Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para o terceiro ciclo do Ensino Fundamental, descrito pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, espera-se que o ensino de Geografia torne os alunos capazes de:
(__) Reconhecer que a sociedade e a natureza possuem princípios e leis criadas pelos homens e que o espaço geográfico é uma consequência da organização destas leis;
(__) Compreender a escala de importância no tempo e no espaço do local e do global e da multiplicidade de vivências com os lugares;
(__) Reconhecer no cotidiano os referenciais espaciais de localização, orientação e distância, de modo que se desloque com autonomia e represente os lugares onde vivem e se relacionam;
(__) Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitar o desperdício e perceber os cuidados para a preservação e conservação da natureza.
Considerando-se que (V) significa verdadeiro e (F) significa falso, a sequência correta das proposições acima é:

    A) V, F, V, V.

    B) V, V, F, V.

    C) F, F, V, V.

    D) F, V, V, V.

Ao longo do Ensino Fundamental, espera-se que o aluno construa um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionadas à Geografia. Dentre os objetivos gerais da desta disciplina, analise as sentenças abaixo:
I. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências apenas no espaço urbano;
II. Saber utilizar a linguagem jornalística para obter informações e representar a espacialidade dos fenômenos geográficos;
III. Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreenda o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
IV. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direito dos povos e indivíduos e elementos fortalecedores da democracia.
Estão corretos:

    A) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas os itens III e IV estão corretos.

A cartografia é uma linguagem que possibilita sintetizar informações, expressar conhecimentos, sempre envolvendo a produção do espaço. A forma mais usual de se trabalhar com a linguagem gráfica nas escolas é por meio de situações em que os alunos têm que copiar, colorir mapas, escrever nomes de rios, cidades, memorizar informações neles. Entretanto, esse tratamento não garante a construção do conhecimento necessário, pois é preciso:

    A) Que os alunos se prendam exclusivamente a aparelhos eletrônicos que são suficientes para construir a noção de espaço e proporção do território.

    B) Explorar o raciocínio crítico e lógico para que em situações de análises cartográficas o aluno consiga, espontaneamente, interpretar símbolos e signos.

    C) Ensinar os alunos a se localizarem por meio da natureza e dos recursos que ela oferece, com suporte de material cartográfico impresso, uma vez que aparelhos de projeção não são confiáveis.

    D) Partir da ideia de que a linguagem gráfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, usos de signos ordenados e técnicas de projeção.

Acerca do conceito de psicomotricidade, é correto afirmar:

    A) Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

    B) A psicomotricidade pode também ser definida como o campo indisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.

    C) Psicomotricidade, ainda não considerada uma ciência por conta de sua multicausalidade, é um campo que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

    D) Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências ainda não vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade.

A tendência pedagógica que, no que diz respeito à relação professor – aluno, afirma que o professor tem que ser confiável, receptivo e intervir o mínimo possível na aprendizagem do aluno, já que sua intervenção ameaça e inibe o aluno, recebe o nome de:

    A) Tendência Pedagógica Histórico-Crítica.

    B) Tendência Pedagógica Escola Nova Não-Diretiva.

    C) Tendência Pedagógica Escola Tecnicista.

    D) Tendência Pedagógica Tradicional.

Para a formação de leitores é necessário que se tenha uma concepção de linguagem em que a leitura é entendida como:

    A) Ato mecânico similar à fala.

    B) Decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita.

    C) Apenas uma forma de obter um conhecimento previamente escrito.

    D) Um ato dialógico entre os interlocutores.

Existem duas formas, não excludentes, de aplicar a recuperação no âmbito escolar, uma delas é a recuperação paralela, que é:

    A) Quando os próprios alunos se organizam em grupos de estudo e se auxiliam na compreensão dos conteúdos.

    B) Realizada no decorrer das aulas e consiste em orientações e atividades extras ministradas pelo professor.

    C) O contínuo acompanhamento de um tutor ou orientador a um aluno que precisa de mais atenção durante seu processo de aprendizagem.

    D) A típica recuperação de fim de bimestre ou semestre, quando o aluno não atinge a nota mínima exigida.

A avaliação do aluno, a ser realizada pelo professor e pela escola, é redimensionadora da ação pedagógica e deve assumir um caráter:

    A) Classificatório dos conhecimentos acumulados em sala de aula.

    B) Processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica.

    C) De mediação entre alunos e professores, estimulando a memorização dos conteúdos.

    D) De formação básica dos conhecimentos, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.

Paulo Freire ganhou vários prêmios, em todo o mundo, como reconhecimento da relevância de seus trabalhos na área da educação, sendo declarado Patrono da Educação Brasileira. Assinale a alternativa que não apresenta uma obra publicada pelo autor:

    A) Educação como prática da liberdade.

    B) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.

    C) Educação: do senso comum à consciência filosófica.

    D) Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.

Leia o trecho a seguir e responda: “É um distúrbio que dificulta a percepção e capacidade escrita dos indivíduos, levando os portadores a frequentemente cometerem diferentes erros ortográficos. De acordo com especialistas, o transtorno pode estar relacionado a problemas psicomotores, levando as pessoas a apresentarem dificuldade em formar palavras, reconhecer e diferenciar maiúsculas e minúsculas, espaçamento das palavras, entre outras.” O problema de aprendizagem descrito acima recebe o nome de:

    A) Disgrafia.

    B) Dislexia.

    C) Discalculia.

    D) Distemia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...