B) As ordenações e o molde das Secretarias Municipais de Educação.

    C) As demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa.

    D) Os interesses das elites educacionais de cada município.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação básica tem a função de garantir condições para que o aluno:

    A) Seja capaz de discernir, individualmente, quais as habilidades que deseja aprimorar.

    B) Consiga descobrir qual a sua função na sociedade moderna, o que demanda tempo e esforço.

    C) Construa instrumentos que o capacitem para um processo de educação permanente.

    D) Explore da melhor maneira a sua condição de sujeito pensante que é capaz de dominar a natureza e outros sujeitos.

No contexto da educação abordada em âmbito global, a Cúpula Mundial da Educação publicou a reconhecida Declaração de Dakar, no ano 2000, afirmando que a educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar:

    A) A formação básica comum internacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola, seus professores e suas comunidades locais.

    B) A paz e a estabilidade dentro e entre países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI.

    C) A integração entre os seus sujeitos, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, tendo o trabalho como principal meio educativo, processualmente conduzido desde a Educação Infantil.

    D) A busca da identidade própria de cada estudante, o reconhecimento e a valorização das diferenças e potencialidades e o atendimento à todas as necessidades no processo de ensino e aprendizagem.

As ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apoiam-se em quatro eixos de atuação, sendo eles:
I. Avaliações sistemáticas. II. Formação continuada presencial para professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo. III. Integração e estruturação de ações de formação e de monitoramento para o aumento da distorção idade-série na Educação Básica. IV. Gestão, controle social e mobilização. V. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais. VI. Garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos por meio de avaliações majoritariamente internas. Estão corretos:

    A) Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III, V e VI estão corretos.

    C) Apenas os itens I, IV, V e VI estão corretos.

    D) Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos.

De acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Ministério da Educação, em parceria com os sistemas públicos de ensino dos estados, Distrito Federal e municípios, apoiará a alfabetização e o letramento dos estudantes até:

    A) O final do 3º ano do ensino fundamental, em escolas rurais e urbanas.

    B) No máximo, final do 4º ano do ensino fundamental, em todas as escolas.

    C) O término do 2º ano do ensino fundamental, em escolas rurais e urbanas.

    D) O fim do 2º ano do ensino fundamental em escolas urbanas e até o fim do 3º ano do ensino fundamental em escolas rurais.

O letramento surge com as relações estabelecidas entre as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever. Sobre a alfabetização e o letramento, é importante assinalar que:

    A) A alfabetização é apenas um processo baseado em perceber e memorizar para aprender a ler e escrever. Contudo o aluno precisa construir um conhecimento de natureza conceitual.

    B) Tal ciclo de aprendizagem consiste simplesmente na relação entre o método utilizado e o estado de “maturidade” ou de “prontidão” da criança.

    C) A alfabetização é o exercício do aprendizado automático e repetitivo, baseado na descontextualização.

    D) Esse processo implica em uma ação pedagógica voltada para a apropriação do sistema de escrita alfabético e desenvolvimento de habilidades envolvidas na leitura e escrita, que envolve a construção de conhecimentos por meio da inserção na cultura letrada.

Segundo Vygotsky, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. Portanto, em relação a aprendizagem, o contato das crianças com novas atividades, informações e habilidades deve ter a participação de um adulto. A esta relação, Vygotsky dá o nome de:

    A) Interrelação.

    B) Articulação.

    C) Mediação.

    D) Exemplificação.

Ao elaborar registros ou anotações depois das aulas, o docente torna possível a reflexão sobre o que aconteceu em classe e é capaz de identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. Sobre a importância dos registros como parte da avaliação em sala de aula, cumpre assinalar que:

    A) É fundamental registrar as discussões críticas da turma, isto é, as observações das próprias crianças sobre o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que isso permite construir o círculo da qualidade de ensino que consiste em planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar.

    B) O professor deve se ater somente aos registros com características basicamente burocráticas. São os que contêm apenas os temas abordados, as presenças e as faltas.

    C) O docente deve apenas anotar os registros em sua base de dados e não deve inserir essa prática na rotina de sala de aula, uma vez que os registros são realizados apenas como procedimento técnico da escola.

    D) Tais documentos não devem ser compartilhados com a coordenação pedagógica e a comunidade, uma vez que são voltados exclusivamente para o uso do docente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...